Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Ministro Padilha convida Chico Brito para equipe de construção do Plano de Governo para o Estado de São Paulo

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 17/10/2013

chico1_2

DivulgaçãoChico Brito é convidado para integrar Plano de Governo de Alexandre Padilha, aos eleitores na campanha eleitoral de 2014

O prefeito Chico Brito, de Embu das Artes, tem um novo desafio: ele fará parte do grupo que irá elaborar o Plano de Governo que Alexandre Padilha apresentará aos eleitores na campanha eleitoral de 2014 ao governo do Estado de São Paulo. É a primeira vez que o Partido dos Trabalhadores (PT) de Embu das Artes integra a equipe de coordenação da campanha de um candidato majoritário.

O convite a Chico Brito foi feito pelo próprio ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e pelos presidentes nacional e estadual do PT, Rui Falcão e Edinho Araújo, respectivamente. O êxito do prefeito na implantação de políticas públicas no município de Embu das Artes, que fica na região metropolitana de São Paulo, e seu conhecimento na implantação de ações regionais foram fatores primordiais para o convite. Formado pela USP, a história do sociólogo está ligada aos movimentos sociais, à valorização da cidadania e à participação democrática na gestão pública.


Articulador pragmático e gestor competente, Chico Brito tem sido referência na sua segunda gestão como presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê (CBH-AT) e do Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo (Conisud). Chico Brito também é vice-presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) para Assuntos para Consórcios Públicos e diretor do Observatório dos Consórcios Públicos e do Federalismo (OCPF), fruto de uma parceria da Caixa Econômica Federal com a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), da ONU.

Chico Brito é, ainda, membro do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de São Paulo, presidido pelo prefeito Fernando Haddad, e secretário da Associação dos Municípios Mineradores do Estado de São Paulo (Ammesp), entidade que atua na defesa dos interesses dos municípios que possuem áreas de exploração mineradora. Embu das Artes possui uma extensa área de extração de rocha.

Trajetória de sucesso

Sociólogo, Chico Brito tem 46 anos e concorreu à sua primeira eleição, em 2006, conquistando o cargo de 1º suplente de deputado estadual com 52.854 votos. Em 2008, venceu as eleições para prefeito de Embu das Artes com 72.723 votos (59,57% dos votos válidos), dando continuidade e avançando no projeto político implantado pelo PT desde 2001. Chico Brito foi reeleito em 2012, com 80.541 votos, 65,85% dos votos válidos do município.

Durante sua primeira gestão, foram elaborados mais de 200 projetos para os quais ele buscou recursos fora do município. Sua articulação com o Governo Federal trouxe para a cidade mais de R$ 130 milhões em recursos por meio de convênios e emendas parlamentares para a realização de todo tipo de projeto, da compra das lousas digitais à implantação do campus da Universidade Federal (Unifesp) em Embu das Artes. Ninguém nunca imaginou, por exemplo, que Embu das Artes teria um restaurante popular, que serve 1.300 refeições diárias a R$ 3.

Governo com diretrizes consolidadas

Toda ação do executivo municipal de Embu das Artes está baseada em diretrizes assim definidas: Inclusão Social e Cidadã, Desenvolvimento Sustentável, Cidade Bonita, Organizada e Segura, Modernização e Eficiência Administrativa, Gestão Democrática e Administrativa.

Durante sua gestão, Chico Brito consolidou as marcas Inclusão Social, através da construção e funcionamento do 1º Restaurante Popular da cidade; Gestão Democrática, com o plebiscito que oficializou o nome Embu das Artes e Modernização Administrativa, por meio da criação da previdência municipal, uma tendência em todo mundo.
Também é destaque da sua administração, a revisão do Plano Diretor, a construção da primeira rodoviária da região, a implantação de 12 academias públicas de ginástica e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). 

21/04/2018

Governo diz que terá de adiar reajuste de servidor para fechar contas em 2019

Para tentar impedir a paralisação da máquina administrativa e dos investimentos públicos no ano...

21/04/2018

Vereador Marcos Paulo elogia atuação da GCM em Taboão da Serra

O vereador Marcos Paulo vem usando a tribuna da Câmara Municipal para elogiar o trabalho...

21/04/2018

Câmara Municipal aprova título de Cidadão Taboanense para o padre Weliton Angeli

Na sessão da última terça-feira, dia 17, os vereadores de Taboão da Serra aprovaram por...

21/04/2018

Presidente Joice Silva e as vereadoras Priscila e Rita receberam prêmio

A presidente da Câmara de Taboão da Serra, Joice Silva e as vereadoras Priscila Sampaio e Rita...

20/04/2018

Prefeito Fernando firma parceria com MP para implantação da Patrulha Guardiã

O prefeito Fernando Fernandes assinou na quinta-feira (3), o Termo de Cooperação com o...

20/04/2018

Anderson Nóbrega é nomeado novo secretário de esportes em Embu das Artes

Na tarde da última quinta-feira (19), em Embu das Artes, o prefeito Ney Santos nomeou Anderson...

18/04/2018

Senado aprova projeto que obriga escolas a combaterem bullying

O Senado aprovou, nesta terça-feira (17), o projeto que obriga as escolas a desestimularem seus...

17/04/2018

Após revisão, governo anuncia cancelamento de 422 mil benefícios sociais

Após um trabalho de revisão de benefícios sociais concedidos pelo governo federal, 422 mil serão...

14/04/2018

Câmara Municipal entrega título de Cidadão Taboanense ao padre Kirano

No último domingo, dia 8, a Câmara Municipal de Taboão da Serra entregou o título de Cidadão...

12/04/2018

4º Encontro de Autismo reuniu quase mil pessoas no Cemur, em Taboão

Quase mil pessoas participaram do 4º Encontro de Autismo de Taboão de Serra, realizado no...

21/04/2018

Febre amarela continua se expandindo pelo país

Embora os casos confirmados de febre amarela tenham diminuído no Brasil nas últimas três...

21/04/2018

Candidatos desempregados aceitariam ganhar menos que no emprego anterior

Pesquisa divulgada pela Robert Half, empresa de recrutamento e seleção, mostra que 70% dos...

21/04/2018

Governo diz que terá de adiar reajuste de servidor para fechar contas em 2019

Para tentar impedir a paralisação da máquina administrativa e dos investimentos públicos no ano...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.