Faltam quase 7 mil eleitores para Taboão ter 2º turno em eleição municipal

Por Sandra Pereira | 23/10/2013

Faltam apenas 6.819 eleitores para Taboão da Serra alcançar a marca de 200 mil votantes e passar a ter segundo turno nas eleições municipais. O número considerado pequeno aumenta a expectativa de que a cidade já tenha segundo turno a partir da eleição municipal de 2016. Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apontam que as duas zonas eleitorais do município têm juntas 193.181 eleitores até o mês de setembro.

Na 324ª Zona Eleitoral até  setembro desse ano havia 86.181 eleitores inscritos. Já a 416 ª Zona eleitoral tem registrado 107 mil eleitores. Na 324ª a média diária de eleitores interessados em tirar o título chega a 40 pessoas, mas segundo os servidores que trabalham no local com a proximidade das eleições a demanda cresce consideravelmente. 

“Estamos em horário diferenciado para atender ao jovem eleitor. Recebemos em média 40 pessoas por dia. Ainda não dá pra afirmar que teremos segundo turno já na próxima eleição, mas essa é uma possibilidade que deve ser considerada”, explica Manoel Sanches Pontal, chefe de cartório da 324ª Zona eleitoral de Taboão da Serra.

Jovem Eleitor

Até o final dessa semana os cartórios eleitorais das cidades de Taboão da Serra, Embu das Artes e Itapecerica funcionam em horário ampliado das 9 às 18 horas  com a finalidade de atender os jovens de 15 anos que completarão 16 anos até o dia 5 de outubro de 2014, data do primeiro turno das próximas eleições. Para retirar a primeira via do título de eleitor os jovens devem se dirigir aos cartórios eleitorais levando o documento de identidade e comprovante de residência. A Constituição Federal, em seu artigo 14, prevê o voto facultativo aos jovens que tenham 16 anos completos no dia do pleito.

 Nas eleições municipais de 2012, mais de 2,9 milhões de eleitores na faixa de 16 e 17 anos puderam votar prefeito e vereador. Com o objetivo de aumentar a participação desses adolescentes no processo eleitoral, incentivando-os a procurar um cartório eleitoral e tirar seu título, o TSE lançou na última semana a Campanha do Jovem Eleitor, que tem como mote a frase “Eu me represento: eu voto” e como slogan “Vem para a urna”.

A campanha está sendo veiculada nas emissoras de rádio e TV de todo o país e por meio de cartazes distribuídos pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs). Para complementar as ações da campanha, está acontecendo desde esta segunda-feira (21) e até esta sexta (25) a Semana do Jovem Eleitor, com a participação dos TREs, por meio da realização de seminários, palestras em escolas, atendimentos itinerantes e distribuição de material gráfico.

Comentários