Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Transporte e Trânsito

Após dez horas chega ao fim greve dos motoristas da Pirajussara

Por | 8/10/2013

onibus1

Karen SantiagoÔnibus voltaram a circular na tarde desta terça, dia 8

Encerrou após cerca de dez horas a greve dos motoristas de ônibus da Viação Pirajuçara, que atende as cidades de Taboão, Embu das Artes e Itapecerica da Serra. Os motoristas voltaram a trabalhar logo depois de uma reunião entre a empresa e o sindicato da categoria, segundo informou a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU). Em média 170 passageiros ficaram horas esperando pelos ônibus e grande parte deles, não foi trabalhar ou estudar nesta terça-feira, dia 8. Os pontos ficaram lotados e a espera pelo coletivo chegou a ser até de três horas. Matéria completa aqui.

Vazios e em alta velocidade. Foi dessa maneira que a reportagem do Jornal na Net flagrou os ônibus no período da tarde. Após as negociações, a Intervias solicitou que empresas que operam linhas com trajetos similares aumentassem a oferta de viagens para minimizar os transtornos provocados pelo protesto, porém muitos dos coletivos acabavam não parando nos pontos, deixando muitos dos passageiros para trás - sem o transporte.

A greve de mais de 600 ônibus de 31 linhas iniciou às 4h30. Um ônibus com um dos pneus esvaziados ficou atravessado em frente à porta da garagem em Embu das Artes e nenhum veículo conseguiu sair. Os funcionários cruzaram os braços a fim de reivindicar seus direitos como melhores condições de trabalho, aumento em 50% das horas extras trabalhadas, férias, 13º salário a contar do período trabalhado, não em 7h33 como atualmente, cumprimento da CLT e participação na PRL (Participação nos Lucros e Resultados).

São recorrentes as queixas de funcionários da empresa que alegam excessiva pressão, perseguição disciplinar, dupla função cobrador e motorista, falta de condições de trabalho entre outros.

Segundo a EMTU, a Viação Pirajussara compõe o Consórcio Intervias e opera 274 ônibus de 31 linhas. Em média, a companhia realiza o transporte de 170 mil passageiros diariamente. 

Comentários

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.