Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Saúde

Médicas cubanas iniciam atendimentos em Embu das Artes

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 14/11/2013

resized_350x277_IMG_2529_CAPA

Divulgação Dra. Maricel em atendimento domiciliar

Na manhã desta sexta-feira, 8/11, a médica cubana Maria Yermes, do “Programa Mais Médicos”, realizou seu primeiro atendimento na rede municipal de saúde. A médica possui 27 anos de experiência e durante sua estadia no país atenderá pacientes da Unidade Básica de Saúde (UBS) Eufrásio Pereira Costa, no Jardim Santa Luzia.

As primeiras pacientes a se consultar com a profissional foram Natalia Renata Felipe e Romilda da Costa, ambas moradoras do Jardim Sílvia. Romilda, 43 anos, comemorou a chegada das novas médicas e falou sobre suas expectativas: “Não temos médicos o suficiente, isso dificulta muito as coisas, influencia no tempo para conseguir uma consulta. Quando me avisaram sobre a chegada da Dra. Maria eu fiquei muito feliz e também honrada ao saber que seria uma das primeiras pacientes”.

Renata Felipe, 42 anos, também demonstrou sua aprovação em relação ao atendimento: “Foi ótimo, a médica se mostrou muito atenciosa me examinou, pediu exames e eu já estou saindo daqui com o retorno marcado”.

O primeiro contato médico e paciente também serviu para quebrar um tabu preestabelecido em torno da comunicação. Paula Barros, gerente da UBS Eufrásio, acompanhou as primeiras consultas e afirma: “Estou aqui para auxiliar a comunicação entre a médica e os pacientes, mas já percebi que isso não será preciso, a comunicação está fluindo muito bem e eles estão conseguindo se comunicar sem que haja intervenção”.

Maria Yermes lembrou, ainda, que antes de ir a campo os médicos selecionados para o Programa, tiveram aulas intensivas de português: “Em Cuba tivemos, durante 20 dias, aulas intensivas de português com professores brasileiros, e essas aulas também se estenderam durante a nossa estadia em Belo Horizonte. Meu contato com os pacientes está sendo tranquilo, afinal, tanto em Cuba quanto no Brasil as enfermidades são iguais, o principal é a comunicação entre o médico e o paciente e isso está ocorrendo muito bem”.

A médica irá cumprir o turno de 40 horas semanais na UBS Eufrásio e atenderá pacientes de todas as faixas etárias. Além dela outras cinco médicas iniciaram hoje, os atendimentos em diferentes UBSs da cidade.

Confira outros depoimentos:

“Apesar de ainda não entender muito bem o que elas falam, com o auxilio de uma enfermeira brasileira, a consulta correu bem. Gostei muito do atendimento das novas médicas. Elas nos olham no olho, e isso faz uma grande diferença.” – Talita Gonçalves Vieira, 23 anos, grávida de 9 meses, moradora do Jardim Santa Tereza, atendida pelas Dras. Maria Eulália Quesada Arminan e Maria Georgina Nicolais Hernadez, na UBS Santa Tereza.

“Não tive dificuldade com a língua, senti  as duas médicas muito atenciosas desde o  primeiro momento.” - Alice Freitas, 24 anos, grávida de 8 meses, atendida pelas Dras. Maria Eulália Quesada Arminan e Maria Georgina Nicolais Hernadez, na UBS Santa Tereza "

“Achei muito bom e muito interessante também. Fui surpreendida pelo ótimo atendimento. Sempre fui bem  recebida na UBS, foram nove meses juntos, mas aqui, foi uma surpresa!” - Diane Antunes Miranda, 31 anos, atendida em casa pela médica Maricel Mejias Herrera.

“Estou encantada com a maneira de se trabalhar aqui. Em Cuba nós também fazemos visitas aos moradores, mas lá é apenas um médico e um enfermeiro. Aqui, a equipe é completa: temos médicos, enfermeiros, técnicos e agentes de saúde. E eles conhecem muito o seu trabalho, estão de parabéns.” – Dra. Maricel Mejias Herrera, médica cubana, do “Programa Mais Médicos”.

"Fico muito satisfeita com a vinda delas, pois a minha expectativa é de haver menor tempo de espera pelo atendimento". - Joelma Melo, 29 anos, moradora do Parque Industrial, atendida pela Dra. Maria Isabel, na UBS Fátima.

"Só a boa vontade das médicas em vir nos ajudar já demonstra o perfil humano delas, que será fundamental para atender as pessoas." - João Vicente de Brito, 63 anos de idade, morador do Jd. Ísis Cristina, atendido pela Dra. Maria Isabel, na UBS Fátima.

"Muito bom saber que elas ficarão apenas no bairro, tendo mais tempo para se entrosar e conhecer os pacientes." - Toni Jeferson Cavalcanti, 29 anos de idade, morador do Pq. Pirajussara, atendido pela Dra. Maria Isabel, na UBS Fátima.

"O público nos acolheu com simpatia, a comunicação está fluindo e nos entendemos bem. Os pacientes se sentem tranquilos e ficam à vontade. Os brasileiros são muito parecidos com os cubanos, e percebi que as pessoas gostam da forma como desprendemos nossa atenção a elas." - Dra. Maria Isabel, médica cubana, do “Programa Mais Médicos”.

Carmita

Ao senhores Jose Ferreira e Gomes vc devem ser ricos e podem pagar convenio medico eu não posso mais falta de estrutura ou politicagem é que não é e se for politicagem temos que votar de qualquer jeito não é ? então vou votar em que pelo menos trabalha e mostra o que esta fazendo eu uso a rede publica de saude e vejo que falta são os medicos e nada mais pois o resto tem como : estrutura . equipamentos .ambulancias e ate remedios coisa que anos atraz nunca teve

Gomes

Programa politiqueiro e eleitoral.

José Ferreira

O problema da saúde no Brasil,não e do médico,e estrutural,o que falta e vontade ,competência,honestidade,coisa que político no Brasil não tem(raramente),só pensam e agem para serem eleitos(só pensam eleição).O médico cubano resolve parte da economia cubana(falida),e ajuda na campanha eleitoral do Sr Padilha para governador de SP.porem,aonde não tem esturra mínima de saúde até xama e bem-vindo. Lamentável.Acorda Brasil,não vote em pilantras.

Jorge Luis e FAMILIAS BRASILEIRAS

Presidenta Dilma é porreta mesmo falou que iria fazer e fez , e quem quiser reclamar vá reclamar na cama que é lugar quente , aos médicos cubanos ou não mas que vão fazer parte desse grande programa MAIS MÉDICOS sejam muito bem vindos e que DEUS os abençoe

17/08/2017

Clínica Médica oferece curso gratuito para gestante em Taboão da Serra

08/08/2017

Menos de 4% dos médicos denunciados aos conselhos perdem seus registros

O Conselho Federal de Medicina (CFM) foi criado em 1951, inicialmente com competência para fazer...

06/08/2017

Programa Fila Zero: Saúde de Embu das Artes no caminho certo

O Programa Fila Zero foi lançado em julho deste ano, por intermédio de um contrato assinado com...

31/07/2017

Dermatologista da Clínica São Bento dá dicas para manter a pele bonita

O inverno finalmente chegou para quem aprecia os dias de baixas temperaturas.  O que a maioria...

28/07/2017

Nova/sb faz campanha de combate às hepatites virais para Ministério da Saúde

Hoje, Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, o Ministério da Saúde começa a veicular...

26/07/2017

Unidades de saúde de Embu intensificam vacinas nesta semana

Até dia 28 de julho, seguindo determinação da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, as...

26/07/2017

Clínica São Bento e prefeitura de Embu fecham parceria para zerar filas de exame

 

Com o objetivo de diminuir o tempo de espera dos moradores para a realização de...

19/07/2017

Brasil terá fábrica de testes de zika e chikungunya

O laboratório alemão EUROIMMUN, líder mundial em diagnóstico autoimune e o único no Brasil a...

18/08/2017

Sexta-feira será fria e chuvosa em Taboão da Serra, Embu e Itapecerica

O tempo deve permanecer frio e chuvoso nesta sexta-feira, 18, em Taboão da Serra, Embu,...

18/08/2017

Itapecerica entrega Piscina Municipal, Academia de Musculação e Centro de Lutas

A Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura de Itapecerica da Serra entregou oficialmente à...

17/08/2017

Creche no Tereza foi roubada 8 vezes esse ano, até chuveiro foi roubado

Pela oitava vez consecutiva, somente esse ano, bandidos invadiram a creche municipal Maria...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.