Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Dois governos, duas formas de relacionamento com os municípios

Por Outro autor | 27/10/2013

popua

Divulgação - FacebookDeputado participou de ato contra o Poupatempo na praça

Nas últimas semanas nossa região tem sido palco de debates em torno de ações que serão implementadas, respectivamente, pelos governos estadual e federal. Há alguns meses, por solicitação de nosso mandato, técnicos da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), órgão vinculado ao governo federal responsável pelas obras em rodovias federais, reuniram-se conosco e com lideranças comunitárias dos bairros próximos ao KM 276 da BR-116, para discutir a instalação de uma alça de acesso (retorno). 

Embora seja uma antiga demanda de moradores, empresas e comércios instalados em bairros como o Jd. São Judas, em Taboão da Serra, e Vista Alegre, em Embu das Artes, o “retorno”, como vem sendo chamada a obra, beneficiará todas as pessoas que transitam pela BR-116, entre os dois municípios. 

Algumas pessoas tentaram partidarizar o diálogo, instigando a população de Taboão da Serra contra o governo federal e nosso mandato, alegando que estamos tentando beneficiar apenas Embu das Artes. Felizmente, a disposição de dialogar do governo federal, e nosso bom senso em não responder às mentiras que parecem visar as eleições do próximo ano, têm superado os discursos tão inflamados quanto vazios acerca da obra. 

Em menos de dez dias, a ANTT, por solicitação de nosso mandato, reuniu-se três vezes com prefeitos e lideranças comunitárias de toda a região para discutir o assunto. Todos os que se dispuseram a dialogar puderam opinar e, inclusive, fazer outras reivindicações. No próximo dia 30, técnicos do órgão vêm reunir-se mais uma vez com as equipes técnicas dos municípios que compõem o Conisud. Aliás, há anos este é um tema exaustivamente debatido neste Consórcio, criado justamente para pensar o desenvolvimento regional, superando vaidades pessoais de políticos que em nada contribuem para melhorar a vida das pessoas. 

Chamo a atenção para o fato de o governo federal, por meio da ANTT, não fugir dos debates e não partidarizar críticas e sugestões. Por exemplo, mesmo optando por não participar das conversas coletivas e transparentes por meio das reuniões, a prefeitura de Taboão da Serra, administrada pelo PSDB, recebeu atenção individualizada, sendo atendida em conversas individuais com o órgão.
Em sentido oposto, o anúncio da instalação de uma unidade do Poupatempo na Praça Luiz Gonzaga, feito pelo governo estadual na última semana, foi acompanhado de truculência. As pessoas que saudaram a iniciativa, mas que reivindicaram dialogar para definir o melhor local, foram hostilizadas.

Pessoalmente, considero o Poupatempo um serviço de importância inestimável para a população. Tanto assim que, em 2001, quando prefeito de Embu e membro do Conisud, demandei a instalação do órgão na região. 

Fico feliz que 12 anos depois o governo estadual tenha decidido atender a reivindicação. No entanto, acredito que todo gestor público deve estar preparado para ouvir e ponderar sobre as observações feitas às suas atitudes, por melhores e bem intencionadas que sejam. 

Neste caso, lamento que depois de tanto tempo de espera, a população tenha que abrir mão de um dos únicos equipamentos de lazer existentes em Taboão da Serra para acessar o Poupatempo. Considerando toda a carência de equipamentos públicos em nossa região, penso ser imprudência – ou incompetência -, desativar uma praça, que deveria ser revitalizada, para a instalação de um serviço tão importante. 

Por que a população tem que ser penalizada? Por que para acessar um direito, deve abrir mão de outro? 

Há, em Taboão da Serra, inúmeros terrenos que poderiam ser disponibilizados para o Poupatempo. Sugiro que o governo estadual aprenda com o governo federal e abra o diálogo, ouvindo a comunidade e também as autoridades, eleitas para representar os anseios da população.  

Assim, a exemplo do que vem ocorrendo com a discussão da instalação da alça de acesso, o debate em torno da localização do Poupatempo poderá constituir-se numa excelente oportunidade para se discutir benefícios para a região em geral, e Taboão da Serra em particular. 

Para tanto, basta superar as vaidades pessoais e se fazer a opção pela gestão pública orientada para os interesses públicos.

Geraldo Cruz - Dep. Estadual


João

Cadê as pessoas que estão realmente interessada que essa obra não ocorra, e que estão escondida atrás desse Srº(DEP Geraldo Cruz), que obteve voto em nosso município e nem sequer veio aqui para agradecer ou pelo menos se interessar em trazer algum beneficio para nossa cidade. Agora aparece em época de inicio de campanha preocupado em um espaço que acho que ele nem sabe o que ocorre lá. Porque os derrotados políticos que estão escondido não aparece para reivindicar ao invés de ficarem escondido.

Jeferson Gigio

Deputado primeiro olhe o que seu partido vem causando em todo país com tanta corrupção, para depois querer fazer politica CONTRA um benifício para toda nossa região.

natanael

esse senhor nunca fez nada pela nossa região e agora quer aparecer atrapalhando um projeto que irá beneficiar muito aos moradores de Embu das artes. espero que em 2014 o povo dê o troco a ele não o reelegendo.

antonio

Quem e este deputado, teve oportunidade para fazer, porque não fez, não critique quem esta trabalhando, juntos, em prol de toda comunidade.

Bruno

Só pode estar de brincadeira esse Deputado Geraldo Cruz, nunca fez nada, absolutamente nada para Taboão da Serra e agora quer criticar quem faz?? Acho que esse senhor nem conhece Taboão, porque só vem aqui de 4 em 4 anos. Alias, acho ate que ele deveria vim mais aqui ja que teve votos em nossa cidade. Fico feliz que acabaram com aquele cimentão a céu aberto, onde so tinham drogados e pichadores. Eu queria saber, o que é lazer para esse Tal deputado Geraldo Cruz. Um monte de cimento é lazer?? ou usar drogas e pichar tudo que é lazer?? O que é lazer pra você deputado?? Acho que o senhor deveria trabalhar mais e falar menos

mvo

Engraçado o governo petista de Embú esta com dificuldade de administrar a cidade, com problemas financeiros gravissímos sabe-se lá o porque ....!!!!(incapacidade ou má gestão)e vem esse cidadão se meter no plano de governo de Taboão, ao invés de ajudar (ou dar palpites)no governo de sua cidade e de seu partido; oras bolas......,se acanhe...., pois aqui agora temos prefeito de verdade!!!!!!!

Neco

Este Senhor obteve votação expressiva em Taboão da Serra e nada nos trouxe ... puxa sardinha para Embu, e ainda quer atrasar nossa vida , indo contra a instalação do poupatempo no pirajuçara que ainda digo, por questão da localização, seria excelente para Embu o que me faz pensar que isso prejudicaria o PT do Embu ... não estão pensando no povo mesmo !!! PT no TS nunca mais !!!

23/06/2017

Vereadores de Itapecerica pedem criação de 3º Companhia da PM

A segurança pública vem sendo tema frequente durante as sessões na Câmara Municipal de...

20/06/2017

Vereadores de Taboão da Serra aprovam LDO em 1ª votação em sessão movimentada

Os vereadores de Taboão da Serra aprovaram em primeira votação nesta terça-feira, 20, a Lei de...

19/06/2017

Comissão de Finanças da Câmara de Taboão discute LDO 2018

A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de Taboão da Serra realizou na...

18/06/2017

Câmara de Taboão realiza ato “Fora Temer e a favor das Diretas Já”

Na última quarta-feira (14), foi realizada na Câmara de Taboão da Serra, uma plenária a favor...

16/06/2017

Câmara de Taboão faz Campanha do Agasalho para doar ao Centro POP

O frio chegou com força nas últimas semanas e deve continuar intenso pelos próximos meses. Para...

13/06/2017

Taboão da Serra terá plenária pelas Diretas Já nesta quarta-feira 14

Na próxima quarta-feira (14), várias organizações sociais irão realizar na Câmara Municipal de...

13/06/2017

Municípios paulistas recebem R$ 443 milhões em repasses de ICMS

O governo do Estado de São Paulo deposita nesta terça-feira, 13/6, R$ 443,11 milhões em repasses...

12/06/2017

Ney rebate críticas de Geraldo e diz que ele perderá eleição de deputado

O prefeito de Embu das Artes, Ney Santos (PRB) rebateu em entrevista ao Jornal na Net as...

11/06/2017

Secretário de Transporte e Dr. André Egydio apresentam propostas de mudanças

O vereador Dr. André Egydio reuniu aproximadamente 25 comerciantes da rua Luiz Carlos Ventura,...

09/06/2017

Joice Silva é destaque em campanha de filiação do PTB Nacional na TV

A presidente da Câmara Municipal de Taboão da Serra, vereadora Joice Silva (PTB), foi destaque...

23/06/2017

Vereadores de Itapecerica pedem criação de 3º Companhia da PM

A segurança pública vem sendo tema frequente durante as sessões na Câmara Municipal de...

23/06/2017

Inverno chegou, vai fazer frio, mas temperaturas estarão na média

E o frio chegou, o inverno começou as 01h24 desta quarta-feira (21), para quem gosta de frio já...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.