Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Prefeito diz que redução do IPTU em Taboão só será feita em 2015

Por Sandra Pereira | 10/11/2013

ff450

Arquivo do Jornal na NetFF diz que lei eleitoral barra descontos de tributos em ano de eleição

Eixo central do plano de governo do prefeito de Taboão da Serra, Fernando Fernandes, a redução do Imposto Predial Territorial e Urbano (IPTU) não será feita em 2014, como previsto inicialmente.  De acordo com o prefeito a lei eleitoral impede a concessão de descontos em qualquer tipo de tributo em ano de eleição. A proposta de Fernando Fernandes é manter os atuais percentuais e critérios de desconto no valor do IPTU em Taboão. Mas, ele garante que em 2015 o imposto será reduzido por meio da adoção de novas alíquotas para a cobrança. O prefeito disse já ter comunicado o fato aos vereadores. 

“A lei eleitoral não permite que no ano que vem a gente faça nenhuma redução de imposto  porque é um ano de eleição. Então eu não posso fazer nada esse ano para que vigore no ano eleitoral. Nós decidimos que vamos manter o IPTU e manter os descontos atuais. Estamos preparando uma lei para que o desconto aconteça a partir de 2015, já que ai não estaremos infringindo a lei eleitoral”, afirma o prefeito.   

O prefeito disse que a informação sobre a ilegalidade na concessão do desconto em ano eleitoral foi informada pela Conam, empresa que administra o sistema de cadastro e cobrança de tributos na cidade. Relatou que chegou a fazer consulta ao Tribunal de Contas que também confirmou a impossibilidade de conceder o desconto no IPTU em ano eleitoral. 

“Vamos explicar à população de Taboão da Serra o que houve em todos os carnês de IPTU. Nós fomos pegos de surpresa, não entendíamos que não poderíamos fazer a mudança do valor do IPTU esse ano como a gente pretendia”, apontou o prefeito. 

Ele lembrou que a lei obriga o repasse da inflação aos contribuintes, graças a isso os moradores vão receber os carnês com aumento que corresponde ao acúmulo da inflação em 2012.

O prefeito relatou que o levantamento feito pelas imobiliárias de Taboão da Serra apontou aumento do valor venal dos imóveis em todas as regiões da cidade. Por conta disso será preciso adotar o critério de redução da alícota de cobrança para conseguir baixar o valor do IPTU na cidade.  

“Em todos os lugares da cidade houve  aumento do valor venal.  Se nós fossemos avaliar a possibilidade de diminuir o IPTU em cima do valor venal nós não conseguiríamos. A única possibilidade que nós temos é mudança de alíquotas do IPTU, ai através da mudanças de alíquotas  a gente conseguirá diminuir o valor do IPTU pra fazer justiça social”, finaliza.

antceto verissimo da silva

como pego iptu 2015

maria da conceição

Sto. verdadeiro Sto. e inocente!!!! estou comovida, essa foi apenas uma daquelas prometida e nao cumprida, eleitores lembram das demais ou ja esqueceram???

sebastiao pereira da silva

quem dera fosse ano eleitoral para escolher prefeito. Mas não é. Desculpa esfarrapada. Se fosse para favorecer algum correligionário ou baba-ovo eles desconsiderariam a lei. Votemos nulo para todos os cargos eletivos. chega de fazer papel de otário. danem-se os políticos.

sebastiao pereira da silva

quem dera fosse ano eleitoral para escolher prefeito. Mas não é. Desculpa esfarrapada. Se fosse para favorecer algum correligionário ou baba-ovo eles desconsiderariam a lei. Votemos nulo para todos os cargos eletivos. chega de fazer papel de otário. danem-se os políticos.

NEA GOMES DA SILVA

DR.FERNANDO EU GOSTARIA QUE O SR.FICASSE EM MINHA CASA QUANDO ESTIVESSE AQUELA CHUVA, EU NÃO DEIXARIA O SR. SE AFOGAR PORQUE O COLOCARIA EMCIMA DA PIA,É O LUGAR MAIS SEGURO QUE NÃO VAI AGUA,PORQUE O RESTO TUDO ENTRA AGUA POR CONTA DESTE RETORNO QUE DESCE TODAS ÁGUAS DAS FIRMAS E VEM DIRETO PRA DENTRO DE CASA, PORQUE NÃO SAIO DAQUI? SOU MERENDEIRA DE ESCOLA MUNICIPAL E GANHO MUITO MENOS QUE ESTA TURMA DE LIVRE NOMEADOS QUE FOI COLOCADO NA PREFEITURA, EM ALGUMAS REPARTIÇÕES TEM TANTA GENTE PRA NÃO FAZER NADA,NÃO FOI SÓ ELES QUE VOTARAM NO SR., MUITOS DELES NEM VOTARAM, FUNCIONÁRIO EFETIVO TAMBÉM É GENTE E TRABALHA MUITO, COM CERTEZA POR AMOR AO QUE FAZ, NÃO PELO SALÁRIO,CADÊ SUA PROMESSA DE CAMPANHA? OU VAI FAZER IGUAL O OUTRO QUE FALOU QUE NÃO TEM NADA GRAVADO DE PROMESSA DE AUMENTO DE SALÁRIO,FAZEMOS UM BOM SERVIÇO PORQUE AMAMOS O QUE FAZEMOS, MAIS AMOR E DEDICAÇÃO NÃO ESTÃO ACEITANDO NOS BANCOS, MERCADOS, E NEM PRA PAGAR IMPOSTO NA PREFEITURA,ESPERO QUE O SR. DEITE SUA CABEÇA NO SEU CONFORTÁVEL TRAVESSEIRO E COMO DIZEM QUE O SR. É EVANGÉLICO PEÇA PERDÃO A DEUS PELAS FALSAS PROMESSAS.

Francisco Regis Delmondes.

sem comentários mais uma vez fomos enganados por politico que não honra á sua palavra só agora descobriu que á lei não permite desconto.

ADELAIDE

Eu morava em Itapecerica da Serra e agora sou nova moradora e eleitora desta cidade voto sempre na deputada Analice Fernandes a pedido do melhor prefeito que Itapecerica da Serra já teve o JORGE COSTA e por sua indicação votei no dr Fernando Fernandes e gostei da sua proposta de rever as alíquotas do IPTU e agora estou arrependida e quando tiver uma nova oportunidade de encontrar com JORGE COSTA vou dizer-lhe que eu fui enganada e que ele nunca mais indique a ninguém o dr. FERNANDO FERNANDES .

Ricardos Ramos

SÓ GOSTARIA PREFEITO QUE VOCÊ E OS VEREADORES PASSASSE UM FINAL DE SEMANA AQUI NA AVENIDA ANTONIO OLIVEIRA SALAZAR JARDIM SÃO SALVADOR O BARULHO E ENORME MEUS PAIS SÃO IDOSOS ELES TEM QUASE 90 ANOS A MINHA ESPOSA E EU ACORDAMOS CEDO PARA TRABALHAR MEUS FILHOS TAMBÉM ACORDAM CEDO E NINGUÉM FAZ NADA VENHA TIRE UM DIA ENTRE SEXTA SÁBADO DOMINGO, VEJA SE E JUSTO.

alberto cardoso

Uma correçao: Na reportagem e mencionada a palavra alicota diversas vezes. O correto e aliquota. No restante tudo normal, promessas que foram feitas em epoca de campanha, e que nao serao honradas. O tempo passa e a mediocridade continua, lamentavel como uma cidade como Taboao da Serra continua sendo administrada tanto no legislativo, como no executivo com açoes que pouco atendem a populaçao de nossa cidade. E o que foi feito ate a presente data? Muita promoçao pessoal, e poucas realizaçoes que efetivamente melhoraram em qualidade a nossa cidade. Ainda temos tempo, vamos aguardar.

27/04/2017

Justiça concede liminar para tentar barrar greve geral em ônibus e metrô

Numa tentativa clara de barrar a greve geral contra as reformas da Previdência e Trabalhista,...

27/04/2017

Câmara aprova proposta de reforma trabalhista; texto segue para o Senado

Após quase 14 horas de sessão, a Câmara dos Deputados concluiu, na madrugada desta quinta-feira...

26/04/2017

Vereadora Priscila Sampaio fará pedágio contra o jogo Baleia Azul em Taboão

Preocupada com a disseminação do trágico jogo virtual baleia azul, que já levou vários...

26/04/2017

Vereadores de Taboão aprovam regulamentação do uso da sede da Câmara Municipal

Os vereadores de Taboão da Serra aprovaram por unanimidade na sessão desta terça-feira, 25,...

26/04/2017

Senado aprova em 1º turno fim do foro privilegiado de políticos e autoridades

Senado aprovou nesta quarta-feira (26), em primeiro turno, a proposta de emenda à Constituição...

26/04/2017

Temer decide cortar ponto de servidores que entrarem em greve

O presidente Michel Temer decidiu que cortará o salário dos servidores que participarem da greve...

25/04/2017

Bom Prato de Taboão começa a funcionar nesta quarta (26) com almoço a R$ 1,00

O prefeito de Taboão da Serra, Fernandes Fernandes Filho, anunciou no começo da noite desta...

22/04/2017

Taboãoprev presta contas de 2016 em audiência da Comissão de Finanças da Câmara

A Autarquia Previdenciária do Município de Taboão da Serra (Taboãoprev) realizou prestação de...

28/04/2017

Manifestantes fecham Régis param a região por causa da greve geral

A greve geral deflagrada em protesto contra as reformas da previdência e trabalhista...

28/04/2017

Ônibus intermunicipais param em adesão a greve geral contra as reformas de Temer

Os moradores de Taboão da Serra, Embu das Artes e Itapecerica da Serra que utilizam o transporte...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.