Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Presidente da Câmara de Taboão prega unidade na luta pelo retorno no km 276

Por Sandra Pereira | 16/10/2013

1111

Sandra PereiraApós reunião com prefeito de Embu, Eduardo Nóbrega, disse ter compreendido a necessidade de unificar discurso sobre viaduto para fortalecer a reivindicação 

Desde que se reuniu com o prefeito Chico Brito para o que chamou de “unificar o discurso” a respeito da construção do viaduto na Régis Bittencourt, na altura do km 276, o presidente da Câmara Municipal de Taboão da Serra, Eduardo Nóbrega, mudou de postura. As já habituais críticas desferidas por ele ao prefeito da cidade vizinha cederam espaço a elogios e “reconhecimento” da sua capacidade política.  Nóbrega disse que durante a conversa compreendeu a postura de Chico e Brito bem como a proposta dele de lutar pelos dois dispositivos de retorno, e se for preciso optar por apenas um, escolherá o de Taboão da Serra. Também causou surpresa entre os participantes da sessão desta terça-feira, 15, o discurso duro do presidente do Legislativo contra o governador Geraldo Alckmin, a quem chegou a chamar de picolé de Chuchu. 

A construção do retorno no km 276 será novamente debatida nesta quarta-feira, dia 16, por comitiva de integrantes do Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo (Conisud) na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em Brasília.  Será a primeira vez desde que se iniciou a discussão sobre o retorno que há quase uma década que a ANTT vai ouvir representantes da região sobre o tema. O  viaduto no 276 tem sido pauta recorrente no cenário político de Taboão em razão dos transtornos enfrentados na mobilidade urbana. 

 “A construção desse retorno já havia na Câmara passada. Agora ela foi retomada. Até iniciamos uma aparente divergência e discussão entre a cidade de Taboão da Serra e  o argumento do prefeito de Embu. Na segunda-feira fui recebido pelo prefeito de forma muito cortês, conversamos por quase duas horas e entendemos a necessidade de ter um discurso único para a região. Mas como o prefeito já tinha dito antes vamos lutar pelos dois anos, mas se tiver que optar por uma alça vamos optar pela alça do povo que é a do 276”, disse o presidente.

Ele observou que mais do que encerrar as “divergências” a região se fortalece para lutar pela implantação do viaduto na BR. Eduardo Nóbrega ressaltou que a luta é suprapartidária e conta com a representatividade dos oito prefeitos que integram o Conisud. 

Após o retorno da comitiva do Conisud à Brasília os integrantes do consórcio se reúnem na Câmara de Taboão da Serra na quinta feira, dia 17, às 16h, com a presença de prefeitos e vereadores para anunciar o resultado da ida à Brasília. A novidade é que a reunião vai contar com  a participação de integrantes da ANTT e a expectativa é de que durante a mesma seja anunciada a realização da obra. Será a primeira vez nos últimos anos que o Conisud realiza reunião em Taboão da Serra. 

“Como presidente da Câmara de Taboão da Serra cedi a Casa para realizar essa reunião que é importante para unificar a região e levar as demandas ao governo federal e para que a população tenha a certeza de que a classe política está unida na luta pelo retorno”, afirmou.

As declarações do presidente foram feitas na sessão desta terça-feira, 15, na qual os vereadores não aprovaram nenhum projeto, requerimento ou indicação. Os trabalhos na Casa se resumiram à discussão de temas genéricos como o retorno, a promessa de construção da alça de saída do shopping Taboão para Embu das Artes, o protesto contra o Poupatempo na Luiz Gonzaga, as mudanças na praça Nicola Vivilechio, as mudanças partidárias entre os vereadores,  felicitações pela passagem do Dia do Professor, entre outros. 

Atualização de informação

A reunião do Conisud desta quinta-feira, prevista para ocorrer na Câmara de Taboão da Serra foi transferida para a Câmara de Embu das Artes as 16 horas. 


27/04/2017

Justiça concede liminar para tentar barrar greve geral em ônibus e metrô

Numa tentativa clara de barrar a greve geral contra as reformas da Previdência e Trabalhista,...

27/04/2017

Câmara aprova proposta de reforma trabalhista; texto segue para o Senado

Após quase 14 horas de sessão, a Câmara dos Deputados concluiu, na madrugada desta quinta-feira...

26/04/2017

Vereadora Priscila Sampaio fará pedágio contra o jogo Baleia Azul em Taboão

Preocupada com a disseminação do trágico jogo virtual baleia azul, que já levou vários...

26/04/2017

Vereadores de Taboão aprovam regulamentação do uso da sede da Câmara Municipal

Os vereadores de Taboão da Serra aprovaram por unanimidade na sessão desta terça-feira, 25,...

26/04/2017

Senado aprova em 1º turno fim do foro privilegiado de políticos e autoridades

Senado aprovou nesta quarta-feira (26), em primeiro turno, a proposta de emenda à Constituição...

26/04/2017

Temer decide cortar ponto de servidores que entrarem em greve

O presidente Michel Temer decidiu que cortará o salário dos servidores que participarem da greve...

25/04/2017

Bom Prato de Taboão começa a funcionar nesta quarta (26) com almoço a R$ 1,00

O prefeito de Taboão da Serra, Fernandes Fernandes Filho, anunciou no começo da noite desta...

22/04/2017

Taboãoprev presta contas de 2016 em audiência da Comissão de Finanças da Câmara

A Autarquia Previdenciária do Município de Taboão da Serra (Taboãoprev) realizou prestação de...

28/04/2017

Manifestantes fecham Régis param a região por causa da greve geral

A greve geral deflagrada em protesto contra as reformas da previdência e trabalhista...

28/04/2017

Ônibus intermunicipais param em adesão a greve geral contra as reformas de Temer

Os moradores de Taboão da Serra, Embu das Artes e Itapecerica da Serra que utilizam o transporte...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.