UBS São Marcos contra o câncer de mama e à favor da auto estima

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 23/10/2013

Na última sexta (18/10) a equipe da Unidade Básica de Saúde São Marcos realizou atividades relacionadas ao Outubro Rosa, movimento de luta contra o câncer de mama. Na parte da manhã, um grupo de aproximadamente 60 mulheres caminhou da UBS São Marcos até o 1º Distrito Policial de Embu. Durante o trajeto, as participantes, que seguravam cartazes e balões rosa, simulavam o auto exame de mamas para incentivar as mulheres.

“Uma prima minha morreu de câncer de mama. Sei que isso me coloca no grupo de risco”, contou Irene Helena da Silva, do Jd. São Marcos, que disse fazer sempre o auto exame e a mamografia. “Assim fico mais tranqüila.”

Havia apenas dois homens no grupo, o que chamava atenção. “Muitos não sabem, mas o câncer de mama também pode atingir os homens. É difícil, mas pode acontecer. Minha mulher me chamou para participar e vim na hora”, disse José Antônio, que estava acompanhado do amigo Adailton Rodrigues. Ambos são moradores do bairro.

A gerente da unidade, Pâmela Ferreira da Costa pensou, com sua equipe, em diversas atividades para que o evento não passasse em branco. “A luta tem que começar aqui na UBS. Conseguimos alcançar nosso objetivo: divulgar a importância de se cuidar”, falou.

No período da tarde, outras 60 mulheres participaram de sessão de maquiagem com equipe da Avon. O pessoal da Associação do Jd. São Marcos fez corte de cabelo e pintura de unhas. Foram sorteadas quatro sessões de limpeza de pele com uma voluntária representante da Mary Kay. Além disso, uma agente de saúde fez massagem nos participantes. A UBS também sorteou muitos brindes.

Segundo a gerente, aconteceu um fato marcante durante o evento: uma senhora, que há 7 anos não saía de casa, compareceu à UBS após ser convencida por uma psicóloga e uma agente de saúde. Ela tirou a sobrancelha, fez maquiagem e ainda foi contemplada com um brinde. “Foi para casa com uma alegria estampada no rosto que me marcou bastante”, falou Pâmela.

AS ações pelo Outubro Rosa acontecem em toda a rede durante todo o mês. Informe-se na sua Unidade de Saúde.

UBS São Marcos

Rua Augusto Almeida Batista, 350

Sandra Martins

Comentários