Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Saúde

Taboão encontra alternativas para suprir carências na saúde

Por | 29/10/2013

upa_1

Karen SantiagoUPA será entregue em dezembro, segundo o prefeito

As constantes críticas diante da falta de médicos, equipamentos e demora em marcar consultas têm feito o prefeito da cidade de Taboão encontrar alternativas para suprir essas carências e garantir melhores condições de saúde. O objetivo dele é buscar novos profissionais por meio de concursos públicos e ainda, pelas licitações adquirir mais equipamentos, ou o conserto deles.

Fernando Fernandes e a secretária de saúde, Raquel Zaicaner além de abrirem dois concursos públicos para a contratação de médicos, reformar e trocar a gestão do Pronto Socorro do Antena, além de reduzir o tempo de espera pelas consultas, nos Mutirões da Saúde, agora pretendem inaugurar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no começo do mês de dezembro.

Parte deles também retirar o Pronto Socorro do Akira Atada. A ideia é manter o local como uma Unidade Básica de Saúde e um ambulatório de especialidades que vai contar com uma ambulância para transportar os pacientes que chegam lá com urgência. A cidade vai ganhar ainda um Pronto Atendimento (UPA) em frente ao Shopping.

“O Akira não vai continuar sendo pronto socorro, até porque a cidade não tem orçamento para manter 4 PS’s. Vamos continuar com três, o infantil, Antena e agora o do shopping. Não é só questão financeira. A estrutura física do Akira é horrível. Fui em quem fiz, quando era vice-prefeito e diretor da saúde do município. Uma cidade que tinha outro conceito, número de habitantes muito inferior. Útil para aquele contexto. Hoje completamente defasado para as necessidades”, afirmou Fernandes.

De acordo com ele, os moradores dos bairros que o PS do Akira atendia não vão ficar sem pronto socorro. “Pegou a BR, alça de acesso vai ter o do Shopping. A partir daí terá um atendimento de qualidade muito superior aquele que é dado hoje. A população a hora que conhecer o PS do shopping, no dia seguinte vai falar que valeu a pena”, frisou.

Ainda de acordo com ele, a SPDM (Associação Paulista de Medicina) será responsável, além de gerir o Pronto Socorro do Antena, do Infantil (Santo Onofre) e do Shopping. A cidade prepara ainda reformas de cinco unidades básicas de saúde. “As reformas serão pequenas para melhorar os espaços, acomodações e condições de trabalhos delas”, disse. A UBS do Santa Cecília, vai ganhar duas salas emendadas com a unidade pra a realização de atendimentos.

Além da unidade do Santa Cecília, o Santo Onofre, Parque Pinheiros, Silvio Sampaio e Salete também passarão por reformas. “De acordo com as unidades serão feitas reformas que abrangem o telhado, revisão hidráulica, elétrica, pintura, quebra de paredes a fim de dividir os espaços internos, banheiros para deficientes, entre outras”, afirmou a secretária. 

Comentários

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.