Educadores da rede municipal participam de palestras sobre prevenção de DST

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 5/11/2013

No último dia 29 de outubro aconteceu o segundo treinamento do Programa Saúde na Escola aos professores e coordenadores pedagógicos da rede estadual e municipal de ensino de Itapecerica da Serra, com participação de mais de sessenta profissionais da educação.

Desta vez, a oficina foi sobre “Prevenção de DST-AIDS” e “Direitos Sexual e Reprodutivo”, com palestras ministradas pela Dra. Claudia Maria Chagas de Souza, médica pediatra, especializada em medicina do adolescente; e pelo Dr. João Salemi Neto, médico ginecologista, responsável pelo Centro de Testagem e Aconselhamento - CTA de Itapecerica da Serra.

O objetivo da oficina é capacitar os educadores sobre como abordar temas como “sexualidade”, “doenças sexualmente transmissíveis” e “saúde reprodutiva” com crianças e adolescentes, ampliando a discussão do assunto na comunidade escolar.

Os palestrantes ressaltaram que, de acordo com levantamentos do Ministério da Saúde, a cada ano, quatro milhões de adolescentes e jovens, no Brasil, se tornam sexualmente ativos. Além disso, de cada quatro adolescentes com vida sexual ativa, um está contaminado com HPV, doença sexualmente transmissível que pode evoluir para câncer. Nesse sentido, o acesso à informação e aos serviços públicos de saúde são fundamentais para proteger e garantir uma vida saudável aos jovens e adolescentes.

Lembraram ainda que, em contraponto aos apelos sensuais que fazem com que o indivíduo inicie a vida sexual cada vez mais cedo, é importante que os educadores abordem temas que valorizem a auto estima e a afetividade, além dos esclarecimentos sobre riscos de doenças e de gravidez precoce.

Comentários