Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Transporte e Trânsito

Itapecerica reabre Major Telles e “inaugura” acesso ao Parque Paraíso

Por | 14/10/2013

acesso

Karen SantiagoAcesso ao Parque Paraíso deve ser "inaugurado" nesta semana

O trânsito central de Itapecerica da Serra passa por mais três alterações no início desta semana. A avenida Major Telles será reaberta (do centro ao bairro) até o trecho que compreende a rua Victor Manzini, que se tornou mão dupla. No farol do Bandeira ao invés dos motoristas precisarem entrar a direita e dar a volta pela Praça Belchior de Pontes, a fim de acessarem ao centro pela rua Henrique Soter Fernandes, agora podem cortar caminho direto pela avenida Major Telles, a inversão de mão aconteceu na manhã desta segunda-feira (14). Veja no mapa do google mapas. Outra novidade é a abertura da rua Ary Batalha, na Rodovia Salvador de Leone. O acesso de 30 metros e já recapeado levará os motoristas até a avenida Nove de Julho no bairro Parque Paraíso.

As alterações têm caráter experimental, segundo o secretário de Trânsito, Transporte e Segurança, Cleber Bernardes em entrevista exclusiva ao Jornal na Net, na manhã desta segunda-feira, dia 14 de outubro. Segundo ele, o objetivo é garantir a fluidez no tráfego “para que o trânsito da cidade não fique mais exaustivo e caótico” e ainda aliviar o impacto com a inauguração do Itapecerica Shopping, previsto para o dia 22 de outubro. Ele esclareceu que novos testes serão feitos na avenida Major Telles e que em nenhum momento, ele ou o prefeito Amarildo Gonçalves, o Chuvisco voltaram atrás da decisão de torná-la um calçadão.

“O que aconteceu é que a primeira mudança desagrou alguns comerciantes, mas por outro lado, motoristas informaram que o trânsito fluiu bastante. Como a ideia não é de forma alguma prejudicar ninguém e nem o gerador de emprego que é o comerciante e sim zelar pelo interesse e bem comum de todos: abrimos a Major Telles para o consumidor. O trânsito de passagem continua de acordo com as alterações que já foram feitas”, explicou. Veja as alterações aqui.

cleber

Cleber anuncia alterações ao Jornal 


De acordo com Bernardes as ruas do centro serão destinadas apenas para o trânsito de passagem. “Acredito que essas alterações vão dar outra cara para o trânsito da cidade. Acabar é difícil, mas temos que tentar desenvolver dispositivos para melhorá-lo”, afirmou.

O secretário avaliou as mudanças anteriores como positivas. “Encontramos certa resistência, não de disputa dos comerciantes da Major Telles. O usuário de trânsito tem elogiado bastante”, disse. Ele afirmou que não haverá mais mudanças, talvez alterações. Também recebeu elogios as alterações dos pontos de ônibus das linhas que cruzam o farol do Bandeira. 

“Para os usuários foi de suma importância, porque formava uma caixa de trânsito grande ali no Bandeira. Conversando com usuários e estudantes. Eles afirmavam que depois de pegar o ônibus ficavam mais 10, 20 minutos parados no ponto. Eles entenderam que foi melhor”, pontuou.

Em relação à carga e descarga dos comércios, Cleber afirmou que pretende regularizar. Ele pediu a colaboração dos comerciantes e disse que não quer tomar medidas autoritárias, por isso quer ouvir a opinião deles. “Mesmo que seja os caminhões VUC 's não dá pra deixar aleatoriamente os horários de carga e descarga no centro expandido. Precisa ter horário específico”, observou.

Bernardes também comentou sobre as multas aplicadas em motoristas após as mudanças. Ele disse que não é multado porque existe essa orientação, mas sim por ter desrespeitado a lei de trânsito. “Ninguém é multado a toa. As mudanças são orientadas pelos agentes e também por placas. Teve agente que quase foi atropelado”, finalizou.

Visual dos pontos

O secretário, Cleber Bernardes adiantou à reportagem que estuda projeto em parceria com uma empresa, ainda não divulgada, sem custos para a prefeitura, a fim de melhorar o visual dos pontos de ônibus da cidade, mantendo o mesmo padrão. “Esteticamente, ele ficaria mais limpo, colorido, iluminado e teria vidros transparentes”, contou. O projeto piloto deve ser feito no centro em breve, segundo ele.

Comentários

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.