Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Meio Ambiente

Embu realiza encontro de Sensibilização sobre a Área de Proteção Ambiental da cidade

Por Sandra Pereira e Karen Santiago | 26/05/2010

meio_ambiente_embu.jpg

APA Embu verde é discutida durante evento neste sábado

Preservação do Meio Ambiente. Esse foi o tema principal para a realização do 1° Encontro de Sensibilização e Informação sobre a APA Embu Verde, na manhã deste sábado, 22 no Parque do Rizzo em Embu das Artes.
 
Muitas pessoas enfrentaram o frio desta manhã e compareceram ao evento, lotando o auditório que por algumas horas permaneceu sem ao menos lugar para sentar.
 
O intuito do encontro foi informar através de palestras o que é, onde fica, o que significa, para que serve, qual a importância e quem cuida da APA Embu Verde, além de sensibilizar as pessoas a cuidar do meio ambiente e mostrar através de fotos quais são os animais que estão em extinção, mas que existem na cidade de Embu e que precisam ser preservados.
 
Foram convidados a fazerem parte da mesa João Ramos (Secretário de Meio Ambiente), Rosimere Mendes (Secretária de Educação), Leandro Dolenque (Presidente da Sociedade Ecológica dos Amigos de Embu), Wilson Nobre (Vice-presidente do Conselho Gestor da APA), Marta Junqueira (Acorde) e Silvino Bonfim (Presidente da Câmara da cidade).
 
Para a Secretária de Educação Rosimere Mendes é preciso compreender e garantir a preservação do meio ambiente. “O cuidado com a natureza é possível se todos estiverem disponíveis para o dialogo, todos devem tentar manter disposição e compromisso com a preservação do meio ambiente com muita responsabilidade”, ressaltou.
 
João Ramos, Secretário de Meio Ambiente afirmou que o governo do prefeito Chico Brito tem permitido organizar o trabalho para preservação da natureza. “Não tem outro caminho como a união e a participação de um governo como o todo”.
 
Ramos ainda lembrou dos animais em extinção. “É triste pensarmos que por descuido da comunidade isso acontece. Por isso afirmou a APA é um pedacinho do Embu, mas é de todos nós, nós seres humanos devemos procurar alternativas de minimizar esses problemas, pois podemos começar melhorando o cantinho onde vivemos, estudamos, trabalhamos, melhorando esse lugar podemos ajudar a melhor o restante, pois daremos o exemplo”, afirmou.
 
O encontro contou com palestras sobre Educação para Sustentabilidade (ministrada por Maria Isabel – Pesquisadora do TEIA da USP), Plano de Manejo na APA Embu verde (Liviam Cordeiro – Engenheira Florestal), Participação Cidadã (César Pegoraro – Biólogo e Educador Ambiental), Mata Atlântica (Mário Mantovani – S.O.S Mata Atlântica) e Água, Florestas e Vida (Paulo Nobre – Pesquisador do INPE).
 
No final das palestras a Pedagoga e Especialista em Educação Musical, Silvana Pontes desenvolveu com os participantes uma roda de ciranda para socializar todos os munícipes.
 
Conheça um pouco mais sobre o APA Embu Verde:
 
O APA Embu Verde é uma área de proteção ambiental que foi criada pela Lei Complementar n° 108/2008 é um patrimônio de Embu. Ela auxilia no crescimento saudável da cidade e garante a qualidade de vida para os moradores. É uma área de uso sustentável, por este motivo deve haver equilíbrio nas atividades: desenvolvimento econômico com conservação ambiental.
 
A APA está localizada no extremo oeste do município, na área da Bacia do Rio Cotia, sendo uma região que reúne mananciais de grande importância para a região Metropolitana de São Paulo, abrange 15,7 km² de extensão entre os bairros de Itatuba, Capuava e Jardim Tomé.
Na APA você pode encontrar inúmeras nascentes, porções da Mata Atlântica e grande variedade de animais e aves que em sua maioria são considerados de sério risco de extinção.
 
A proteção e preservação da APA Embu Verde ajuda a regular o clima, purificar o ar, equilibrar o uso e a ocupação do solo, desta forma tem restrições a atividades poluidoras com loteamentos adequados, construção de moradias sociais, saneamento, respeito a paisagem e área de lazer.
 
O Conselho Gestor é formado por 11 representantes do poder público e 11 da Sociedade Civil com mandato de 2 anos. Algumas de suas funções são: auxiliar na fiscalização, aprovar planos, programas e projetos para área, entre outros.
 
Você também pode abraçar um Embu + Verde evitando queimadas, não jogando lixo em locais inadequados, plantando árvores, protegendo animais e plantas e denunciando crimes ambientais junto a Guarda Civil e Secretária do Meio Ambiente.

15/09/2017

Projeto Horta em Pet realiza novas oficinas em Embu das Artes

A Sociedade Ecológica Amigos de Embu – SEAE, em parceria com a prefeitura municipal de Embu das...

14/09/2017

Prefeitura de Taboão da Serra realiza limpeza de córregos

Um forte trabalho de limpeza e desassoreamento dos córregos de Taboão da Serra vem sendo...

18/08/2017

Sexta-feira será fria e chuvosa em Taboão da Serra, Embu e Itapecerica

O tempo deve permanecer frio e chuvoso nesta sexta-feira, 18, em Taboão da Serra, Embu,...

15/08/2017

Onça encontrada em empresa em SP vai voltar para a natureza até sexta-feira

10/08/2017

teste

teste

06/08/2017

Prefeitura de Taboão da Serra realiza limpeza nos córregos da cidade

A Prefeitura de Taboão da Serra, por meio da Secretaria de Manutenção, está realizando o...

06/08/2017

Em Embu das Artes, Jardim Nova República e São Marcos recebem oficina de horta

No município de Embu das Artes, situado na região oeste da Grande São Paulo, um projeto...

02/08/2017

Humanidade aumenta degradação do planeta Terra, dizem ambientalistas

O ser humano está exaurindo os recursos naturais do planeta Terra em uma velocidade superior ao...

22/09/2017

Alunos de Panificação da Escola de Gastronomia encerram curso com chave de ouro

Cinco deliciosas receitas foram apresentadas à banca avaliadora pelos alunos que finalizaram o...

22/09/2017

Polícia prende seis pessoas suspeitas de integrarem quadrilha de roubo de cargas

A Polícia Civil conseguiu efetuar a prisão de seis pessoas na noite desta quarta-feira (20), em...

22/09/2017

Criação do Plano Municipal de Mobilidade Urbana avança em Taboão

A Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana de Taboão da Serra realizou na quinta-feira, 14...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.