Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Médicas cubanas são recebidas em clima festivo em Embu das Artes

Por Sandra Pereira | 1/11/2013

maism450

Sandra PereiraMédicas foram recebidas por autoridades municipais na Câmara nesta sexta-feira, 1º de novembro

As seis médicas cubanas que vieram trabalhar em Embu das Artes por meio do programa Mais Médicos, do governo federal, foram recebidas em clima de festa nesta sexta-feira, 1º de novembro. As médicas Maria Eulalia Quesada Arminan, Maria Georgina Nicolas Hernandez, Maria Isabel Gonzales Guevara, Maria Yermes Clausse Duany, Maricel Mejias Herrera e Maricel Vazquez Cespedes vão trabalhar nas unidades de saúde do Santa Tereza, Santa Luzia, Fátima, Valo Verde e Santa Emília. As profissionais ficaram emocionadas com a recepção que receberam. O prefeito Chico Brito disse que o reforço na equipe de saúde da cidade é positivo e lembrou que Embu ainda pode receber outros 15 médicos do programa federal.  Segundo ele a rede municipal de saúde conta atualmente com 32 médicos especialistas, 71 clínicos gerais atuando na atenção básica, 63 no Pronto Socorro do Vazame e 89 no PS central. 

Para o prefeito o programa Mais Médicos enfrenta o corporativismo tradicional da categoria. Aos críticos do programa, que pregam dificuldades de comunicação entre médicos e pacientes, Chico Brito lembrou que em países como Estados Unidos e Canadá entre 30 e 35% dos médicos são de origem estrangeira.  

Citando as dificuldades de deixar a própria pátria, a família e amigos, Chico Brito usou a história para unir Embu das Artes e Cuba, terra natal das médicas. Ele lembrou que em 1959 quando Embu virou cidade os cubanos protagonizaram a revolução camponesa tornando-se símbolo do socialismo. Ele disse que o sacrifício das médicas de deixar a sua pátria vai ser recompensado pelo reconhecimento do povo brasileiro e dos moradores de Embu das Artes. 

“O povo acolheu os médicos de Cuba. O Mais Médicos está fazendo uma revolução no país porque o corporativismo dessa categoria é muito grande. A presidente Dilma e o ministro Padilha tiveram a coragem de enfrentar e romper essa prática”, disse o prefeito. 

Chico Brito relatou que pela manhã exonerou um médico a bem do serviço público porque ele agendou vários pacientes no mesmo horário somente para dar plantão em outra cidade. Ele lembrou que a principal deficiência na área da saúde refere-se aos recursos humanos e citou os investimentos feitos na cidade desde 2001 na saúde. De acordo com o prefeito em 2001 o orçamento da saúde era de apenas 7 milhões e em 2008 subiu para R$ 140 milhões, mantendo o acréscimo de investimento nos anos seguintes. 

“O problema na saúde é decorrente de toda a demanda reprimida que enfrentamos. Mesmo com todos os investimentos ainda precisaríamos de mais 50 médicos para cumprir as metas da Organização Mundial de Saúde. Mas nenhuma prefeitura consegue isso sozinha sem ajuda dos governos estadual e federal”, disse o prefeito. 

O deputado Geraldo Cruz saudou as médicas e relatou as dificuldades que o País enfrenta na área da saúde para defender o programa federal e demonstrar a importância dele junto às comunidades. O deputado criticou o fato do governo do estado não apoiar os municípios no custeio das Unidades de Pronto Atendimento (UPAS), construídas pelo governo federal. Observou que os interesses da população devem estar acima dos partidários ou pessoais, numa crítica explícita ao PSDB.

“O ministro Padilha é médico. Filho de médica e teve a coragem de comprar briga com os conservadores. Esse é um posicionamento que deve ser elogiado”, disse. 

As médicas cubanas vão ficar hospedadas numa pensão de Embu por 10 dias. A prefeitura está providenciando para elas um imóvel alugado e aulas de português para facilitar a comunicação com os pacientes. 

 A chegada da equipe de médicas movimentou o dia na cidade. Pela manhã elas foram recepcionadas no gabinete do prefeito. Depois almoçaram no restaurante popular e às 16 horas foram recepcionadas na Câmara Municipal por várias autoridades locais.

18/04/2018

Senado aprova projeto que obriga escolas a combaterem bullying

O Senado aprovou, nesta terça-feira (17), o projeto que obriga as escolas a desestimularem seus...

17/04/2018

Após revisão, governo anuncia cancelamento de 422 mil benefícios sociais

Após um trabalho de revisão de benefícios sociais concedidos pelo governo federal, 422 mil serão...

14/04/2018

Câmara Municipal entrega título de Cidadão Taboanense ao padre Kirano

No último domingo, dia 8, a Câmara Municipal de Taboão da Serra entregou o título de Cidadão...

12/04/2018

4º Encontro de Autismo reuniu quase mil pessoas no Cemur, em Taboão

Quase mil pessoas participaram do 4º Encontro de Autismo de Taboão de Serra, realizado no...

12/04/2018

Prefeito no seu Bairro estará no Jd. São Marcos no próximo sábado, 14/4

No próximo sábado, 14/4, é a vez dos moradores do Jd. São Marcos receberem o programa Prefeito...

11/04/2018

Jovens iniciam cursos de qualificação profissional em Embu

A Prefeitura de Embu das Artes, através da Secretaria do Trabalho e Emprego e por meio do Centro...

10/04/2018

Juíza de Embu cassa prefeito Ney Santos e o vice-prefeito Dr. Peter

A Justiça Eleitoral de Embu das Artes cassou a chapa do prefeito Ney Santos (PRB) e do vice Dr....

10/04/2018

Embu das Artes supera meta de inclusão de famílias em programas sociais

A Prefeitura de Embu das Artes, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, superou a...

09/04/2018

Projeto “Prefeito no seu bairro” movimentou Parque Pirajuçara em Embu

No último sábado (7), o projeto “Prefeito no Seu Bairro” esteve no Parque Pirajuçara, em Embu...

08/04/2018

Pré-candidatos da região trocam partido para disputar eleição de deputado

As últimas semanas foram marcadas pelas filiações partidárias com vistas à eleição de outubro,...

19/04/2018

Entra em vigor lei que aumenta pena para motorista embriagado

Entra em vigorar n

19/04/2018

Projeto Abril Solidário movimenta Faculdade em Taboão da Serra

O Projeto Abril Solidário, criado pelos alunos do curso de Pedagogia da Faculdade FECAF de...

19/04/2018

Inscrições com redução de taxa das Etecs de Taboão e Embu estão abertas

Estão abertas as inscrições para redução de 50% na taxa de inscrições do processo seletivo para...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.