Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Transporte e Trânsito

Moradores do Jardim Sampaio reclamam da falta de transporte público

Por Ane Greice Passos | 3/11/2013

fotodentrosampaio

Ane Greice PassosMoradores do Jardim Sampaio no ponto de ônibus

Uma hora e dez minutos, esse é o intervalo entre ônibus no bairro Jardim Sampaio em Itapecerica da Serra, o descontentamento e sentimento de abandono são algumas das reclamações mais presentes de quem mora neste local.  Além dos ônibus o transporte alternativo, ‘lotações’, que fazem viagens do bairro para o centro, também são escassas.

Dentro dos ônibus a insatisfação é geral, passageiros protestam tanto na ida ao trabalho, como na volta. “Isso é uma falta de respeito”, “precisamos que alguém faça algo por nosso bairro”, “mais de uma hora aguardando uma condução para vir desse jeito?”, esses são alguns dos protestos que o Jornal na Net, escutou em viagens no ônibus 340, que faz a linha São Marcos/Capão Redondo.

Moradora do bairro, Priscila Nonato, 43, fala sobre sua luta diária para chegar ao trabalho, na região de Santo Amaro, São Paulo. “Muitas vezes tenho que subir a pé até o centro para pegar um ônibus, se não fizer isso chego atrasada no serviço e nenhum chefe quer saber se você tem, ou não, condução no seu bairro”, disse a empregada doméstica ao fazer compras no comércio de Maria do Socorro de Souza, 53. “Alguém tem que fazer alguma coisa pelo Sampaio, nos sentimos abandonados”, disse a comerciante, que já foi candidata à vereadora pelo bairro.

Sentimento de abandono é palavra recorrente entre os cidadãos. Ao andar pelo bairro a opinião é sempre a mesma “insatisfação”. Maria Ferreira da Silva, 42, disse já ter aguardado por mais de uma hora por condução e acabou desistindo e descendo a pé até a sua casa. “O que me deixa nervosa é que quando mais preciso não tem uma condução para ir embora, quem mora no Sampaio sabe que quando passa das 19 horas você não consegue mais ir embora para casa”, disse ao esperar transporte para casa no ponto no centro da cidade.

A vendedora Milena Ribeiro, 19, fala sobre a dificuldade em locomover-se nas lotações, que muitas vezes estão em condições de circulação precárias. “Deveriam ter mais responsabilidade com o horário, fico 30 minutos no ponto para passar uma condução que deveria vir de 10 em 10 minutos”, disse a jovem. 

Os transportes alternativos são a segundo opção dos moradores, mas eles também são alvos de criticas devido à demora nos intervalos, entre a saída e chegada do seu ponto final e a diminuição da frota nos finais de semana e feriados. 

No bairro do Jardim Sampaio, não existe linha de ônibus própria para os moradores utilizarem. O Capão Redondo, única opção de transporte durante todo o dia, vem do São Marcos, bairro vizinho, e a linha para Pinheiros só funciona no período da manhã e no final da tarde, horário de pico.

Aliny Souza dos Santos, 27, que veio da Bahia para morar em Itapecerica demonstrou sua indignação com os transportes do bairro. Ela afirma que já fez diversas reclamações com a empresa de ônibus da cidade, e com os seus fiscais e motoristas, mas de nada adiantou. “Vivemos em um bairro abandonado, o transporte é horrível, eles falam que a lotação funciona mais não funciona. A gente paga condução mais é tratada como lixo, eu já reclamei mais ninguém responde ou me da atenção. Somos um bairro excluído da sociedade”, finalizou.

18º

ALINE

GENTE SE FOSSE O PREFEITO DO EMBU DAS ARTES ,AI SIM A GENTE NAO ERIA SE PREOCUPA COM UMA COISA QUE E TAO SIMPLES TRANSPORTE ... CADE O PREFEITO QUE A GENTE VOTAMOS E NUNCA FEZ NADA PELO JARDIM SAMPAIO ESTA GASTANDO COM O QUE,SE NEM O TRANSPORTE PODE COLOCA UMA LINHA PARA GENTE ,NAO VENHA DISSE QUE SO PQ MANDOU COLOCA ILUMINACAO DO CAMPO DEPOIS DE MUITOS ANOS ,QUE FEZ ALGO PARA O POVO DO SAMPAIO QUE VERGONHA ESTA CIDADE SO PIORA.

17º

RIVALDO

O Jardim Sampaio esta uma calamidade !! pra trabalhar ou espera onibús de hr em hora ou paga duas passagens, o ponto de onibús tem ratos cobras e muito mais q nem vem ao caso olha o tamanho daquele mato!!!!!!!!! a falta de vergonha é tanta que asfaltaram a rua do campo e nem colocaram uma iluminação. VCS ai da Camara Municipal gostaria de um parente seus,ficar naquele ponto cheio de mato ao anoitecer diga ai pro povo.. Se nao vamos dizer na hora de votar .....e nao para por ai viuu.....

16º

gilmar almeida

SE EU FOSSE O SECRETARIO DO TRANSPORTE ,EU FARIA ASSIM,OS ONIBUS QUE SAI DO PARQUE PARAISO ,PASSAVA PELO O SAMPAIO E SEGUIA PARA O CAPAO REDONDO,VOMOS PENSAR NISSO COM CARINHO,Administração Pública que Proncede a Atuação de tal Empresa no Munícipio.

15º

Rita

O único bairro que tem condução descente é o Parque Paraíso, mas há um detalhe, os ônibus do PQ P. saem do Capão ou de Pinheiros lotados, mas só até o centro de Itapecerica da Serra, a maioria dos passageiros são do Sampaio, Marilú, São Marcos, Nissalves, que vão até o centro e descem à pé até chegarem em suas casas, correndo riscos, pois o ônibus que passa no seu bairro é muito demorado. Quando o ônibus chega no Parque paraíso está vazio. PORQUE NÃO COLOCAM ÔNIBUS PARA ATENDER A POPULAÇÃO DESSES BAIRROS? SE A MIRACATIBA NÃO DÁ CONTA, QUE ENTRE OUTRA EMPRESA EM ITAPECERICA DA SERRA.

14º

Cristine

E uma pouca vergonha esse bairro e esquecido na sociedade. Tem que ter mais meios de transportes e tirar essas lotação que é só atraso de vida. Trabalham quando bem quer e do jeito que quer.

13º

Valério Menezes

É lamentável tamanho descaso . A intervenção da administração municipal nesse caso creio que passaria por um " diálogo" com a empresa que atende a nossa região , afinal é administração pública que concede a atuação de tal empresa no munícipio ...

12º

Morador

ACORDA ITAPECERICA DA SERRA QUEM APOIA MANIFESTAÇÃO? DA UM CURTI........

11º

Valter

Os políticos de Itapecerica estão lá para benefício próprio. Nada mais fazem do que procurar o que a eles beneficia. Na realidade o político em geral é assim. Quando você precisa de algo, ao tentar falar com um vereador, parece que ele está te fazendo o maior favor do mundo, o que deveria ser obrigação dele. O problema do Sampaio, é o problema do Marilu, do São Marcos, do Jacira e por aí vai. Estão se lixando para o povo. A Renovação feita na camara foi só de fachada. Continua a mesma politicalha e um bando de descompromissados usando o cargo para seu benefício.

10º

jessica

é vdde a cada dia que passa as coisas ficam piores, esquecido é pouco para nos já não aguento mais pra ir trabalhar é um grande transtorno pra voltar pior ainda de 20 a 30 min no mínimo esperando lotação, acho que pelo menos circulares na linha deveria ter. mas como sempre so promessas então deixa o povo viver dessas promessas que vereadores e prefeitos da nossa região vivem fazendo...

bia camargo

não sei quem é o pior,os ônibus que já chegam lotados de São Marcos ou as lotações,a primeira passa as 06:20 as vezes 06:30 vão a 10 por hora até o Jd.Marilú e aos domingos vc não encontra nem uma e a maioria não gosta de carregar idosos.

José Ferreira

Próximo da eleição,vão pedir votos então afirmam que tudo irão resolver,asfalto,linha de ônibus,UBS,segurança,e por aí vai... Terminou eleição ,cade os caras ,só voltam próximo da outra,o póvao sido...Acorda Brasil.....

Nina Domingues

É uma vergonha realmente,morei no sampaio por 10 anos e nunca mudou,nunca fizeram nada pra melhorar As lotações passam quando querem,não tem responsabilidade com ninguém,onibus então só tem 1 que passa de hora em hora e ainda da a volta pela lagoa,pinheiros só tem em 2 horarios,cotia não tem,embum,NADA! É um absurdo...

Miriam Refem

Chama o hercúleos e seu assessor Urubu para ver como como a coisa esta suja aqui no Sampai o povo que votou nesse cara que péssimo.

Maria

A situação é critica mesmo. Imagina uma pessoa que sai cedo de casa para trabalhar, tem de subir até o centro para pegar um onibus que poderia muito bem passar na rua proximo a sua casa.. Imagina alguém que estuda - trabalha a noite, 11 h, 12h ter de voltar de pinheiros e descer no extra no cetro de itapecerica e ter de descer até o J.Sampaio a pé. Sem segurança nenhuma pois nem isso itapecerica tem. No Capão redondo também o onibus que vai até o Jardim Sampaio demora muito. É um bairro esquecido mesmo.

Sérgio

Infelizmente não é uma queixa apenas desse bairro, a linha Serra Linda/Itapecerica, tbm tem um intervalo de 1 hora quando não há atraso ou quebra, nesse fim de semana incluíram uma linha nova "Horizonte Azul/Itapecerica", mas onde foi divulgado? quais o horários? é uma falta de respeito com os munícipes, e os Vereadores a cada seção na Câmara ficam com discussão de beira de rio "papo de lavadeiras" ACORDA ITAPECERICA!!!!!!

Vanilsa

Reclamar não adianta nem para Miracatiba e nem para a EMTU que teria que nos ajudar mas já fiz tantas reclamações e que não adiantaram em nada, por isso quando se faz Protestos com exagero reclamam chamando de bando de bandidos mas se tem que rever as vezes é preciso chegar ao extremo acorda população dos Bairros Jardim Sampaio, Jardim Nisalves e jardim Marilu, pois somos esquecidos como tantos outros Bairros, popis parece que para a Empresa Miracatiba só existe o Parque Paraíso...

Fabio

E a tendencia é piorar, é só ver nas sessões da camara, nunca em nada o J. Sampaio é citado, isso tbm é culpa dos moradores, ficam votando em pastores de igreja, em dono de bar da nisso, nenhum representante do bairro na camara, quando tinha ja era ruim agora entao......

ALINE SOUZA DOS SANTOS

acorda jardim sampaio

24/05/2017

Vereadores cobram Bombeiros sobre AVCB do Pátio de Embu das Artes

Vereadores de Embu das Artes aprovaram durante a última sessão Legislativa um ofício ao Corpo de...

18/05/2017

Licenciamento: maio é o mês dos veículos com placa final 2

Quem tem veículo com placa final 2 fique atento: maio é o mês do licenciamento obrigatório. Caso...

17/05/2017

 Usuários do transporte público criticam má qualidade de ponto de ônibus na BR

Há pouco mais de uma semana Autopista Régis Bittencourt atendeu uma reivindicação antiga dos...

17/05/2017

IPEM-SP verifica radares na capital paulista nesta quarta-feira (17)

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado (IPEM-SP) examina diariamente os radares em ruas e...

11/05/2017

Comissão de Transporte da Câmara de Taboão aprofunda debate municipalização

A Comissão de Transporte da Câmara Municipal de Taboão da Serra realizou audiência pública nesta...

10/05/2017

Cartão BOM deixará de ser obrigatório nos terminais a partir do dia 12

A Secretaria dos Transportes Metropolitanos de São Paulo informou nesta terça-feira, 9, que a...

10/05/2017

Moradores reclamam da falta de iluminação no terminal do Jardim Vazame

A mais de um mês os moradores do Jardim Vazame reclamam da falta de iluminação no terminal de...

09/05/2017

Alckmin prorroga isenção de ICMS para taxistas

O governador Geraldo Alckmin assinou nesta segunda-feira, 8 de maio, decreto que altera o...

28/04/2017

Manifestantes fecham Régis param a região por causa da greve geral

A greve geral deflagrada em protesto contra as reformas da previdência e trabalhista...

28/04/2017

Ônibus intermunicipais param em adesão a greve geral contra as reformas de Temer

Os moradores de Taboão da Serra, Embu das Artes e Itapecerica da Serra que utilizam o transporte...

24/05/2017

Começa a obra de reconstrução do muro da Escola Estadual Antônio Ruy Cardoso

Após aprovada por unanimidade na Câmera de Vereadores, a reconstrução do muro da Escola Estadual...

24/05/2017

Vereadores cobram Bombeiros sobre AVCB do Pátio de Embu das Artes

Vereadores de Embu das Artes aprovaram durante a última sessão Legislativa um ofício ao Corpo de...

24/05/2017

Eduardo Nóbrega comemora aprovação das contas da Câmara de 2013 pelo TCE

O Tribunal de Contas de São Paulo (TCE) aprovou nesta terça-feira, 23, as contas da Câmara...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.