Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Meio Ambiente

Embu realiza encontro de Sensibilização sobre a Área de Proteção Ambiental da cidade

Por | 26/05/2010

meio_ambiente_embu.jpg

APA Embu verde é discutida durante evento neste sábado

Preservação do Meio Ambiente. Esse foi o tema principal para a realização do 1° Encontro de Sensibilização e Informação sobre a APA Embu Verde, na manhã deste sábado, 22 no Parque do Rizzo em Embu das Artes.
 
Muitas pessoas enfrentaram o frio desta manhã e compareceram ao evento, lotando o auditório que por algumas horas permaneceu sem ao menos lugar para sentar.
 
O intuito do encontro foi informar através de palestras o que é, onde fica, o que significa, para que serve, qual a importância e quem cuida da APA Embu Verde, além de sensibilizar as pessoas a cuidar do meio ambiente e mostrar através de fotos quais são os animais que estão em extinção, mas que existem na cidade de Embu e que precisam ser preservados.
 
Foram convidados a fazerem parte da mesa João Ramos (Secretário de Meio Ambiente), Rosimere Mendes (Secretária de Educação), Leandro Dolenque (Presidente da Sociedade Ecológica dos Amigos de Embu), Wilson Nobre (Vice-presidente do Conselho Gestor da APA), Marta Junqueira (Acorde) e Silvino Bonfim (Presidente da Câmara da cidade).
 
Para a Secretária de Educação Rosimere Mendes é preciso compreender e garantir a preservação do meio ambiente. “O cuidado com a natureza é possível se todos estiverem disponíveis para o dialogo, todos devem tentar manter disposição e compromisso com a preservação do meio ambiente com muita responsabilidade”, ressaltou.
 
João Ramos, Secretário de Meio Ambiente afirmou que o governo do prefeito Chico Brito tem permitido organizar o trabalho para preservação da natureza. “Não tem outro caminho como a união e a participação de um governo como o todo”.
 
Ramos ainda lembrou dos animais em extinção. “É triste pensarmos que por descuido da comunidade isso acontece. Por isso afirmou a APA é um pedacinho do Embu, mas é de todos nós, nós seres humanos devemos procurar alternativas de minimizar esses problemas, pois podemos começar melhorando o cantinho onde vivemos, estudamos, trabalhamos, melhorando esse lugar podemos ajudar a melhor o restante, pois daremos o exemplo”, afirmou.
 
O encontro contou com palestras sobre Educação para Sustentabilidade (ministrada por Maria Isabel – Pesquisadora do TEIA da USP), Plano de Manejo na APA Embu verde (Liviam Cordeiro – Engenheira Florestal), Participação Cidadã (César Pegoraro – Biólogo e Educador Ambiental), Mata Atlântica (Mário Mantovani – S.O.S Mata Atlântica) e Água, Florestas e Vida (Paulo Nobre – Pesquisador do INPE).
 
No final das palestras a Pedagoga e Especialista em Educação Musical, Silvana Pontes desenvolveu com os participantes uma roda de ciranda para socializar todos os munícipes.
 
Conheça um pouco mais sobre o APA Embu Verde:
 
O APA Embu Verde é uma área de proteção ambiental que foi criada pela Lei Complementar n° 108/2008 é um patrimônio de Embu. Ela auxilia no crescimento saudável da cidade e garante a qualidade de vida para os moradores. É uma área de uso sustentável, por este motivo deve haver equilíbrio nas atividades: desenvolvimento econômico com conservação ambiental.
 
A APA está localizada no extremo oeste do município, na área da Bacia do Rio Cotia, sendo uma região que reúne mananciais de grande importância para a região Metropolitana de São Paulo, abrange 15,7 km² de extensão entre os bairros de Itatuba, Capuava e Jardim Tomé.
Na APA você pode encontrar inúmeras nascentes, porções da Mata Atlântica e grande variedade de animais e aves que em sua maioria são considerados de sério risco de extinção.
 
A proteção e preservação da APA Embu Verde ajuda a regular o clima, purificar o ar, equilibrar o uso e a ocupação do solo, desta forma tem restrições a atividades poluidoras com loteamentos adequados, construção de moradias sociais, saneamento, respeito a paisagem e área de lazer.
 
O Conselho Gestor é formado por 11 representantes do poder público e 11 da Sociedade Civil com mandato de 2 anos. Algumas de suas funções são: auxiliar na fiscalização, aprovar planos, programas e projetos para área, entre outros.
 
Você também pode abraçar um Embu + Verde evitando queimadas, não jogando lixo em locais inadequados, plantando árvores, protegendo animais e plantas e denunciando crimes ambientais junto a Guarda Civil e Secretária do Meio Ambiente.

24/09/2018

Chegada da primavera é marcada por aumento de temperatura no país

A primavera deste ano, que teve início às 22h54 de sábado, dia 22, será marcada por aumento de...

27/08/2018

Moradora de Itapecerica flagra onça em mata dentro de chácara

Uma moradora de Itapecerica da Serra enviou ao Jornal Na Net, na tarde desta segunda-feira, dia...

21/08/2018

Moradores do Jd. Adélia denunciam descarte de lixo em área de preservação

Moradores do Jardim Adélia, em Itapecerica da Serra, enfrentam sérios problemas em relação ao...

12/08/2018

Semana terá mínima de 11ºC e máxima de 25ºC em Taboão, Embu e Itapecerica

A semana deve manter a tendência dos últimos dias e registrar baixa temperatura em Taboão, Embu...

29/07/2018

Incêndio atinge mata do Parque Laguna em Taboão da Serra

Um incêndio de média proporção atinge na noite no domingo, 29, a mata localizada no Parque...

25/07/2018

Seis pessoas são detidas acusadas de crime ambiental em Embu das Artes

Seis pessoas foram detidas acusadas de cometer Crime ambiental na última quinta-feira 12, na Rua...

07/07/2018

Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável serão trabalhados em evento no Embu

No próximo domingo, 08, acontece a terceira etapa do evento Domingo Ecológico do parque Espaço...

27/06/2018

Itapecerica terá audiência pública sobre expansão de pedreira nesta quinta 28

Movimento ambiental Preservar de Itapecerica da Serra convida toda a população para participar...

23/06/2018

Água será tema de domingo ecológico em parque de diversões

Celebrar o meio ambiente, promover educação ambiental, colaborar para que haja maior convívio...

05/06/2018

Dia Mundial do Meio Ambiente: Óleo de cozinha usado é transformado em sabão

A alternativa sustentável de transformar óleo comestível residual em sabão ecológico é uma das...

16/10/2018

Governo mantém início do horário de verão em 4 de novembro

O Planalto volta atrás em decisão de adiar mudança nos relógios para 18 de novembro por causa do...

16/10/2018

Régis Bittencourt divulga balanço da Operação do feriado de 12 de outubro

O Centro de Controle Operacional da Arteris Régis Bittencourt, concessionária responsável pela...

16/10/2018

Faculdade Anhanguera de Taboão protagoniza episódio de racismo

A unidade da faculdade Anhanguera em Taboão da Serra foi protagonista de um lamentável episódio...

ingle

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.