Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Esporte

Pichações ameaçam patrimônio público em Taboão da Serra

Por Anderson Dias | 7/10/2013

piingpong450

Anderson Diasnem mesmo a biblioteca municipal da cidade foi poupada das pichações

O vandalismo continua a mostrar sua face em Taboão da Serra, dessa vez nem mesmo a biblioteca municipal da cidade foi poupada das pichações, a fachada do lado direito externo tem letras grandes feitas com spray de tinta preta. Até mesmo os tapumes da construção do Poupatempo, colocados há uma semana, na praça Luiz Gonzaga já estão tomados por pichações.

 Os moradores da região sabem da importância da biblioteca, e que para isso é preciso preservar não só o acervo de livros, mas também o espaço como um todo, “fazer uma pichação na entrada da biblioteca é demais, isso aqui é um espaço que forma aprendizes”, afirmou Marcos Gomes.

 A biblioteca municipal Castro Alves, fica localizada na Praça Nicola Vivilechio, 73 - centro do Taboão, e possui um acervo de 15 mil livros, além de um espaço reservado para pesquisa na Internet com 7 computadores, que foram implantados durante a ampliação do espaço. “é um absurdo ver essas pichações na biblioteca, tem gente que nunca será educado o suficiente”, disse Roberto Tavares.

 Não é possível que até a parte cultural da cidade vai se acabar, e não vão fazer nada. Observou Vinícius Lima.

 O Jornal Na Net procurou o secretário de cultura que responde em nome da biblioteca, Ali Sati, para falar sobre as pichações, leia abaixo a íntegra da entrevista:

JN: Existe algum método de prevenção para coibir este ato que suja o patrimônio público?

Secretário Ali Sati: Condenamos qualquer tipo de ação que não seja arte. Temos que tentar entender o porquê do pessoal que faz isso, nós fazemos trabalhos que contemplam ex-pichadores e que passaram a grafiteiros.

JN: Para evitar as pichações e depredações como na praça Nicola Vivilechio, não seria necessária uma medida de segurança 24 horas, e porque não utilizar a guarda municipal e a polícia para isso, não é esse o papel deles?

Secretário Ali Sati: Não podemos culpar a polícia. A praça vem sendo depredada devido à falta de manutenção da gestão anterior, nosso papel é entender o caso e buscar incentivar a preservação.

JN: Em casos como este de pichação por exemplo, de que maneira a secretaria de cultura busca falar sobre cultura com os munícipes?

Secretário Ali Sati: O domínio de trabalho é todo um trabalho com a comunidade, incentivando a cultura, valorizando a arte e mostrando o caminho sem condenar antes de mais nada. A gente está tentando mudar as políticas públicas, principalmente com os jovens.

JN: E como a cultura em Taboão se aproxima do jovem que hoje está mais antenado a tecnologia, e deixa muitas vezes hábitos cultuados por gerações mais velhas?

Secretário Ali Sati: A exemplo dos skatistas que recentemente fizeram um manifesto, buscamos soluções junto aos jovens e não condenamos a eles. Eles foram com requerimento a câmara, e em uma conversa sadia tivemos uma saída para a solicitação, nós vamos construir duas pistas de skate na cidade.

Willian Silva

Bom a matéria não é mentirosa, pois tudo que foi publicado foi através de falas do secretario, se alguém mentiu foi ele. Agora não é possível que alguém afronte o trabalho de um repórter, sem saber o que de fato foi feito para realizar a entrevista. Todo mundo tem direito de opinar, mas não desmerecer o trabalho de um profissional.

Maria

Matéria tendenciosa e de quem realmente nem apurou os fatos. Sou moradora a 29 anos de Taboão da Serra e resido próximo da Biblioteca, a qual frequento a uns 20 anos. As pixações foram feitas o ano passado e algumas este ano. Pixações ao meu ver é a resposta pela falta de investimento em Arte e Cultura. A Biblioteca Castro Alves tem assuntos bem mais graves e diz respeito a todas as Gestões que passaram pela Prefeitura desta cidade. No tal acervo de 15 mil livros não temos nem os autores desta cidade. Somente alguns nomes como: Sergio Vaz e Waldemar Gonçalves estão representados com poucos exemplares. Agora outro fato MENTIROSO nesta matéria, é sobre o acesso a internet, que está interrompida a aproximadamente 1 mês pois a biblioteca foi furtada na madrugada, onde roubaram 6 computadores, visto que aquele espaço não possui vigia, para ser cômico e não trágico, enquanto levavam os computadores, a GCM estava de guarda do CHAFARIZ da Praça, que esta sendo reformado pela Cinpal, em troca de uma bela isenção de impostos. SOU A FAVOR DE TRABALHOS SIM, COMO DITO PELO SECRETÁRIO, MAS SABEMOS QUE NÃO CHEGAM PARA TODOS, SÓ PARA AQUELES MAIS PRÓXIMOS, NÃO É? VAMOS LÁ? QUANTOS MUROS FORAM COLORIDOS PELA JUVENTUDE EM TABOÃO DA SERRA ESTE ANO? ALGUNS EVENTOS CONSTRUIDOS PELOS PRÓPRIOS JOVENS, QUE PRECISAM IMPLORAR POR UMA AJUDA DOS ORGÃOS PÚBLICOS? TABOÃO DA SERRA ESTÁ COM PROBLEMAS ATÉ O TUBO, E REPITO QUE VEM DE GERAÇÃO Á GERAÇÃO DE POLÍTICOS, DESTA CIDADE QUASE PROVINCIANA, QUE SE MIRA NO DESENVOLVIMENTO, MAS POLITICAMENTE SE ASSEMELHA AO CORONELISMO. ACREDITO QUE PIXAÇÃO NÃO É A MAIOR PREOCUPAÇÃO QUE TEMOS QUE TER COM ESTA CIDADE, UMA DAS MAIS CORRUPTAS DO PAÍS, QUE POSSUI UMA GAMA DE ARTISTAS QUE ESTÃO AÍ GANHANDO O MUNDO E O NOSSO POVO NÃO CONHECE. VOLTANDO A BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL CASTRO ALVES, IRONICAMENTE, A ÚNICA DESTA CIDADE, QUE NA ANTIGA GESTÃO DO PREFEITO FERNANDO FERNANDES, OCUPOU O PORÃO DO CONSELHO TUTELAR, HOJE, OCUPA UM ESPAÇO APARENTEMENTE APROPRIADO PARA UMA BIBLIOTECA PÚBLICA, MAS NÃO, OS COMPUTADORES QUANDO TINHAM ATRAPALHAVAM OS ESTUDOS NA MESMA, QUE POSSUÍ POUCO ESPAÇO PARA A DISTRIBUIÇÃO DAS ES TANTES, POUCAS MESAS E CADEIRAS. ESPERO QUE NÃO TRAGAM MAIS OS COMPUTADORES PARA LÁ, MAS QUE ABRAM TELECENTROS COMO EM SÃO PAULO, COM ESTRUTURA DIGNA PARA ESTES FINS. OUTRA DENÚNCIA QUE FAÇO, MESMO DESCONFIANDO QUE MEU COMENTÁRIO NÃO SERÁ POSTADO, O BANHEIRO DA BIBLIOTECA ESTÁ EM MANUTENÇÃO A MESES, COMO FREQUENTADORA POSSO AFIRMAR TODAS AS INFORMAÇÕES QUE DECLARO AQUI. RESPONSABILIDADE E CARÁTER, É O QUE PEÇO PARA O JORNALISTA E TODOS ENVOLVIDOS DIRETA OU INDIRETAMENTE AQUI. APOIO A PISTA DE SKATE, DESDE QUE NÃO FAÇAM DE QUALQUER JEITO E DEPOIS ABANDONE COM A VELHA DESCULPA QUE OS MUNÍCIPES NÃO CUIDAM. MANUTENÇÃO É RESPONSABILIDADE DO PODER PÚBLICO. Maria Rosa, moradora do Jardim Santos Dumont

Alberto Domingues

Dizer que a Praça está sendo depredada porque administração anterior não fazia manutenção é demais. O que mais me enojava na gestão Evilásio era que tudo tinha uma desculpa e, normalmente, baseada na gestão anterior... vamos parar com isso, pois nada justifica o vandalismo, absolutamente nada. Prefeito Fernando Fernandes, o Senhor deve orientar melhor seus subordinados, esse tipo de desculpa não combina com quem se propõe a deixar a cidade, no mínimo, habitável novamente.

Anonimo

Enquanto a GCM quer brincar de fazer MULTAS o patrimônio vai sendo degradado. Coloca os agentes de trânsito para cuidar do patrimônio já que a GCM só quer fazer o serviço deles.... está tudo trocado mesnmo.

19/07/2017

Prefeitura de Embu avança na renovação do Programa Segundo Tempo

A Prefeitura de Embu das Artes passou pela 1ª fase de seleção para renovação do convênio com o...

14/07/2017

Cannab’s é o campeão do 22° Campeonato Municipal de Veteranos-35

Com jogadas vistosas e um futebol organizado, o time do Cannab’s sagrou-se campeão de forma...

21/06/2017

Final de futsal feminino acontece no sábado 24/06 em Taboão

O campeonato Metropolitano de futsal feminino adulto terá sua final no próximo sábado 24/06. O...

08/06/2017

Taboão da Serra realizou 1º Copa de Muay Thai com participação de 40 atletas

A 1º Copa de Muay Thai foi realizada no último dia 04 de Junho no Ginásio Ayrton Senna em Taboão...

22/05/2017

Prefeitura de Itapecerica reúne professores para entrega de kits desportivos

A Prefeitura de Itapecerica da Serra, através da Secretaria de Esporte e Lazer, reuniu...

19/05/2017

Gêmeas de Taboão vencem paulista de Karate e procuram patrocínio

As gêmeas Yasmim Andrade Henrique e Gabriele Andrade Henrique, de 9 anos, atualmente são as...

17/05/2017

Prefeitura de Itapecerica junta veteranos e novatos em Torneio de vôlei

A prefeitura de Itapecerica da Serra, através da Secretaria de Esporte e Lazer, juntou veteranos...

12/05/2017

Família Arsenal conquista o título do Torneio 8 de Maio de Futsal 2017

A conquista não foi fácil. Em jogo de detalhes e disputadíssimo do começo ao fim, Família...

20/04/2017

Futsal Feminino de Taboão estréia com goleada fora de casa

Enfim, a tão esperada estréia do Futsal Feminino aconteceu ontem às 19h30, no Ginásio...

07/04/2017

Associação dos Condutores Escolares procura vereadores para discutir decreto

Condutores do Transporte Escolar de Taboão da Serra ligados à Associação dos Condutores...

23/07/2017

Agência do BB de Taboão é acusada de manter funcionários em condições insalubres

O Sindicato interrompeu as atividades em uma agência do Banco do Brasil no centro de Taboão da...

23/07/2017

Concurso de diretores teve mais de 44 mil candidatos inscritos na região

A Secretaria da Educação registrou 44.322 inscritos no concurso público de diretores de escola...

23/07/2017

Empresário de Taboão está desaparecido e família pede ajuda para encontrá-lo

O empresário e morador de Taboão da Serra conhecido como Fábio Mario Martins, da Fator Veículos,...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.