Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Meio Ambiente

Embu realiza encontro de Sensibilização sobre a Área de Proteção Ambiental da cidade

Por | 26/05/2010

meio_ambiente_embu.jpg

APA Embu verde é discutida durante evento neste sábado

Preservação do Meio Ambiente. Esse foi o tema principal para a realização do 1° Encontro de Sensibilização e Informação sobre a APA Embu Verde, na manhã deste sábado, 22 no Parque do Rizzo em Embu das Artes.
 
Muitas pessoas enfrentaram o frio desta manhã e compareceram ao evento, lotando o auditório que por algumas horas permaneceu sem ao menos lugar para sentar.
 
O intuito do encontro foi informar através de palestras o que é, onde fica, o que significa, para que serve, qual a importância e quem cuida da APA Embu Verde, além de sensibilizar as pessoas a cuidar do meio ambiente e mostrar através de fotos quais são os animais que estão em extinção, mas que existem na cidade de Embu e que precisam ser preservados.
 
Foram convidados a fazerem parte da mesa João Ramos (Secretário de Meio Ambiente), Rosimere Mendes (Secretária de Educação), Leandro Dolenque (Presidente da Sociedade Ecológica dos Amigos de Embu), Wilson Nobre (Vice-presidente do Conselho Gestor da APA), Marta Junqueira (Acorde) e Silvino Bonfim (Presidente da Câmara da cidade).
 
Para a Secretária de Educação Rosimere Mendes é preciso compreender e garantir a preservação do meio ambiente. “O cuidado com a natureza é possível se todos estiverem disponíveis para o dialogo, todos devem tentar manter disposição e compromisso com a preservação do meio ambiente com muita responsabilidade”, ressaltou.
 
João Ramos, Secretário de Meio Ambiente afirmou que o governo do prefeito Chico Brito tem permitido organizar o trabalho para preservação da natureza. “Não tem outro caminho como a união e a participação de um governo como o todo”.
 
Ramos ainda lembrou dos animais em extinção. “É triste pensarmos que por descuido da comunidade isso acontece. Por isso afirmou a APA é um pedacinho do Embu, mas é de todos nós, nós seres humanos devemos procurar alternativas de minimizar esses problemas, pois podemos começar melhorando o cantinho onde vivemos, estudamos, trabalhamos, melhorando esse lugar podemos ajudar a melhor o restante, pois daremos o exemplo”, afirmou.
 
O encontro contou com palestras sobre Educação para Sustentabilidade (ministrada por Maria Isabel – Pesquisadora do TEIA da USP), Plano de Manejo na APA Embu verde (Liviam Cordeiro – Engenheira Florestal), Participação Cidadã (César Pegoraro – Biólogo e Educador Ambiental), Mata Atlântica (Mário Mantovani – S.O.S Mata Atlântica) e Água, Florestas e Vida (Paulo Nobre – Pesquisador do INPE).
 
No final das palestras a Pedagoga e Especialista em Educação Musical, Silvana Pontes desenvolveu com os participantes uma roda de ciranda para socializar todos os munícipes.
 
Conheça um pouco mais sobre o APA Embu Verde:
 
O APA Embu Verde é uma área de proteção ambiental que foi criada pela Lei Complementar n° 108/2008 é um patrimônio de Embu. Ela auxilia no crescimento saudável da cidade e garante a qualidade de vida para os moradores. É uma área de uso sustentável, por este motivo deve haver equilíbrio nas atividades: desenvolvimento econômico com conservação ambiental.
 
A APA está localizada no extremo oeste do município, na área da Bacia do Rio Cotia, sendo uma região que reúne mananciais de grande importância para a região Metropolitana de São Paulo, abrange 15,7 km² de extensão entre os bairros de Itatuba, Capuava e Jardim Tomé.
Na APA você pode encontrar inúmeras nascentes, porções da Mata Atlântica e grande variedade de animais e aves que em sua maioria são considerados de sério risco de extinção.
 
A proteção e preservação da APA Embu Verde ajuda a regular o clima, purificar o ar, equilibrar o uso e a ocupação do solo, desta forma tem restrições a atividades poluidoras com loteamentos adequados, construção de moradias sociais, saneamento, respeito a paisagem e área de lazer.
 
O Conselho Gestor é formado por 11 representantes do poder público e 11 da Sociedade Civil com mandato de 2 anos. Algumas de suas funções são: auxiliar na fiscalização, aprovar planos, programas e projetos para área, entre outros.
 
Você também pode abraçar um Embu + Verde evitando queimadas, não jogando lixo em locais inadequados, plantando árvores, protegendo animais e plantas e denunciando crimes ambientais junto a Guarda Civil e Secretária do Meio Ambiente.

20/11/2017

Abertas as inscrições para o curso “Saneamento Ecológico” em Embu

No próximo sábado, 25, a Sociedade Ecológica Amigos de Embu (SEAE) abre as portas para receber o...

17/11/2017

Animais ameaçados por extinção são avistados em Embu das Artes

Um grupo de cerca de 50 pessoas da região de Embu das Artes, município da Grande São Paulo, se...

17/11/2017

Riscos de desastres naturais em SP serão alertados via SMS

A Defesa Civil de São Paulo acaba de adotar uma ação inovadora: a partir do dia 16 de novembro...

06/11/2017

Coleta Seletiva é intensificada em Itapecerica da Serra

Dar uma destinação ao lixo produzido no dia a dia é um dos grandes desafios dos municípios na...

02/11/2017

Mais de 30 pássaros exóticos são achados em porta-malas na Régis em Itapecerica

Mais de 30 pássaros exóticos foram encontrados durante uma fiscalização da Polícia Rodoviária...

26/10/2017

Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano de Taboão abre processo eleitoral

Na última sexta-feira, 20 de outubro, a Prefeitura de Taboão da Serra abriu o processo eleitoral...

23/10/2017

Poluição do ar acidifica oceanos e ameaça vida marinha, diz estudo

Toda a vida marinha será afetada por causa das emissões de gás carbônico, que vêm elevando a...

19/10/2017

1ª Caminhada na APA Embu Verde acontece neste sábado

No próximo sábado (21), Embu das Artes terá a Mata Atlântica como protagonista do primeiro...

09/10/2017

Chuva alaga BR em Taboão, provoca enchente no Record e inunda região da ABA

A tempestade que caiu no final da manhã deste domingo, 8, em Taboão da Serra provocou enchente e...

05/10/2017

Moradores se revoltam com corte de árvores em Embu das Artes

Moradores do centro de Embu das Artes foram surpreendidos nesta semana por uma medida radical da...

22/11/2017

Taboão terá caminhada contra violência à mulher neste sábado, 25

A caminhada contra a violência à mulher vai fazer o próximo sábado, 25 de novembro, entrar na...

22/11/2017

Jovem de Embu desaparecido na praia da Jureia, em Iguape, é achado em rio

O corpo do jovem turista morador de Embu das Artes, Alex Holanda, de 21 anos, que havia...

22/11/2017

Laércio Lopes traz para Taboão no domingo evento em prol do Mechas de Amor

No próximo domingo, 26 de novembro, Taboão da Serra recebe a terceira edição da Passarela do Bem...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.