Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Professor Cagnin morre vítima de infarto em Embu das Artes

Por Sandra Pereira | 9/10/2013

canin

Alexandre OliveiraCorpo do professor será enterrado nesta quinta-feira, 10, no cemitério da Paz, no Morumbi

O professor e ambientalista Antonio Luiz Cagnin, 84 anos, faleceu na manhã desta quarta-feira (9) de um infarto fulminante quando participava de uma reunião na UBS do bairro de Itatuba, região periférica  de Embu das Artes. Segundo informações do site Linhas Populares, o professor Cagnin estava bem até se emocionar durante o encontro, tendo um mal súbito. Apesar das tentativas de reanimá-lo, ele não resistiu e faleceu.  O corpo do professor será enterrado nesta quinta-feira, 10, no cemitério da Paz, no Morumbi (SP).

O professor Cagnin foi um defensor convicto da preservação do meio ambiente de Embu das Artes. Como acadêmico Antonio Luiz Cagnin foi graduado pela Faculdade Salesiana de Filosofia Ciências e Letras de Lorena (1958), mestrado pela Universidade de São Paulo (1974) e doutorado pela Universidade de São Paulo (1980). O ilustre morador de Embu das Artes foi um dos pioneiros no estudo  sobre desenhos infantis (quadrinhos) no Brasil. Cagnin foi pesquisador do patrono dos quadrinhos tupiniquins, Angelo Agostini.

Natural de Araras, nasceu em 13 de junho de 1930, data essa que era pouco mencionada por ele, que um dia brincou em uma de suas raras entrevistas (Site: Bigorna): “Estou, como dizem os romanos, “fazendo os 81“, com os 80 já completos e passados. Fui batizado com o nome de Antônio por ter nascido em junho, dia de Santo Antônio, no dia 13, sexta-feira, quase às 13 horas, na cidade de Araras, uma cidadezinha do interior, a mais “bonita do ramal” da Paulista, diziam naquela época”. 

Respeitado por todos em Embu das Artes, Professor Cagnin foi Assessor de Educação na gestão do ex-prefeito, Nivaldo Orlandi, em 1983 e, segundo fontes, também teve importantes atuações nos governos municipais de Geraldo Puccini (1993 – 1996) e Geraldo Cruz (1° gestão: 2000 – 2004). Cagnin também atuou para a formação de importantes entidades de proteção ambiental. Ele foi diretor e fundador da entidade ambientalista Ibioca Nossa Casa na Terra e participou ativamente do Conselho do Meio Ambiente na cidade. 

Aposentado pela Universidade de São Paulo (USP), Antonio Luiz Cagnin foi condecorado em 2008 com o prêmio Ângelo Agostini, uma das mais tradicionais premiações de arte seqüencial realizada no Brasil. Criado e organizado pela Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo (AQC – ESP), o Prêmio tem como objetivo “o resgate e a referência aos grandes artistas do quadrinho nacional”.

Informações do Site Linhas Populares 


nilton Francisco Alves

Amem

Nilton Francisco Alve

O Meio Ambiente Está Desfalcado Nossa história não é feita por homens no sentido amplo da palavra, mas sim por aqueles que com esmero e grandeza, dedicam suas vidas por um bem comum, e social. Recentemente perdemos uma dessas preciosidades. Falo aqui, do nosso saudoso Prf. Dr. Cagnin, que se desencarnou em 09/10/2013, 05h25. Uso o termo desencarnar, porque seres de sua grandeza não morrem, ao contrário, se perpetuam por intermédio de seus atos e ações. O nosso, simplesmente Cagnin, foi sem dúvida um espírito de luz encarnado entre nós, que tive o prazer de conhecer com sua labuta despida da matéria que tanto aniquila o homem, um ser lutador, defensor do maior bem físico que o homem pode ter: A Natureza. Gagnin, além de seu trabalho árduo como professor por décadas, foi um homem antenado e preocupado com nossa cultura, e ainda teve tempo e energia suficientes pra dedicar até seus últimos dias de vida, no combate contra a degradação do meio ambiente. O município de Embu das Artes não será mais o mesmo após a perca desse grande cidadão. A cultura, história, e as artes estão de luto. Ainda que muitos que ai estão não concordem com minhas palavras. O próximo 18/07 (dia da fundação de M’bo-í), não será o mesmo. Cagnin, que tanto lutou pela cultura embuense; que relutou pelo resgate histórico das Artes do Embu que sempre foi das Artes; que tive o privilégio de vê-lo com fôlego de menino, não será esquecido jamais. Seu nome não se perpetuará apenas numa placa indicativa de um logradouro, ou repartição pública, como é de costume se fazer com muitos desses vultos. A luta, a luta Gagniense continua... Pois está com todos aqueles que defendiam seus ideais. Tin Tin Alves Nilton Francisco Alves tintinalves@ig.com.br

16/08/2017

Taboão da Serra intensifica ações de combate ao trabalho infantil

O combate à exploração do trabalho infantil tem sido uma das bandeiras defendidas pela...

15/08/2017

Vereadores fazem doação de agasalhos arrecadados na Câmara ao Centro POP

A Câmara Municipal de Taboão da Serra aderiu à campanha do agasalho e arrecadou mais de 500...

15/08/2017

Prefeitura de Taboão abre processo seletivo para contratar agentes de saúde

A Prefeitura de Taboão da Serra vai abrir processo seletivo para contratação de 56 Agentes...

13/08/2017

Vereador Allan Dias diz que prédio abandonado da DERSA serve a usuários de droga

Há tempos o prédio da SPMAR/DERSA no jardim Santa Mônica, em Itapecerica da Serra, está trazendo...

11/08/2017

Justiça extingue Ação Popular contra a Taxa do Lixo de Embu das Artes

A Justiça de Embu das Artes recusou e extinguiu pedido de abertura de Ação Popular conta a Taxa...

11/08/2017

Sabesp recomenda economia de água em Taboão da Serra, Cotia e Embu das Artes

A Sabesp realiza na noite desta quinta-feira (10 de agosto) reparo na estação elevatória de água...

10/08/2017

Prefeitura de Taboão oferece anistia em juros e multas para pagamento de imposto

Os moradores de Taboão da Serra, que estão em dívida com a Prefeitura, terão a oportunidade de...

08/08/2017

Jovens que morreram em acidente no fim de semana eram de Taboão e Embu

Famílias de Taboão da Serra e Embu das Artes estão de luto pela morte trágica de três jovens num...

06/08/2017

McDonald’s reinaugura loja tradicional em São Paulo

Embalada como uma bela encomenda: foi assim que uma das filiais mais tradicionais da franquia...

06/08/2017

Taboão comemora 11 anos da Lei Maria da Penha com evento no Cemur

Taboão da Serra comemora os 11 anos da Lei Maria da Penha com evento no Cemur, a partir das 8h30...

17/08/2017

Creche no Santa Tereza foi roubada 8 vezes esse ano

Pela oitava vez consecutiva, somente esse ano, bandidos invadiram a creche municipal Maria...

16/08/2017

Taboão recebe espetáculo “O Alienista” hoje no CEMUR

16/08/2017

Atuação em eventos fortalece Coleta Seletiva de Itapecerica da Serra

Com o objetivo de reforçar o importante trabalho de Coleta Seletiva em Itapecerica da Serra, a...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.