Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Lazer, transporte e educação, são algumas das reclamações dos Itapecericanos

Por Ane Greice Passos | 12/11/2013

majortelesdentro

Google imagensA Rua Major Telles possui movimento intenso apenas no horário comercial.

Nos pontos de ônibus, em filas de hospitais ou no supermercado é possível ouvir desabafos de quem mora em Itapecerica da Serra. É comum os moradores falarem sobre a demora no transporte, a falta de opções de lazer em fins de semana ou até mesmo a dificuldade em encontrar cursos de especialização na cidade. Reclamações como essas não são prioridade de quem reside em bairros afastados, mas em todo município.


É o caso de Creza Machado, 48, que chega ao ponto de ônibus, do bairro Jardim São Marcos, antes do sol nascer, para começar a sua rotina diária. Ela demora cerca de três horas para chegar ao centro de São Paulo, local do seu trabalho.  “Saio de casa ás 5 horas da manhã para chegar ao meu destino às 8 horas, é muito cansativo”, disse a doméstica que destaca ainda. “Como incentivar que as pessoas deixem seus carros em casa se não dão condições de transporte público".


Quem também depende do transporte público para se locomover é o estudante de Arquitetura Gustavo Aguiar, 18. Ele comenta a dificuldade nos coletivos da cidade e região. “Eles estão sempre superlotados, demoro cerca de 2 horas para chegar à faculdade pela manhã”, disse.


O transporte de Itapecerica já foi pauta de outras matérias do Jornal na Net (veja aqui). Essa reclamação está presente no cotidiano dos moradores da cidade, mas não é só o problema do transporte que causa debates entre os Itapecericanos, o lazer e a educação são os assuntos mais comentados pelos jovens do município.


Com mais de 160 mil habitantes, Itapecerica da Serra está cada dia mais fortalecendo o status de cidade dormitório, pois a maioria da população trabalha, estuda e busca lazer fora. Vários moradores gostariam de mudar essa realidade, por gostar do município e preferir ficar perto de casa, mas acabam enfrentando dificuldades, esse é o caso de Érica Correia e Chris Christe.


A dentista Érica Correia, 25, optou por um consultório no centro de Itapecerica, devido à facilidade e qualidade de vida, ela afirmou que sempre busca fazer tudo na cidade, mas devido à falta de opção acaba indo para outros lugares. “Existe uma deficiência muito grande em cursos de especialização aqui, por isso eu acabo buscando em São Paulo”, destaca a dentista que vê a falta de lazer como outro problema grave. “Precisamos de investimento em projetos culturais. O único teatro da cidade está abandonado e sem infraestrutura”, disse.


Lazer e falta de cursos técnicos gratuitos, foram alguns dos questionamentos da empresária Chris Christe, 25, sócia da CG Assessoria e Arquitetura. A profissional de Marketing disse ao Jornal na Net que nos fins de semana acaba indo para municípios vizinhos, como Embu e Taboão, devido à falta de diversidade na cidade. “No fim de semana Itapecerica é morta, não tem barzinhos bacanas com música ao vivo e parquinhos para crianças, os moradores não tem com o que se divertirem”, disse.


Chris falou ainda sobre a necessidade de ensino profissionalizante para os jovens de baixa renda de Itapecerica. “Uma escola técnica seria uma ótima opção para adolescentes da região, dando para eles uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional”, falou em entrevista para o Jornal na Net.


romildarodriguesmacario

È simplismente uma vergonha dizer que o jardim jacira tem um terminal de onibus vamos acordar já que os politicos acreditan que estamos dormindo deixo em anexo as fotos do nosso maravilhoso terminal

DATENA

Antes de falarmos em Esporte, Lazer e cultura devemos saber: quanto da receita do município vai para essas secretarias. Mesma coisa a saúde! Para lazer, cultura e esporte é uma mixaria que não da para fazer nada, não tem investimentos, não tem incentivo paras esses assuntos tão importante em nossas vidas, saúde então nem se fala, uma pequena porcentagem que não da nem para comprar medicamentos básicos. Portanto devemos cobrar o prefeito e ate mesmo nossos ilustres vereadores, de aumentar investimentos para esses assuntos. A desculpa é NÃO TEMOS DINHEIRO! Ai eu digo, o que esta fazendo ai nesse cargo? O que já fez para aumentar a arrecadação do município? Quais são os projetos para aumentar a arrecadação? E não vem dar a desculpa que para isso terá que aumentar impostos, pois existem vários mecanismo para aumentar a arrecadação sem aumentar impostos, é só trabalhar com vontade e ter uma equipe boa.

morador

Acorda itap. da Serra já passou da hora de ter meios de divertimentos para os jovens nos fins de semana, cursos de aprimoramento para o mercado de trabalho, projetos e mais projetos tem mais cadê a iniciativa nos políticos???? para trazer algo para essa cidade blablablabla na câmara tem e os vereadores oque fizeram ate agora para contornar tudo isso ???????????????????

24/05/2017

Shows adiados do Embu Country Fest acontecem neste fim de semana

Na sexta-feira, dia 26, acontecem os shows de MC Kevinho, Ricardo Ozcar e do embaixador do...

15/05/2017

Embu Country Fest começa na quarta-feira com diversidade musical

Organizado pela A Luz Eventos, o Embu Country Fest, festival sertanejo que acontece em Embu das...

10/05/2017

Taboão da Serra recebe Circuito Sesc de Artes no sábado, 13

Uma parceria entre a Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Taboão da Serra e o Sesc...

08/05/2017

Bombeiros de Itapecerica resgatam cadela que caiu em um buraco em Juquitiba

Integrantes do corpo de bombeiro de Itapecerica da Serra fizeram um resgate inusitado e perigoso...

08/05/2017

Vândalos voltam a agir e ateiam fogo no Galpão de Coleta Seletiva em Itapecerica

Vândalos voltaram a agir durante a madrugada desta segunda-feira (08). Moradores da Avenida dos...

05/05/2017

Câmara de Taboão da Serra abrirá concurso público para 25 vagas

A Câmara Municipal de Taboão da Serra abriu o concurso público para o preenchimento de 25 vagas,...

04/05/2017

Vereador apresentará palestra sobre mercado de trabalho em Embu

Desde 2014 o Brasil passa por uma crise econômica muito densa, e assim as empresas buscam...

01/05/2017

Corrida do Trabalhador agita periferia de Taboão e têm novos campeões

A 12ª edição da “Corrida do Trabalhador” realizada nesta segunda-feira (1) agitou mais uma vez...

01/05/2017

Aluna taboanense escreve sobre palestra da editora do Jornal na Net

Quando fiquei sabendo que viria uma jornalista para a nossa escola em convite da minha...

26/05/2017

Avó de menino que morreu ao cair do 19º andar é acusada de abandono de incapaz

O cidade de Taboão está em choque com a tragédia que vitimou uma criança de 4 anos que morreu...

26/05/2017

Escolas de Embu, Itapecerica e Taboão abrem vagas para programa de reforço

Programa de reforço abre inscrições para vagas em escolas estaduais das regiões de Embu,...

26/05/2017

Problemas de coluna na infância conheça as causas e os tratamentos

É cada vez mais frequente crianças apresentarem reclamações sobre incômodos e dores nas costas,...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.