Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Polícia

Polícia chega ao acusado de golpear homem com machadadas em Itapecerica

Por Karen Santiago | 30/09/2013

doutor01

Karen SantiagoDelegado acredita ter sido um crime premeditado e por motivo fútil

Um misto de saudade, dor e clamor por justiça marcou a mobilização de familiares, amigos e conhecidos do consultor ótico, Thiago Frade de 29 anos, realizada na Delegacia central de Itapecerica da Serra, na manhã desta segunda-feira (30). Ele foi vítima de dez machadadas em sua cabeça, há uma semana atrás, assim que desceu do ônibus, no ponto da rua Virgilio Busnello, centro da cidade. Thiago está internado na UTI e seu estado de saúde ainda é grave. Segundo familiares, ele acordou nesta tarde, chamou sua mãe, pediu café e ainda, assustado falou o nome do acusado, ZUC. Nesta manhã, a polícia chegou ao acusado, que está sob escolta policial em uma clínica psiquiátrica, de acordo com decisão judicial.

O acusado, Alcyr Camargo Tavares, conhecido como ZUC, teria usado de “artimanha” junto a seu advogado para provar que tem problemas psiquiátricos, o que justificaria o crime bárbaro que cometeu. Porém, não é dessa maneira que a polícia avalia a brutalidade. O delegado Marcelo Santos Silva afirmou em entrevista ao Jornal na Net que o acusado premeditou o crime, seguindo o ônibus em sua motocicleta uma CG preta (placa KXN 1748), esperou a vítima descer, o atacou, fugiu em alta velocidade e não voltou para a casa. “Temos provas mais do que suficientes para afirmar que foi ele. Pena que não tem imagens e mais depoimentos de testemunhas”, frisou.

Imagens do condomínio Village Las Palmas, onde Thiago reside com a família, mostram  ele saindo do condomínio logo pela manhã. Na sequência, o acusado aparece com sua motocicleta seguindo a vítima. Ponto a ponto, até ele descer. Parou a moto, logo a frente e atacou a vítima por trás. Naquele dia, Thiago começaria em um novo emprego, após trabalhar por mais de dez anos na ótica Guittel.

“A polícia usou todas as ferramentas para chegar até ele, fizemos nossa parte. Mas, não posso contrariar a decisão judicial de que o acusado só será retirado da clínica após alta médica. Mas, enquanto isso não acontece nada impede que a escolta dele seja feita pela polícia”, afirmou o delegado. Após a alta médica, Alcyr Camargo Tavares será ouvido pelo delegado e depois indiciado. “Ele responderá por tentativa de homicídio duplamente qualificado, com dois agravantes: motivo fútil e sem condições de defesa da vítima”, esclareceu.

Os golpes foram praticados com um machado de artesão, uma ferramenta do próprio acusado, segundo relatou o irmão mais novo dele em depoimento prestado a polícia. De acordo com ele, ZUC a cerca de oito anos, assim que o pai deles foi embora de casa, começou a ficar agressivo, mais fechado, falava sozinho e andava depressivo. “Acreditávamos que ele tinha esquizofrenia. Procurando tratamento psiquiátrico para ele”, relatou. Segundo vizinhos ele era normal e tinha três faculdades. 

O crime teria sido motivado por homofobia, às 8h30 da última segunda, uma vez que em depoimento de uma das irmãs da vítima, Larissa Frade, ZUC não aceitava gays e lésbicas. O acusado e o consultor eram vizinhos de parede no mesmo condomínio, há dez anos. Nunca haviam discutido e nem ao menos conversavam. 

Alcyr Camargo Tavares chegou pelas costas da vítima e atingiu dez vezes a sua cabeça com um machado de artesão. Algumas pessoas estavam no ponto, porém somente uma quis prestar depoimentos na Delegacia. Em relato, um comerciante do local disse que Thiago levantou a mão para se defender, porém foi golpeado e mesmo sangrando muito, foi a um bar, pedir ajuda e um copo d’ água. “Gritei para que o acusado parasse e peguei um pedaço de madeira para evitar mais agressões. Pedi ajuda, porém ninguém ajudou”, contou. Ele quem reconheceu o autor por meio de fotografia.

Ainda, em inquérito instaurado na Delegacia, uma oficial de justiça que estava no ponto no momento do crime acabou seguindo a moto do acusado, anotou a placa e levou para populares no ponto. Foram eles quem acionaram a polícia militar.

acusado

Foto do acusado foi divulgada na rede social Facebook 

Durante mobilização, as irmãs dele, Larissa e Camila, amigos e conhecidos não continham a emoção ao falar de Thiago. “Queremos justiça. Pra mim ele [acusado] é pior que um monstro. Meu irmão não se defendeu”, disse Camila. Larissa foi mais além: “O Thiago ainda foi até um bar pedir um copo de água, com o machado na cabeça. Dizendo que ia morrer”, disse e completou: “ele era muito zueira, gente boa”.

“O Thiago era uma pessoa maravilhosa. Tinha uma vida reservada. Era super família e amigo”, comentou a amiga Vanessa Duarte. "Menino educado, gente fina, responsável, não era de brigas e muito alegre", afirmou a também amiga, Isabel Gomes. A mãe dele, Ana frisou que seu filho era o mais tranquilo do mundo, trabalhador, cuidadoso, família e muito discreto. 

Seus amigos e familiares ressaltam a cada momento as qualidades dele em cada postagem na rede social Facebook. Foi por meio da rede que a mobilização foi criada e o crime lamentado, além disso, mensagens com clamor por justiça e pela melhora dele. Foi divulgado, ainda o seu estado de saúde. 

Estado de saúde

Thiago Frade está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Geral da cidade. Ele já foi submetido à cirurgia na segunda e permanece sedado. O estado de saúde dele é grave, uma vez que ainda corre risco de morte. Segundo familiares, ele acordou nesta tarde, chamou sua mãe, pediu café e ainda, assustado falou o nome do acusado, ZUC. As esperanças de recuperação dele redobram a cada mudança em seu quadro de saúde. Aumentam ainda, as orações por sua melhora.

17º

Katia

Todos lamentamos o acontecido, mas lamentamos muito mais as atitudes destas pessoas que presenciaram um crime bárbaro como este e ainda permanecem calados, omissos. Deixo um apelo para vocês: Saiam do anonimato e vão até a delegacia prestar seu depoimento, pois não podemos julgar a justiça se não fizermos nossa parte, e mais, pensem que isto poderia acontecer com um membro de sua família. Então faça pelo Thiago algo que não fizeram no momento da agressão.

16º

Maria

Art. 6º do Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros: "É dever do jornalista: VIII - respeitar o direito à intimidade, à privacidade, à honra e à imagem do cidadão." Portanto, número de placa e nome de condomínio fere totalmente este artigo. Informações desnecessárias, que expõe não somente as partes, mas sim todos moradores do condomínio.

15º

Márcia Palhares

Graças a Deus, que a justiça tenho punição severas para doentes como este. Thiago vc merece esta vitória..bjs

14º

Evelyn

Eu conheço o Thiago apenas da ótica pois ia lá com frequencia, sempre ele que me atendia com um sorriso no rosto e muito prestativo não só comigo mas com todos clientes da loja, uma pessoa com um ótimo carater e que nos passa confiança, só tenho a dizer q estou orando para q ele melhore logo pois é um guerreiro batalhador e tem muito ainda para viver, uma pessoa que merece toda a felicidade do mundo.

13º

Sueli

Não o conheço, mas pelas poucas vezes que fui atendida por ele, se vê que é uma pessoa super educada, alegre, profissional e muito boa. Minha filha é amiguinha de seu sobrinho na escola adventista e lá também estão orando pela sua recuperação. Força Thiago. Força família e amigos Ele vai conseguir.... Justiça.

12º

maria

Se foesse assim eu seria agressiva perdi meu pai desde criança...e não escolhi este caminho...escolhi o caminho da superação.. LOUCO não tem nada.

11º

Elaine

Força Thiago, estamos todos orando por vc, lamentável que a cada dia que passa vemos mais e mais violência nesse mundo. Mas Deus peço-te cuida de nossa Família, parêntes e amigos.

10º

Elaine

Força Thiago, estamos todos orando por vc, lamentável que a cada dia que passa vemos mais e mais violência nesse mundo. Mas Deus peço-te cuida de nossa Família, parêntes e amigos.

Reginaldo

Eu não conheço o Thiago mas pelas poucas palavras das pessoas que o amam me faz crer que ele é um anjo bom e que infelizmente encontrou uma alma desalmada e vazia para quebrar ou tentar quebrar o caminho do Thiago, mas Deus estava do lado dele e eu tenho fé que Deus irá tirar ele desta e ele continuará com seu sorriso lindo, doce e cheio de vida voltando para os braços da família e de todas as pessoas que o amam. Força Thiago. É o que desejo de coração pra vc. Quanto ao DELIMQUENTE, este vai ter o que merece, mas pela justiça divina e não dos homens.

ROSANA BORBA

Thiago, Deus está ao seu lado, amparando, restaurando,te pegando no colo com num abraço sublime e amoroso de pai.Tenho certeza que vc irá superar este desafio.Vc nos proporcionará a alegria de convivermos com seu sorriso lindo, com sua educação e gentileza que lhe é peculiar.Continuaremos orando e tenha força querido!!!!!!!! E Santo Expedito está intercedendo por vc.

Sem sombra

Não conheço o Thiago, não sou amigo dele... mas conheço de vista (acho que quem trabalha, ou mora no centro de Itapecerica da serra) conhece esse menino... Uma pessoa que estava sempre alegre, NUNCA ouvi falar nada de mal dele. Um cara batalhador, trabalhava 10 anos na ótica e etc. Esse ZUC ai pagar por isso, sendo no manicômio, na cadeia ou ate mesmo na rua. Se ele quiser ter uma vida + ou – vai ter q ir em borá da cidade, pois ninguém admite esse tipo de covardia, quase matar um cara bom, um trabalhador, nunca mexeu com ninguém, sempre educado... Manicômio ou cadeia vai ser ótimo p esse cada ai, pq se tiver na rua o chicote estrala.

Vanessa Duarte

Graças a Deus hj o Thiago saiu dos aparelhos respiratórios e esta quase 100% sem sedação. Para nós é um milagre! Deus é justo e nunca abandona um filho seu. Em breve estaremos levando ele para casa... Aguardamos justiça! Toda essa monstuosidade não pode permanecer impune, vi alguns comentários sobre a polícia "ainda" não ter colocado o meliante atrás das grades... A equipe da delegacia civil da cidade esta cuidando muito bem do caso, mas infelizmente a (JUSTIÇA) sim é lenta e a nossa sensação de impunidade aumenta com isso. Em breve teremos as melhores notícias, seguimos com FÉ! Karen Santiago Parabéns pela ênfase da matéria e mais uma vez obrigada pela força também!

Márcia

Impressionante, o cara teve um insight do que é lucidez e num instante arrumou advogado, laudo médico e tudo o mais para escapar da punição. Que santo!!!

Marcelle

Quando ele estiver em casa, vou fazer um monte de beliscão e levar pra ele.... ele é um amor de pessoa!!

ELAINE

Sou cunhada do Thiago Frade, achei uma injustiça tudo isso esse cara não tem coração ele é um monstro e covarde que ataca pelas costas.... QUEREMOS JUSTIÇA QUEREMOS O NOSSO THIAGO DE VOLTA E BEM. Alcyr você não mereçe a vida que tem. Que a justiça seja feita!!!!

VANDA BARBOSA

como diz o datena quando a policia quer ela prende. é fato

Rosana

Não sei quem é o advogado deste maldito; se pensa que vamos engolir essa deste F.P ter problemas psiquiáticos é ruim heim. O tempo de acreditarmos em contos de fadas ja esta mais que ultrapassado, por que vc não nos poupa destes delirios? se vc me desse ha oportunidade de estar frente a frente com este F.P vc iria ver que realmente ele não tem problema psiquiatrico algum, pois ele iria ter se arrependido de ter nascido.

16/08/2017

PM faz reintegração de posse no Jardim Mimás em Embu das Artes

O 36º Batalhão da Polícia Militar Metropolitana participou na manhã desta quarta-feira (16), da...

15/08/2017

Fio telefônico solto causa acidente e deixa motociclista ferida em Itapecerica

Uma motociclista ficou ferida após seu pescoço ficar preso em cabo de fio telefônico que estava...

15/08/2017

Alckmin autoriza Dejem que destinará 6 mil vagas para policiamento

O governador Geraldo Alckmin assinou nesta segunda-feira, 14, parceria entre a Secretaria da...

15/08/2017

Homem que esfaqueou ex-companheira e tentou suicídio morre em Pirajussara

O homem que tentou matar a ex-companheira no último domingo (13) a facadas num estacionamento de...

14/08/2017

GCM apreende acusado de assaltos em pontos de ônibus da Estrada de S. Francisco

Um jovem de 17 anos vinha atemorizando pedestres nos pontos de ônibus da Estrada de São...

14/08/2017

PRF apreende revólver com queixa de roubo na Régis

A PRF prendeu na tarde da última sexta-feira (11), um homem em posse de um revolver calibre 38,...

14/08/2017

Gerente do tráfico é preso com 10 kg de drogas em Embu das Artes

Um indivíduo foi detido nesta segunda-feira (14), acusado de tráfico de drogas, na Rua Poços de...

13/08/2017

Homem esfaqueia mulher e tenta se matar em seguida no Embu

O Dia dos Pais quase acabou em tragédia para uma mulher moradora de Embu das Artes. Ela foi...

12/08/2017

Prefeito Fernando Fernandes sanciona a Patrulha Guardiã Maria da Penha

Taboão da Serra é referência regional quando o assunto é a proteção à mulher, conforme prevê a...

11/08/2017

Acusado de tráfico de drogas é preso com cocaína, crack, maconha e lança perfume

Um homem foi preso acusado de tráfico de drogas foi preso na noite da última quinta-feira (10),...

17/08/2017

Creche no Santa Tereza foi roubada 8 vezes esse ano

Pela oitava vez consecutiva, somente esse ano, bandidos invadiram a creche municipal Maria...

16/08/2017

Taboão recebe espetáculo “O Alienista” hoje no CEMUR

16/08/2017

Atuação em eventos fortalece Coleta Seletiva de Itapecerica da Serra

Com o objetivo de reforçar o importante trabalho de Coleta Seletiva em Itapecerica da Serra, a...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.