Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Parque da Represinha é alvo de vândalos e furtos em Itapecerica da Serra

Por | 26/09/2013

pq1

Departamento de Comunicação Social - PMISParque da Represinha foi reinaugurado em maio do ano passado

Reinaugurado há um ano e quatro meses o Parque da Represinha, no Jardim Sampaio, em Itapecerica da Serra, é alvo constante de vândalos e ladrões. Bancos e bebedouros do local estão quebrados e a cerca dos fundos derrubada. A pequena segurança garantida no local acaba sendo motivo para furtos de equipamentos eletrônicos, como televisores e dvd’s e, ainda o fechamento do parque em alguns finais de semana, segundo apurou a reportagem do Jornal na Net.

Os problemas enfrentados no parque foram levantados pelos vereadores Gerson Lazarin e Sangue Bom durante sessão da Câmara Municipal. De acordo com eles, o parque precisa ter segurança para que vândalos não o depredem. “Porque se está limpo é porque o administrador está limpando”, disparou Lazarin.

A secretaria de Planejamento e Meio Ambiente informou ao portal que dentro de vinte dias serão consertados os bancos e a cerca dos fundos. As avarias na cerca, segundo a pasta se deu após dois acidentes, um deles há um ano atrás. Em relação aos bancos, a secretaria prometeu a colocação de aproximadamente mais dez e ainda à reformulação de praças da cidade, com mais bancos e plantios de árvores.

Questionada sobre a falta de segurança, a pasta esclareceu que cinco funcionários trabalham no local, incluindo dois vigias que são responsáveis por darem voltas pelo parque. Aos finais de semana, guardas municipais também fazem essa ronda, afirmou a secretaria. Por meio de telefone, a pasta informou ainda que existe intenção de se colocar base fixa da GCM dentro do parque, mas para isso seria necessário quatro guardas para revezarem os turnos e, um possível aumento do efetivo.

Neste final de semana, o Parque estará aberto, segundo a secretaria. O motivo para o fechamento do local, também foi esclarecido. De acordo com a pasta, como só têm dois vigias, as férias e doenças deles acabaram coincidindo e nenhum deles pode ir ao parque, ou ainda, sugeriram uma segunda motivação para o fechamento do local “o vigia ter ido fazer a ronda e encostou o portão, por isso o morador achou que estava fechado”, afirmou a nota.

O Parque 


O Parque é dos principais da cidade com reserva ecológica por este motivo tem como característica agendar visitas monitoradas com alunos de escolas municipais, durante a semana. De fácil acesso, o parque oferece pistas de caminhada e trilhas, além de ser ideal para um bom passeio em família e piquenique.

O Parque foi reinaugurado entre as festividades de aniversário de 135 anos de emancipação da cidade, dia 4 de maio do ano passado. Na ocasião, o local passou por uma grande reforma e recebeu diversas obras de infraestrutura e revitalização.

O projeto contemplou a reforma dos decks de madeira, renovação das trilhas em meio à Mata Atlântica e reforma completa dos sanitários para melhor atender ao público. Também foi construído um observatório, num prédio com 22 metros de altura, que conta com luneta para os visitantes admirarem a fauna e flora e o complexo hídrico da região. Uma sala para Educação Ambiental com capacidade para atender 40 pessoas está disponível para visita monitorada de alunos das escolas do município.

O Parque da Represinha é administrado pela Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, e conta com área de preservação com 4,3 hectares de Mata Atlântica. Possui sua área central constituída de sistemas aquáticos formados pelo represamento de águas e afloramentos na área de um pequeno riacho que o atravessa e conta com diversas nascentes com vegetação típica de várzea. Sua fauna e flora são bastante diversificadas.

Serviço

O Parque da Represinha (estrada da Represinha, 1.305 – Jardim Sampaio) está aberto aos finais de semana e feriados das 8h às 17h com monitores de plantão, e durante a semana recebe visitas monitoradas e previamente agendadas. Informações: (11) 4667-4042

20/10/2017

Priscila Sampaio promove 4ª Caminhada contra o Câncer de Mama neste sábado, 21

A vereadora Priscila Sampaio, (PRB), realiza neste sábado, 21, a 4ª Caminhada contra o Câncer de...

19/10/2017

Polícia Militar abre concurso para formação de oficiais

A Polícia Militar do Estado de São Paulo abriu inscrições para a realização de concurso público...

18/10/2017

Aneel autoriza reajuste nas contas de luz de consumidores do DF, GO e SP

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou hoje (17) reajustes nas contas de luz...

17/10/2017

Caixa e BB antecipam em dois dias pagamento do PIS/Pasep a correntistas

Com dois dias de antecedência em relação ao calendário oficial, os correntistas da Caixa...

15/10/2017

Mulher atacada por ex com facão era separada há 6 anos e sofria ameaças

Durante seis anos Edeni Aparecida Rocha da Silva, 37 anos, viveu no inferno, mas somente ela e...

15/10/2017

Exame para certificar mais 1,5 milhão de jovens adultos tem nova data

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos será aplicado no dia 19...

15/10/2017

Rodoanel tem audiência para instalação de postos de combustíveis

No próximo dia 24 de outubro, a Agência de Transporte do Estado de São Paulo – Artesp...

14/10/2017

Horário de Verão começa neste domingo, adiante seu relógio em uma hora

Horário de Verão começa à 0h deste domingo (15), e os relógios deverão ser adiantados em uma...

11/10/2017

Unicef: a cada 10 minutos morre uma menina vítima de violência

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) lembrou, nesta quarta-feira (11), por ocasião...

21/10/2017

Eduardo Nóbrega diz que ETEC será “divisor de águas” em Taboão

A expectativa com a inauguração da Escola Técnica (ETEC), ao lado da prefeitura vem aumentando a...

21/10/2017

Comissão de Segurança Pública debate uso de câmeras de vigilância em Taboão

A Comissão de Segurança Pública da Câmara Municipal de Taboão da Serra realizou na última...

21/10/2017

Secretaria de Cultura apoia o aniversário da Comunidade Filosofia de Quintal

Pelo terceiro ano consecutivo a Secretaria de Cultura de Taboão da Serra apóia a realização do...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.