Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Saúde

Campanha Outubro Rosa é aberta em Taboão da Serra

Por Anderson Dias | 10/10/2013

cemur450

Anderson DiasHoje durante o lançamento da campanha, mulheres taboanenses já puderam realizar no local o agendamento do exame de mamografia (exame feito por diagnóstico de imagem através de raio-x, que detecta por meio de radiografias n

A Secretaria de Saúde de Taboão da Serra, abriu hoje o calendário oficial intitulado como Outubro Rosa (uma referência a conscientização de prevenção do câncer de mama), o lançamento ocorreu no CEMUR (Centro Cultural e de Lazer Carlos Drummond de Andrade), a população pôde acompanhar a palestra inaugural, que foi ministrada pela mastologista Doutora Stana George Grosso. “Há 2 anos acompanho a palestra feita no Taboão, mas acho que as mulheres devem participar mais, é muito importante”, disse Magali Marques.

Hoje durante o lançamento da campanha, mulheres taboanenses já puderam realizar no local o agendamento do exame de mamografia (exame feito por diagnóstico de imagem através de raio-x, que detecta por meio de radiografias nódulos, ainda que eles não possam ser percebidos). “É muito importante o toque, a prevenção através de consultas, por isso sempre faço minhas consultas de rotina”, afirmou Daniela Prada.

O câncer de mama, segundo o Inca (Instituto Nacional de Câncer), é o segundo tipo mais comum entre as mulheres no mundo. Aqui no Brasil, este tipo de câncer, na maioria das vezes é descoberto muito tarde, e as taxas de mortalidade desta doença ainda é muito alta, segundo o instituto. Em todo o mundo, após cinco anos da doença a chance de vida é de 61%. “Eu faço anualmente os exames, e sempre que posso participo do Outubro Rosa”, disse Ana Julia.

“As palestras são essenciais para toda a população, principalmente as mulheres que muitas vezes deixam de ir ao médico por medo”, disse Gabriela Rodrigues.

As palestras que serão apresentadas durante alguns sábados, nos postos de saúde faz parte da campanha Outubro Rosa, conhecida em vários países, e também aderida por Taboão da Serra, desde 2010, para conscientizar principalmente as mulheres em relação à prevenção, de um dos maiores causadores de morte entre as mulheres no mundo, o câncer de mama. A campanha já existe há 11 anos, e surgiu na Califórnia, nos Estados Unidos.

Comentários

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.