Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Saúde

Mobilização conscientiza mulheres sobre a prevenção do câncer de mama em Taboão

Por | 6/10/2013

cancer1

Karen SantiagoMobilização foi realizada por membros do PTB mulher no Pirajuçara

Visando esclarecer, orientar e conscientizar as mulheres sobre a prevenção do câncer de mama, o PTB mulher de Taboão, mobilizou membros do partido, técnica de mamografia e enfermeira neste domingo, dia 06. O stand montado na avenida Luiz Carlos Ventura, bairro do Pirajuçara, reuniu diversas pessoas durante todo o dia. Muitas delas estavam sem fazer o exame há muito tempo, nem ao menos o de toque, como no caso de Solange Rodrigues, moradora do bairro Vista Alegre. Álbum aqui.

“Faz muito tempo que não faço o exame. Como o médico está difícil para marcar faço o exame, mas como passou muito tempo, marco de novo e às vezes até acabo desistindo”, disse. Eliana Rodrigues, moradora do bairro Jardim Salete disse nunca ter feito o exame por ter vergonha. “Fui muito bem orientada a fazer o exame do toque. Só se sair secreção preciso tomar mais cuidado”, contou.

A vereadora Joice Silva defendeu a importância do auto-exame, no banho, por exemplo, como uma forma de prevenção. “Melhor se cuidar. Fazer a mamografia”, disse. De acordo com ela, o partido irá realizar entregas de panfletos em vários pontos da cidade neste mês de outubro, a fim de conscientizar as mulheres dessa importância. 

A presidente do partido, Célia Tomilheiro falou sobre o lançamento do programa “Outubro Rosa” pela secretaria da Saúde, dia 10, no CEMUR, às 9h. Na ocasião haverá palestra sobre a prevenção, a importância do autoexame e características do câncer de mama, com a mastologista Dra. Stana George Grosso. Além disso, as mulheres poderão fazer o agendamento de mamografias.

O vice-prefeito, Laércio Lopes, marcou presença no evento. Ele parabenizou o PTB mulher e defendeu a conscientização como um remédio. “A conscientização é super importante. Mas, não podemos esquecer de outros assuntos como à violência doméstica para que faça valer a Lei Maria da Penha e pedofilia que é imperdoável”, afirmou.

A secretária de Assistência Social e Cidadania, Arlete Silva também esteve na mobilização. Taboão tem programação especial para o Outubro Rosa – veja aqui. O mês faz parte de um movimento popular internacional comemorado em todo o mundo, na luta contra o Câncer de Mama e estimula a participação da população, principalmente das mulheres, na importância da realização da mamografia anual para detecção precoce da doença. 
As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.