CNH: autoescolas são obrigadas a dar aulas noturnas

Por Outro autor | 19/05/2010

Já está em vigor a determinação do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), em todo o território nacional, sobre realização de 20% de aulas práticas de direção no período noturno, entre as 20h e 23h30.  O objetivo é acostumar o aluno a dirigir a noite e também calcular a distância baseando-se nos faróis e setas, por exemplo.

A resolução somente é válida para alunos que se inscreveram a partir de segunda-feira, 17 de maio, nas autoescolas para a retirada da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Para quem for adicionar ou mudar de categoria, três das 15 horas de aula serão noturnas pela nova determinação.

Durante entrevista ao Jornal Na Net, o Deputado Federal, Celso Russomano, autor do projeto de lei, comemorou a medida e disse acreditar na redução dos acidentes. “Nós temos no Brasil o segundo maior índice de acidentes de trânsito do mundo. Isso mostra que os nossos motoristas não estão preparados, inclusive para dirigir à noite, considerando que eles não têm aulas noturnas, e isso é um causador de acidentes”.

De acordo com o parlamentar, a fiscalização ao cumprimento da lei ficará a cargos de estados e municípios. “Isso é obrigação da autoridade que comanda os Detrans e Ciretrans no país, e dependendo do estado é delegado de polícia ou não. Nós (deputados) estamos decididos, através da comissão de Defesa do Consumidor da Câmara, a fiscalizar esses órgãos oficiais”, garantiu Russomano.

O deputado federal acredita ainda que medida irá beneficiar pessoas já habilitadas, com dificuldades de conduzir um veículo à noite. “As pessoas precisam saber dirigir à noite e é obrigação da autoescola oferecer essa formação”, declarou.

Taboão da Serra

Responsáveis e donos de autoescolas são unânimes em afirmar que o custo adicional com a aplicação da lei será repassado ao aluno, mas ainda não sabem precisar quanto ficará o preço final do documento.

A reportagem do Jornal na Net entrou em contato com 20 autoescolas do município e em onze delas, responsáveis e proprietários falaram com a reportagem, sendo que apenas um quis se identificar.

O proprietário de uma autoescola no Jardim Helena, que funciona até as 18 horas, Beto Ferreira, disse que poderá aumentar o quadro de funcionários. “Estamos estudando a possibilidade contratar mais um instrutor ou pagar hora extra aos que já fazem parte da equipe. Em qualquer uma das escolhas o custo será repassado ao aluno sim, não tem jeito”.

Texto: Luis Roberto Moura

Comentários