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Mutirões da saúde de setembro realizaram mais de 1800 atendimentos médicos em Taboão

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 4/10/2013

consultorio

Ricardo VazMutirões da Saúde dos dias 21 e 28 de setembro atenderam mais de 1800 pacientes nas Unidades Básicas de Saúde de Taboão

Lançado em agosto pela Secretaria de Saúde de Taboão da Serra para minimizar a espera por uma consulta médica os mutirões da Saúde do mês de setembro conseguiram realizar mais de 1800 atendimentos nos dia 21 e 28.

Analisando os números o prefeito Fernando Fernandes concluiu que, “com essa ação conseguimos atender a demanda reprimida das consultas médicas nas Unidades de Saúde e resgatar o vínculo com a população antecipando agendamentos de pacientes que em algumas situações estavam aguardando até dois meses para serem atendidos”.

Fernando ressaltou ainda que, “tínhamos uma rejeição muito grande quando o assunto era saúde nesse município e aos poucos estamos resgatando essa credibilidade com ações como os mutirões, contratação de mais médicos, reforma das UBS´s, construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e a reforma do Pronto Socorro e Maternidade do Antena”. 

Além dos atendimentos realizados no mês de outubro, a Secretaria de Saúde informou que as 12 Unidades Básicas de Saúde, o Centro de Referência da Mulher e a Central Odontológica foram os pontos de atendimentos dos pacientes agendados que desenvolveram mais de sete mil ações nas áreas de Odontologia, fonoaudiologia, psicologia, aferição de PA e dextro, medicação, curativos, orientação nutricional sobre alimentação saudável e diabetes/hipertensão, orientações sobre DST/AIDS, Aleitamento Materno, Bolsa Família, Diabetes Melittus, Hipertensão, Oficinas Artesanais e auriculoterapia. “Ficamos satisfeitos com o resultado dos mutirões uma vez que já conseguimos equilibrar a espera dos agendamentos tendo algumas UBS´s que o paciente está aguardando uma semana para o atendimento”, comentou a secretária de Saúde, Dra. Raquel Zaicaner. 

Uma equipe de Saúde Mental composta por profissionais dos CAPS II, AD, CAPSI e Centro de Convivência orientou pacientes que aguardavam na sala de espera sobre alguns serviços prestados no Taboão. O CAPS II aproveitou a ocasião e realizou atividades em grupo e individual com os familiares dos usuários. “Aproveitamos os mutirões da saúde para agilizar também as vagas de especialidades que estão na fila de espera e solicitação de exames laboratoriais”, finalizou Dra. Raquel Zaicaner.

Por Ricardo Vaz

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