Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Dois governos, duas formas de relacionamento com os municípios

Por Outro autor | 27/10/2013

popua

Divulgação - FacebookDeputado participou de ato contra o Poupatempo na praça

Nas últimas semanas nossa região tem sido palco de debates em torno de ações que serão implementadas, respectivamente, pelos governos estadual e federal. Há alguns meses, por solicitação de nosso mandato, técnicos da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), órgão vinculado ao governo federal responsável pelas obras em rodovias federais, reuniram-se conosco e com lideranças comunitárias dos bairros próximos ao KM 276 da BR-116, para discutir a instalação de uma alça de acesso (retorno). 

Embora seja uma antiga demanda de moradores, empresas e comércios instalados em bairros como o Jd. São Judas, em Taboão da Serra, e Vista Alegre, em Embu das Artes, o “retorno”, como vem sendo chamada a obra, beneficiará todas as pessoas que transitam pela BR-116, entre os dois municípios. 

Algumas pessoas tentaram partidarizar o diálogo, instigando a população de Taboão da Serra contra o governo federal e nosso mandato, alegando que estamos tentando beneficiar apenas Embu das Artes. Felizmente, a disposição de dialogar do governo federal, e nosso bom senso em não responder às mentiras que parecem visar as eleições do próximo ano, têm superado os discursos tão inflamados quanto vazios acerca da obra. 

Em menos de dez dias, a ANTT, por solicitação de nosso mandato, reuniu-se três vezes com prefeitos e lideranças comunitárias de toda a região para discutir o assunto. Todos os que se dispuseram a dialogar puderam opinar e, inclusive, fazer outras reivindicações. No próximo dia 30, técnicos do órgão vêm reunir-se mais uma vez com as equipes técnicas dos municípios que compõem o Conisud. Aliás, há anos este é um tema exaustivamente debatido neste Consórcio, criado justamente para pensar o desenvolvimento regional, superando vaidades pessoais de políticos que em nada contribuem para melhorar a vida das pessoas. 

Chamo a atenção para o fato de o governo federal, por meio da ANTT, não fugir dos debates e não partidarizar críticas e sugestões. Por exemplo, mesmo optando por não participar das conversas coletivas e transparentes por meio das reuniões, a prefeitura de Taboão da Serra, administrada pelo PSDB, recebeu atenção individualizada, sendo atendida em conversas individuais com o órgão.
Em sentido oposto, o anúncio da instalação de uma unidade do Poupatempo na Praça Luiz Gonzaga, feito pelo governo estadual na última semana, foi acompanhado de truculência. As pessoas que saudaram a iniciativa, mas que reivindicaram dialogar para definir o melhor local, foram hostilizadas.

Pessoalmente, considero o Poupatempo um serviço de importância inestimável para a população. Tanto assim que, em 2001, quando prefeito de Embu e membro do Conisud, demandei a instalação do órgão na região. 

Fico feliz que 12 anos depois o governo estadual tenha decidido atender a reivindicação. No entanto, acredito que todo gestor público deve estar preparado para ouvir e ponderar sobre as observações feitas às suas atitudes, por melhores e bem intencionadas que sejam. 

Neste caso, lamento que depois de tanto tempo de espera, a população tenha que abrir mão de um dos únicos equipamentos de lazer existentes em Taboão da Serra para acessar o Poupatempo. Considerando toda a carência de equipamentos públicos em nossa região, penso ser imprudência – ou incompetência -, desativar uma praça, que deveria ser revitalizada, para a instalação de um serviço tão importante. 

Por que a população tem que ser penalizada? Por que para acessar um direito, deve abrir mão de outro? 

Há, em Taboão da Serra, inúmeros terrenos que poderiam ser disponibilizados para o Poupatempo. Sugiro que o governo estadual aprenda com o governo federal e abra o diálogo, ouvindo a comunidade e também as autoridades, eleitas para representar os anseios da população.  

Assim, a exemplo do que vem ocorrendo com a discussão da instalação da alça de acesso, o debate em torno da localização do Poupatempo poderá constituir-se numa excelente oportunidade para se discutir benefícios para a região em geral, e Taboão da Serra em particular. 

Para tanto, basta superar as vaidades pessoais e se fazer a opção pela gestão pública orientada para os interesses públicos.

Geraldo Cruz - Dep. Estadual


16/01/2018

Inauguração do novo quartel do Corpo de Bombeiros de Taboão será dia 19

Nesta sexta-feira, 19, o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, a deputada estadual...

01/01/2018

Estado envia R$ 57,5 milhões para investimentos em 126 municípios paulistas

O governador Geraldo Alckmin autorizou nesta quinta-feira (28) o repasse do 15º lote de...

26/12/2017

PSB quer Hugo Prado candidato a deputado estadual e Márcio França a governador

A expressiva liderança do jovem presidente da Câmara Municipal de Embu das Artes, Hugo Prado,...

23/12/2017

Ney Santos cancela carnê do IPTU 2018; prefeitura vai cobrar igual a 2017

O prefeito Ney Santos anunciou em entrevista coletiva nesta sexta-feira (22) o cancelamento do...

22/12/2017

Alckmin libera recursos para Itapecerica, Embu das Artes e Embu-Guaçu

O governador Geraldo Alckmin autorizou nesta quinta-feira, 21, no Palácio dos Bandeirantes, o...

22/12/2017

Moradores de Embu das Artes farão ato contra o aumento do IPTU dia 27

Após receber os carnês de IPTU 2018 com valores elevados pela atualização da Planta Genérica e a...

19/12/2017

TJ acata ADIN do PT e suspende taxa do lixo 2017 de Embu das Artes

O Tribunal de Justiça de São Paulo acatou Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN), sugerida...

17/12/2017

Em clima festivo, Câmara de Taboão aprova novo estatuto da GCM

Em clima festivo e com discursos de elogios à Guarda Civil Municipal (GCM), os vereadores de...

15/12/2017

Vereadores comemoram a aprovação do novo estatuto da GCM de Taboão

A presidente da Câmara de Taboão da Serra, Joice Silva (PTB), revelou a satisfação de poder...

14/12/2017

Deputada Analice anuncia reformas em Escolas Estaduais de Taboão

Depois de uma reunião com o presidente do FDE - Fundação para o Desenvolvimento da Educação,...

17/01/2018

Secretario de transporte de Taboão implementa Movimento de Segurança do Trânsito

O secretário de transportes de Taboão da Serra, Gerson Pereira Brito, se reuniu na manhã de...

17/01/2018

Embu realiza Campeonato de Churrasco e Feira Gastronômica na cidade

A cidade de Embu das Artes realizará, entre os dias 20 e 21 de janeiro, das 11h às 20h, um...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.