Taboão da Serra comemora luta dos portadores de deficiência

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 23/09/2013

No dia 21 de setembro é comemorado o Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência, e Taboão da Serra também teve sua comemoração. A Prefeitura, através do Conselho Municipal de Pessoas com Deficiência, ligado à Secretaria de Assistência Social e Cidadania, realizou evento no dia 20.

Na Associação dos Deficientes de Taboão da Serra, diversas atividades marcaram o dia. Após a abertura oficial, o grupo de dança do Centro de Reabilitação (CRS) Renato Feliphe Hanai Mendes, localizado Jardim Vitória, se apresentou ao som da música Festa de Rodeio . Na sequencia, os alunos portadores de deficiência auditiva, da Secretaria da Educação, Ciência e Tecnologia, apresentaram peça de teatro com o tema Os três Porquinhos. A Secretaria de Saúde também se fez presente ao evento, através da palestra “Cuidando dos Cuidadores”, ministrada pela Doutora Sandra Batista Dias, fisioterapeuta.

De acordo com a secretária de Assistência Social e Cidadania, Arlete Silva, esta data tem que ser comemorada e lembrada todos os anos, pois serve como reflexão. “Nosso principal objetivo é mostrar a importância da luta de todos os portadores de deficiência seja física, mental ou sensorial”, diz. “Em Taboão da Serra, nós cuidamos e damos o apoio necessário aos portadores de deficiência, mas podemos fazer muito mais”, completa. “O que vimos aqui hoje, com a dança e o teatro, nos emociona e mostra do que eles são capazes”, conclui a secretária.

O evento contou com a presença dos secretários de Educação, João Medeiros, da Saúde, Doutora Raquel Zaicaner, além do presidente do Conselho Municipal de Pessoas com Deficiência, Claudinei Sarchesi e dos vereadores Cido e Joice Silva.

A Associação dos Deficientes de Taboão da Serra trabalha com cerca de 120 atendidos, com atividades socioeducativas e oficinas de artes, artesanato e música, e Educação Física. 

O Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência foi instituído pelo movimento social em Encontro Nacional, em 1982, com todas as entidades nacionais. Foi escolhido o dia 21 de setembro pela proximidade com a primavera e o dia da árvore numa representação do nascimento das reivindicações de cidadania e participação plena em igualdade de condições. A data foi oficializada através da Lei Federal nº 11.133, de 14 de julho de 2005.

Tamara Freitas 

Comentários