Prefeitura abre mais de 700 vagas no Ensino Infantil

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 21/10/2013

Uma medida simples possibilitou a criação de mais de 700 vagas, para o próximo ano letivo, na Educação Infantil de Taboão da Serra. A Prefeitura alterou a data para o ingresso na Educação Fundamental de 31 de março para 30 de junho. Isso significa que as crianças que completarão seis anos até o dia 30 junho de 2014 serão matriculadas no primeiro ano do Ensino Fundamental e não no Jardim II.

Esta alteração beneficiará diretamente 742 crianças que hoje estão matriculadas no Jardim I. “Estes alunos que, nasceram neste período de abril a junho, antes estavam ‘impedidos’ de estudar, mas agora ganharão um ano de vida escolar” – conta João Medeiros, secretário de Educação, Ciência e Tecnologia. 

“Por outro lado, conseguiremos atender nesta mesma quantidade de vagas crianças que estão fora da escola” – completa.

A decisão foi apresentada aos vereadores pelo secretário da pasta, em reunião realizada na ultima semana. Para o prefeito Fernando Fernandes, a medida é fruto do empenho da atual administração. 

“Educação de qualidade é um direito de todos. Por isso estamos empenhados em garantir este direito através de locais apropriados, com o uso de material didático e pedagógico adequado, uniformes, e principalmente ter professores capacitados e motivados” – afirma Fernando Fernandes.

Na EMI Bidu, no Jardim Freitas Júnior, 35 alunos se enquadraram na nova regra para matrícula. Segundo a diretora da escola, Silmara Almeida Nunes, foi realizada reunião com os pais para explicar a mudança e, na ocasião, eles puderam escolher qual escola os filhos estudarão no próximo ano.

A diretora acredita que todos os alunos estão capacitados a ingressar no primeiro ano do Ensino Fundamental. “Sempre desenvolvemos projetos que englobam toda a escola, desde o mini maternal até o Jardim II. Creio que as crianças não vão sentir tanta dificuldade, uma vez que elas tiveram contato com todo o desenvolvimento da Educação Infantil, como o alfabeto, números, nomes, além do contato com a leitura e com a escrita” – conta. “Vale lembrar que algumas crianças ingressam no primeiro ano sem nunca ter frequentado uma escola” – completa. 

Novos alunos 

Pais cujos filhos completaram seis anos até 30 de junho, e que estão fora da rede de ensino, podem comparecer a escola mais próxima de casa e inscrever a criança no Ensino Fundamental. Após a inscrição, a escola informará o dia e o horário para efetuar a matrícula e realizar a entrega da documentação.

As inscrições para o Ensino Infantil permanecem da mesma maneira: os pais devem comparecer em alguma escola da rede e sugerir três escolas onde gostariam que os filhos estudassem. Quando surgir a vaga a família será comunicada e a matrícula efetuada.

Por Vera Sampaio 

Comentários