Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Comissão da alça de saída do Shopping Taboão identifica “manobra” para atrasar obra

Por Sandra Pereira | 19/09/2013

aqui4501

Sandra PereiraVereadores mostram planta da passagem de nível que o Shopping Taboão tentou construir no lugar da alça de saída para Embu

Depois de analisar detalhadamente o Termo de Compromisso de Medidas Atenuadoras e Compensatórias celebrado entre o ex-prefeito Evilásio Farias e o Shopping Taboão os vereadores que integram a Comissão de Acompanhamento criada para cobrar a construção da alça de saída para a Régis Bittencourt não pouparam críticas ao documento, que segundo eles permite manobras para atrasar a obra. Durante a reunião dessa quinta-feira, 19, os vereadores classificaram  o Termo de Compromisso como subjetivo, frágil e mal elaborado. Agora eles planejam ouvir os atuais secretários municipais de Obras e Finanças para obter informações técnicas de como deverá se dá a construção da alça, que segundo eles estaria orçada em R$ 12 milhões. O próximo passo da comissão será ouvir os representantes do Shopping Taboão. Todos os membros dela são unânimes em afirmar que não vão arrefecer a cobrança de construção da alça de saída e do cronograma de execução da obra. 

“O TAC é subjetivo. Frágil. Apresenta falhas e dá condições para que a alça não seja feita. Em 15 dias vamos convidar os atuais secretários de Obras, Finanças e posteriormente os representante do Shopping com a finalidade de dar respostas à população. Agora nós temos as informações e vamos cobrar a alça. Os trabalhos estão sendo longos, mas cada um dos vereadores aqui presentes está tratando esse assunto com toda a seriedade”, avisa o presidente da comissão, vereador Marcos Paulo.

Segundo ele, fora a alça é preciso cobrar  questões como ponto de ônibus entre outras benfeitorias. “Também vamos cobrar contrapartida pela realização da ampliação que traz forte impacto para a cidade”, completa. 

O presidente revela que o documento tentou uma manobra para que a construção da alça de saída fosse protelada ainda mais. O shopping tentou trocar o dispositivo por uma passagem de nível que já foi recusada pela ANTT sob o argumento de riscos e inviabilidade técnica. 

O relator da comissão, vereador Cido, reafirmou que a construção da alça é um pleito legítimo dos moradores de Taboão. Ele disse que não há alternativa que não seja a construção da alça, conforme consta no projeto inicial aprovado há mais de uma década. 

“Quero deixar claro que após os trabalhos dessa comissão iremos encaminhar o relatório ao Ministério Público. Essa primeira fase dos trabalhos é interna. Temos bastante material para analisar e mesmo não sendo engenheiros sabemos o que a população quer. O documento assinado pelo prefeito na administração passada traz várias obrigações que o shopping tem que cumprir, mas também deixou várias brechas para que ele não o faça. Isso nós não iremos permitir. A cidade será contemplada com o viaduto doa a quem doer”, avisou o vereador Cido, relator da comissão.  

O vereador Ronaldo Onishi salientou que a administração encaminhou toda a documentação solicitada pela comissão, permitindo dessa forma que os vereadores pudessem se aprofundar na análise do Termo de Compromisso e das plantas aprovadas. “O Termo de Compromisso é válido. Mas também dá ao Shopping a oportunidade de não realizar a obra.  Se a municipalidade por ventura aceitasse trocar a alça por qualquer outra medida atenuadora a Câmara não aceitaria porque a cidade quer a alça”, observou. 

A vereadora Érica Franquini foi enfática ao afirmar que a construção da alça é fundamental para dar fluidez ao trânsito na cidade e resolver um dos principais problemas que a população enfrenta diariamente: a falta de mobilidade. 


Nilton Benedito Esteves - Síndico Jardim Iolanda

Fiz a denúncia no Ministério Público Federal no dia 19-04-2012 sobre a NÃO construção do Viaduto de Acesso Sul para a Rodovia Federal Regis Bittencourt pelo Shopping Taboão, conforme projeto aprovado pela Prefeitura de Taboão da Serra no ano de 2.000, com DUAS ALÇAS, uma de chegada ao SHOPPING TABOÃO e outra de saída do SHOPPING TABOÃO. No dia 01 de Junho de 2.012 o Prefeito Evilásio Cavalcante de Farias assinou um TERMO DE COMPROMISSO DE MEDIDAS ATENUADORAS E COMPENSATÓRIAS entre a PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE TABOÃO DA SERRA e o SHOPPING TABOÃO (SDT3-Centro Comercial Ltda), onde o documento FACULTA AO EMPREENDIMENTO PRAZO DE 2 ANOS para construção do Viaduto após a aprovação da ANTT - Agência Nacional de Transportes Terrestres.

19/08/2017

Plano Plurianual é debatido pelo governo em Embu das Artes

Para viabilizar ações e políticas públicas, a Prefeitura de Embu das Artes está elaborando o...

18/08/2017

Itapecerica entrega Piscina Municipal, Academia de Musculação e Centro de Lutas

A Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura de Itapecerica da Serra entregou oficialmente à...

17/08/2017

Mulheres vítimas de violência emocionaram público em Audiência de Taboão

A violência contra a mulher ganhou rosto, voz e vez no plenário da Câmara Municipal de Taboão da...

16/08/2017

Deputada Analice consegue 1 milhão para reforma de UBS em Itapecerica

O prefeito Jorge Costa, o vice Paulinho, os vereadores Allan, Ramon Corsini, Cepacol e Carlinhos...

12/08/2017

Audiência pública da comissão dos Direitos Humanos acontece na próxima quinta

A comissão dos Direitos Humanos da Câmara Municipal de Taboão da Serra realizará no próximo dia...

12/08/2017

Taboão aprova requerimento para conscientização sobre mortes no trânsito

A Câmara Municipal de Taboão da Serra aprovou por unanimidade de votos na sessão do dia 8,...

12/08/2017

Pq. Marabá ganha nova sinalização viária, diz vereadora Rita de Cássia

Um dos bairros mais populosos de Taboão da Serra, o Pq. Marabá, recebeu nos últimos dias uma...

10/08/2017

Vereadores de Embu defendem Taxa do Lixo e manifestantes esvaziam Câmara

Num embate nunca visto anteriormente na história recente de Embu das Artes o governo municipal...

09/08/2017

Dr. André da Sorriso atua para construção de novo retorno no Pirajuçara

Com indicações e ofícios encaminhados à Prefeitura Municipal de Taboão da Serra desde 2014, Dr....

06/08/2017

Presidente Joice Silva aprova Moção contra a Liberação da Maconha e Cocaína

Por iniciativa da presidente Joice Silva (PTB), a Câmara Municipal de Taboão da Serra aprovou...

19/08/2017

Plano Plurianual é debatido pelo governo em Embu das Artes

Para viabilizar ações e políticas públicas, a Prefeitura de Embu das Artes está elaborando o...

19/08/2017

GCM prende adolescente acusado de tráfico de drogas na Aldeinha

GCM efetuou a prisão de um adolescente na tarde desta sexta-feira (18), no bairro de Aldeinha em...

18/08/2017

Sexta-feira será fria e chuvosa em Taboão da Serra, Embu e Itapecerica

O tempo deve permanecer frio e chuvoso nesta sexta-feira, 18, em Taboão da Serra, Embu,...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.