Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Saúde

Taboão da Serra comemora luta dos portadores de deficiência

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 23/09/2013

sa

Ricardo VazDia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência foi comemorado na Associação dos Deficientes de Taboão

No dia 21 de setembro é comemorado o Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência, e Taboão da Serra também teve sua comemoração. A Prefeitura, através do Conselho Municipal de Pessoas com Deficiência, ligado à Secretaria de Assistência Social e Cidadania, realizou evento no dia 20.

Na Associação dos Deficientes de Taboão da Serra, diversas atividades marcaram o dia. Após a abertura oficial, o grupo de dança do Centro de Reabilitação (CRS) Renato Feliphe Hanai Mendes, localizado Jardim Vitória, se apresentou ao som da música Festa de Rodeio . Na sequencia, os alunos portadores de deficiência auditiva, da Secretaria da Educação, Ciência e Tecnologia, apresentaram peça de teatro com o tema Os três Porquinhos. A Secretaria de Saúde também se fez presente ao evento, através da palestra “Cuidando dos Cuidadores”, ministrada pela Doutora Sandra Batista Dias, fisioterapeuta.

De acordo com a secretária de Assistência Social e Cidadania, Arlete Silva, esta data tem que ser comemorada e lembrada todos os anos, pois serve como reflexão. “Nosso principal objetivo é mostrar a importância da luta de todos os portadores de deficiência seja física, mental ou sensorial”, diz. “Em Taboão da Serra, nós cuidamos e damos o apoio necessário aos portadores de deficiência, mas podemos fazer muito mais”, completa. “O que vimos aqui hoje, com a dança e o teatro, nos emociona e mostra do que eles são capazes”, conclui a secretária.

O evento contou com a presença dos secretários de Educação, João Medeiros, da Saúde, Doutora Raquel Zaicaner, além do presidente do Conselho Municipal de Pessoas com Deficiência, Claudinei Sarchesi e dos vereadores Cido e Joice Silva.

A Associação dos Deficientes de Taboão da Serra trabalha com cerca de 120 atendidos, com atividades socioeducativas e oficinas de artes, artesanato e música, e Educação Física. 

O Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência foi instituído pelo movimento social em Encontro Nacional, em 1982, com todas as entidades nacionais. Foi escolhido o dia 21 de setembro pela proximidade com a primavera e o dia da árvore numa representação do nascimento das reivindicações de cidadania e participação plena em igualdade de condições. A data foi oficializada através da Lei Federal nº 11.133, de 14 de julho de 2005.

Tamara Freitas 

Comentários

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.