Taboão da Serra tem programação especial para o Outubro Rosa

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 4/10/2013

A Prefeitura de Taboão da Serra está preparando a programação para as comemorações do Outubro Rosa. O mês faz parte de um movimento popular internacional comemorado em todo o mundo, na luta contra o Câncer de Mama e estimula a participação da população, principalmente das mulheres, na importância da realização da mamografia anual para detecção precoce da doença. A Secretaria da Saúde marcou o evento de lançamento do programa para o dia 10 de outubro, no CEMUR, às 9h. Haverá palestra sobre a prevenção, a importância do autoexame e características do câncer de mama, com a mastologista Dra. Stana George Grosso. Além disso, as mulheres poderão fazer o agendamento de mamografias. 

Nos dias 26 e 27 de outubro, no Shopping Taboão, voluntários estarão em um stand montado para a mobilização de esclarecimento sobre a prevenção do câncer e orientações para as mulheres que passarem por lá. Para a secretária de Saúde, Dra. Raquel Zaicaner, o objetivo é conscientizar sobre a importância do autoexame e da mamografia. “Queremos atingir o máximo de pessoas possível, passando informações sobre como se prevenir, pois quanto mais cedo for detectada qualquer anormalidade no seio, mais chance há de tratamento”, diz.

“A mamografia deve ser feita uma vez por ano em mulheres a partir dos 40 anos, pois é o único exame capaz de detectar o câncer de mama quando ele ainda tem menos de um centímetro”, conta. Segundo a doutora, com esse tamanho, o nódulo ainda não pode ser palpado, mas é quando pode ser curado em até 95% dos casos. “Tumores desse tamanho são pequenos demais para serem detectados no exame de palpação, mas são visíveis na mamografia.

A detecção precoce através da desse exame é a melhor arma na luta contra o câncer de mama”, explica. “O autoexame não substitui a mamografia e o exame clínico realizado pelo médico, mas tem como finalidade se acostumar a examinar as mamas, pois isto permitirá que você identifique alguma mudança na mama e procure o médico. É importante ressaltar que o SUS oferece todo o tratamento para as pacientes detectadas com o câncer”, finaliza a secretária. 

Durante todo o mês, acontecerão Rodas de Conversa sobre o câncer de mama, com duração média de duas horas, com as moradoras da região dos equipamentos de Saúde do município. Na Secretaria da Saúde, os Agentes Comunitários também assistirão palestras sobre o câncer de mama, nos dias 07, 08 e 09 de outubro, com os médicos especializados. 

Confira a programação:

07/10 - 10h30 – UBS Jd. Margaridas (Dra. Stana) 

09/10 - 08h – UBS Jd. Record (Dra. Roseli)

14/10 - 10h – UBS Silvio Sampaio (Dra. Stana)

15/10 - 14h – UBS Jd. Salete

16/10 - 08h – UBS Panorama (Dra. Roseli)

17/10 - 10h – UBS Santo Onofre (Dra. Stana)

18/10 - 08h – UBS Parque Pinheiros (Dr. Rogério)

21/10 - 10h – UBS Akira Tada (Dra. Stana)

22/10 - 14h – UBS Santa Cecília (Dr. Valdir)

24/10 - 10h – UBS Jd. Suiná (Dra. Stana)

25/10 - 08h – UBS Jd, Helena (Dr. Rogério)

26/10 - 14h - UBS Jd. América (Dr. Valdir)

04/11 - 10h – CAPS 2 e CAPS AD (Dra. Stana) 

05/11 - 14h – Clínica DST (Dr. Valdir)

Auto Exame 

Muitas mulheres tem “medo” de fazer o Auto Exame, mas ele é a maneira mais simples de diagnosticar os tumores de mama. Pacientes que ainda tem menstruações devem realizar o exame uma semana após acabar o fluxo. Caso a mulher já não menstrue mais, o auto exame deve ser realizado no primeiro dia de cada mês. Para realiza-lo fique em pé de frente para o espelho e examine atentamente suas mamas, observando as formas, a cor e textura da pele.

Levante os braços devagar olhando atentamente a imagem no espelho e coloque a mão na cintura, examinando novamente os seios. No chuveiro levante seu braço esquerdo e o coloque sobre a cabeça. Com a mão direita esticada examine a mama esquerda. É necessário “sentir” a mama. Repita o movimento no outro seio. Após o banho aperte gentilmente seus mamilos e observe se sai algum líquido. 

Procure seu médico se encontrar mudanças na forma, tamanho ou coloração das mamas (pele tipo “casca de laranja”), nódulo ou tumor no seio ou na axila, acompanhado ou não de dor mamária, presença de abaulamentos ou retrações da pele da mama ou aréola e/ou líquido nos mamilos.

Por Tamara Freitas 

Comentários