Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Transporte e Trânsito

Trânsito: Itapecerica da Serra sofre com problemas de cidade grande

Por Ane Greice Passos | 24/10/2013

shopp01

Karen SantiagoMunicípio convive com o congestionamento no centro e busca soluções para melhoria e conforto dos moradores

A inauguração do Itapecerica Shopping, na última terça-feira, 22, tem causado insegurança entre os moradores e lojistas da região, sobre o impacto do centro comercial no trânsito da cidade. Com mais de 150 mil habitantes e uma frota de aproximadamente 60 mil veículos- segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) -, Itapecerica perdeu o status de cidade do interior e precisa seguir o ritmo do crescimento. 

Para isso, o município vem passando por mudanças na engenharia de tráfego,o que tem causado divergências de opiniões sobre a positividade deste processo. Alguns moradores destacam o empreendimento comercial como o maior culpado pelo excesso de congestionamento, enquanto outros enfatizam que houve melhorias nas vias e a importância do progresso da cidade.

A pedagoga Vera Conceição, 47, se posicionada contrária às mudanças que shopping promoveu nos arredores e classifica a situação como caótica. “Acredito que dentro de alguns dias a situação ficará ainda pior, pois o fluxo de pessoas vindo para o centro de Itapecerica vai aumentar e, com isso, o número de carros também”, afirmou.

Já o empresário Rodrigo Vieira, 37, dono de uma frota de transporte escolar, destacou a melhoria pela qual a cidade vem passando e a importância do seu crescimento. “Ainda não acharam a solução para desafogar o trânsito, mas é visível que estão tentando. A cidade está em processo de transformação e isso é benéfico para todos”, contou o empresário que percorre as ruas do centro nos horários de maior tráfego de veículos. 

Uma das maiores mudanças promovidas nas vias foi a alteração do sentido da rua Major Telles. No início provocou confusão para os motoristas e comerciantes, mas a adaptação está sendo rápida, conforme destacou a gerente de loja Fabiana Guedes, 28. “Desafogou bastante o centro, pois agora existem várias opções para sair”, e completou “com a vinda do shopping os lojistas só tem a ganhar, pois receberemos pessoas de várias regiões, procurando assim por bom atendimento e preços”.

Mesmo com as vantagens econômicas e o giro de capital que o shopping trará para a região, sanar os problemas de congestionamento gerados no centro de Itapecerica ainda é o maior desafio para os responsáveis pelo município.

Para o Secretário de Segurança doTrânsito e Transporte de Itapecerica da Serra, Cléber Bernardes, o Shopping colaborou para uma tomada de atitude e reformulação da engenharia de tráfego da cidade. “No momento o retorno parece ser positivo, mas os resultados só poderão ser mensurados após o funcionamento total das lojas em datas comemorativas e finais de semana”,explica Bernardes. “Sabíamos do impacto que o shopping traria para o trânsito. Para tanto, nos preparamos e as ações estão em fase de teste. Por isso Itapecerica ainda não sentiu os resultados”, completa.

O secretário reforçou ainda a importância do centro comercialem Itapecerica da Serra para geração de renda e a circulação do PIB da cidade e destacou o compromisso da secretaria com as obras de trânsito na cidade. “Esse empenho com o trânsito de Itapecerica é uma obrigação moral para com a nossa cidade”, finaliza Bernardes.



15º

paulo rogerio barbosa

realmmente não tem o que fazer a cidade está mudando os seus abitos ,e uma outra geração ..e tudo muda e um ciclo que se renova na cidade ,mas mesmo assim não deixo de gostar e amar essa cidade que meu 2 filhos lindo e que amei muito .,uma pessoa muito especial a meão dos meus filhos .que estára para sempre no meu coração .saudade de vc .

14º

daniel afonso

A farmácia Pense Farma na rua Inácio Pereira dos Santos em Itapecerica da Serra teve suas faixas de estacionamento de Idoso, Deficiente e Normal (com alerta ligado) APAGADAS. Agora se você precisa parar na farmácia, precisa deixar seu carro longe ou procurar uma vaga com Zona Azul, que também não é perto. Instalou placas de Proibido Estacionar em frente à farmácia também. Parei hoje, e em menos de 30 segundos, uma "marronzinha" apareceu com o bloquinho em mãos, perguntando de quem era o veículo. Ao responder que era meu, ela disse que agora é proibido parar naquele local. Perguntei como fazer para estacionar na farmácia, e ela respondeu que não podia fazer nada; que sua função era solicitar a retirada imediata do veículo e que eu procurasse as autoridades competentes para esclarecer qualquer dúvida. Dúvida?? Não tenho dúvida. Tenho uma indignação pois, se tivesse um idoso no carro, ou um cadeirante, como resolveria? A proprietária da farmácia disse que já está perdendo fregueses e que a Prefeitura "prometeu" (como se fosse um favor) pintar uma faixa na rua ao lado, porém já tem mais de 30 dias e nada.

13º

Gisele Almeida

Falar que o trânsito está caótico por culpa do shopping é demais, o trânsito já está caótico no mínimo 3 a 4 anos atrás, o shopping de alguma forma está contribuindo para que haja melhorias e soluções estão sendo tomadas. Muitas coisas vão mudar ainda, bem ou mal a cidade está crescendo é isso é inevitável para uma cidade dormitório que está a poucos km da maior capital do país. Fato é, querer sossego, vai morar em algum lugar que tenha jeitinho de cidade pacata de interior, a solução é realmente se mudar para o interior, por que Itapecerica já deixou de ser a muitos anos.

12º

Vania

Esse acesso que fizeram antes do cruzeiro melhorou muito a situação, mas não foi nada bom pros moradores dali.. A rua que eles tem de passar está afundando, as casas trincando por causa dos carros de grande porte. A ideia é otima mass trouxe problemas para o povo dali.

11º

monike

Itapecerica sempre teve transito, nunca houve interesse em fazer mudança, não adianta colocar culpa no shopping.

10º

marcio modesto

ITAPECERICA PRECISA DE EMPREGOS PARA MÃES E PAIS DE FAMÍLIA QUE ACORDAM MUITAS VEZES 04H00/05H00 E GHEGAM 22H00/23H00 OU ATÉ MAIS TARDE DEIXANDO DE ESTAR COM SEUS FILHOS E DE CONSUMIR NA CIDADE . COM O SHOPPING MUITOS DESTES PAIS E MÃES VÃO PODER TRABALHAR AQUI, CONSUMIR AQUI , SE DEUS QUIZER TREINAR AQUI NA SPACE ( POR QUE NÃO VÃO FICAR HORAS PRESSOS NO TRÂNSITO DENTRO DE UM ÔNIBUS LOTADO )E PASSAR MAIS TEMPO COM SEUS ENTES QUERIDOS ! ALÉM DE TER UMA OPÇÃO DE LAZER ! E AS OBRAS PARA MELHORIA DO TRÂNSITO ESTÃO SENDO FEITAS ! A ÚNICA CRITÍCA QUE FAÇO É A RESPEITO DO PREÇO DO ESTACIONAMENTO R4$ 8,00 POR DUAS HORAS É UM ABSURDO, O ESTACIONAMENTO DO ITAPECERICA SHOPPING NÃO PODE CUSTAR MAIS CARO QUE O DO TABOÃO OU RAPOSO !

fabio

So aquele acesso que fizeram antes do Farol do hospital já melhorou e muito o trânsito da XV, quanto ao shopping achei bem legal, pras pessoas q reclamam de tudo poderia vir o Iguatemi pra ca q reclamariam do mesmo jeito.

motta

É incrível como tem pessoas que torcem para as coisas darem errado. A verdade é que a cidade está crescendo e não dá mais para sonharmos com uma cidadezinha do interior. Aqueles que reclamam, que se mudem, aqueles que querem melhorias que cobrem das autoridades, mas acima de tudo vamos torcer pelo mesmo objetivo que é o bem da nossa cidade. A prefeitura faz a parte dela e está fazendo, aqueles que reclamam, fazem o que, a não ser reclamar, critique, mas tragam idéias, soluções, porque reclamar é fácil e é coisa de quem não tem mais nada a fazer.

Rosi Ribeiro

Claro que ja vimos algumas obras equivocadas nesta cidade,mas neste momento as providencias tomadas ao meu ver são positivas e penso que é importante ver esta tentativa de melhorias no transito seria pior se ainda estivessem de braços cruzados como se o transito fluísse muito bem, o shopping pode sim causar um certo transtorno no transito mas é obvio que a cidade precisava desse espaço, alem de termos uma opção de lazer mais perto de todos ainda esta gerando emprego.(Só de não precisar atravessar a BR para ir ao shopping....). Também concordo que tem muita gente reclamando e por conta disso nem consegue ver o lado bom das iniciativas tomadas até o momento.

Morador

Concordo Plena mente com Fabiana guedes !!!! O povo que reclama, se não esta bom saiba votar da próxima vez...pelo meu ver mudanças estão sendo feitas e pra melhor com essa Administração.

fabiana guedes

Acho que o povo reclama muito, nada tá bom poxa antes não tinha nada reclamava agora que temos um shopping na cidade, um comércio grande, ruas mais favoravéis para circular na cidade..Só não trabalha quem não quer na cidade porque emprego tem e ref ao transito daqui a pouco já está todos acostumados e pelo menos estão tentando as mudanças.... melhor que ficar de braço cruzado.....

celso

Ao meu ver a principal mudança foi o ponto da plantita que foi desativado e dividido de maneira correta, outro ponto que se mantido pode ser positivo é uma coisa que eu já tinha pensado e me surpreendeu os agentes de transito colocando em pratica foi no farol do bandeira o transito que vinha da plantita e virava para a direita sentido estadio municipal ter um fluxo continuo e não tendo que parar no farol (so quando fosse para travessia de pedestres ai eles paravam) e essa atitude de controlar o transito dando fluidez a ele pelo menos nesse dia que passei por ali senti uma diferença como a anos nao sentia, se as outras mudanças feitas vão dar certo não sei mais essa se continuar sendo colocada em pratica dessa forma não tem como dar errado.

Morador

Quando o Transito já era caótico o povo reclamava do transito já cansei de ver filas de carro na XV de novembro e na entrada de Itap. da Serra Próximo ao Arco Iris......Agora colocar culpa no Shopping é fácil.....para de reclamar, um empreendimento que trará emprego e aumentará o movimento tanto nos comercio....povo nunca esta contente com nada..... depois reclama que a cidade não se desenvolve...

mika

A major Telles ta horrível, eu quase fui atropelada ali assim que fizeram a mudança, pois não tem guarda ali, semáforo de pedestre no cruzamento do bandeira é muito rápido, geralmente abre os carros ainda estão passando e já fecha, não dá tempo para pedestre atravessar.

GILBERTO MORAIS

Esquenta não jaja os responsáveis da pasta, digo secretário de trânsito e vereadores estarão colocando alguma pedra para fiscalizar e organizar o centro da cidade, ou quem sabe diminuir mais ainda a calçada de escolas para favorecer o mais novo empreendimento da cidade.Absurdo!

25/06/2017

Acidente entre ônibus e veículo partícular deixa trânsito lento na Régis

Um acidente na BR 116 sentido Embu das Artes, em frente ao AssaÍ Atacadista, envolvendo dois...

20/06/2017

19 pontos de ônibus vão ser trocados ou reformados em Taboão da Serra

Dezenove pontos de ônibus localizados em pontos estratégicos e de grande fluxo de passageiros...

19/06/2017

Jovens se envolvem mais em acidentes graves no trânsito

Segundo dados do INFOSIGA SP do mês de maio, feito pelo Movimento Paulista de Segurança no...

13/06/2017

Programa Mais Asfalto quer acabar com buracos e melhorar qualidade do asfalto

Há anos a má qualidade do asfalto das ruas de Embu das Artes é um dos principais problemas...

06/06/2017

Caminhão que transportava álcool tomba no Rodoanel e deixa trânsito lento

Dois caminhões se envolveram em um acidente no fim da manhã desta terça-feira (06), no Rodoanel...

30/05/2017

Avança Projeto de Lei que proíbe radares móveis em rodovias

A Comissão de Viação e Transportes (CVT) da Câmara dos Deputados em Brasília (DF) deu parecer...

29/05/2017

Acidente com um vítima fatal travou o trânsito na Régis Bittencourt em Taboão

Uma pessoa morreu por conta de um acidente grave envolvendo 5 veúlos no começo da noite deste...

25/05/2017

ANTT aprovou projeto do retorno na Régis para atender Taboão da  Embu

A Autopista Régis Bittencourt informou por meio de nota enviada à reportagem do Jornal na Net...

25/05/2017

Taboão inaugura Serviço de Acolhimento para Crianças e Adolescentes

O Dia Nacional da Adoção, celebrado nesta quinta-feira, 25, foi marcado em Taboão da Serra, pela...

24/05/2017

Vereadores cobram Bombeiros sobre AVCB do Pátio de Embu das Artes

Vereadores de Embu das Artes aprovaram durante a última sessão Legislativa um ofício ao Corpo de...

25/06/2017

Quentão do Taboão começa na sexta e promete agitar finais de semana

A esperada Arena Multiuso de Taboão da Serra vai ser aberta ao público nesta sexta-feira, 30,...

25/06/2017

Polícia de Campinas apreende 2 toneladas de maconha que vinha para Embu

25/06/2017

Hugo Prado viabiliza parceria e traz cursos superiores da UniVesp para Embu

O desemprego crescente em Embu e a falta de mão-de-obra qualificada ampliam a necessidade de...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.