Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Comissão da alça de saída do Shopping Taboão identifica “manobra” para atrasar obra

Por Sandra Pereira | 19/09/2013

aqui4501

Sandra PereiraVereadores mostram planta da passagem de nível que o Shopping Taboão tentou construir no lugar da alça de saída para Embu

Depois de analisar detalhadamente o Termo de Compromisso de Medidas Atenuadoras e Compensatórias celebrado entre o ex-prefeito Evilásio Farias e o Shopping Taboão os vereadores que integram a Comissão de Acompanhamento criada para cobrar a construção da alça de saída para a Régis Bittencourt não pouparam críticas ao documento, que segundo eles permite manobras para atrasar a obra. Durante a reunião dessa quinta-feira, 19, os vereadores classificaram  o Termo de Compromisso como subjetivo, frágil e mal elaborado. Agora eles planejam ouvir os atuais secretários municipais de Obras e Finanças para obter informações técnicas de como deverá se dá a construção da alça, que segundo eles estaria orçada em R$ 12 milhões. O próximo passo da comissão será ouvir os representantes do Shopping Taboão. Todos os membros dela são unânimes em afirmar que não vão arrefecer a cobrança de construção da alça de saída e do cronograma de execução da obra. 

“O TAC é subjetivo. Frágil. Apresenta falhas e dá condições para que a alça não seja feita. Em 15 dias vamos convidar os atuais secretários de Obras, Finanças e posteriormente os representante do Shopping com a finalidade de dar respostas à população. Agora nós temos as informações e vamos cobrar a alça. Os trabalhos estão sendo longos, mas cada um dos vereadores aqui presentes está tratando esse assunto com toda a seriedade”, avisa o presidente da comissão, vereador Marcos Paulo.

Segundo ele, fora a alça é preciso cobrar  questões como ponto de ônibus entre outras benfeitorias. “Também vamos cobrar contrapartida pela realização da ampliação que traz forte impacto para a cidade”, completa. 

O presidente revela que o documento tentou uma manobra para que a construção da alça de saída fosse protelada ainda mais. O shopping tentou trocar o dispositivo por uma passagem de nível que já foi recusada pela ANTT sob o argumento de riscos e inviabilidade técnica. 

O relator da comissão, vereador Cido, reafirmou que a construção da alça é um pleito legítimo dos moradores de Taboão. Ele disse que não há alternativa que não seja a construção da alça, conforme consta no projeto inicial aprovado há mais de uma década. 

“Quero deixar claro que após os trabalhos dessa comissão iremos encaminhar o relatório ao Ministério Público. Essa primeira fase dos trabalhos é interna. Temos bastante material para analisar e mesmo não sendo engenheiros sabemos o que a população quer. O documento assinado pelo prefeito na administração passada traz várias obrigações que o shopping tem que cumprir, mas também deixou várias brechas para que ele não o faça. Isso nós não iremos permitir. A cidade será contemplada com o viaduto doa a quem doer”, avisou o vereador Cido, relator da comissão.  

O vereador Ronaldo Onishi salientou que a administração encaminhou toda a documentação solicitada pela comissão, permitindo dessa forma que os vereadores pudessem se aprofundar na análise do Termo de Compromisso e das plantas aprovadas. “O Termo de Compromisso é válido. Mas também dá ao Shopping a oportunidade de não realizar a obra.  Se a municipalidade por ventura aceitasse trocar a alça por qualquer outra medida atenuadora a Câmara não aceitaria porque a cidade quer a alça”, observou. 

A vereadora Érica Franquini foi enfática ao afirmar que a construção da alça é fundamental para dar fluidez ao trânsito na cidade e resolver um dos principais problemas que a população enfrenta diariamente: a falta de mobilidade. 


Nilton Benedito Esteves - Síndico Jardim Iolanda

Fiz a denúncia no Ministério Público Federal no dia 19-04-2012 sobre a NÃO construção do Viaduto de Acesso Sul para a Rodovia Federal Regis Bittencourt pelo Shopping Taboão, conforme projeto aprovado pela Prefeitura de Taboão da Serra no ano de 2.000, com DUAS ALÇAS, uma de chegada ao SHOPPING TABOÃO e outra de saída do SHOPPING TABOÃO. No dia 01 de Junho de 2.012 o Prefeito Evilásio Cavalcante de Farias assinou um TERMO DE COMPROMISSO DE MEDIDAS ATENUADORAS E COMPENSATÓRIAS entre a PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE TABOÃO DA SERRA e o SHOPPING TABOÃO (SDT3-Centro Comercial Ltda), onde o documento FACULTA AO EMPREENDIMENTO PRAZO DE 2 ANOS para construção do Viaduto após a aprovação da ANTT - Agência Nacional de Transportes Terrestres.

25/06/2017

Hugo Prado viabiliza parceria e traz cursos superiores da UniVesp para Embu

O desemprego crescente em Embu e a falta de mão-de-obra qualificada ampliam a necessidade de...

23/06/2017

Vereadores de Itapecerica pedem criação de 3º Companhia da PM

A segurança pública vem sendo tema frequente durante as sessões na Câmara Municipal de...

23/06/2017

Deputada Analice busca recurso para projeto Cultural

O prefeito Fernando Fernandes planeja colocar em funcionamento um Centro Cultural, que atenda...

23/06/2017

Analice busca solução para problema de transporte entre Embu e Itapecerica

Prefeitos e vereadores de Embu-Guaçu e de Itapecerica da Serra se uniram à deputada Analice...

23/06/2017

Alckmin participa de mutirão para migração de rádios AM para FM

O governador Geraldo Alckmin participou nesta sexta-feira, 23, junto ao ministro da Ciência,...

20/06/2017

Vereadores de Taboão da Serra aprovam LDO em 1ª votação em sessão movimentada

Os vereadores de Taboão da Serra aprovaram em primeira votação nesta terça-feira, 20, a Lei de...

19/06/2017

Comissão de Finanças da Câmara de Taboão discute LDO 2018

A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de Taboão da Serra realizou na...

18/06/2017

Câmara de Taboão realiza ato “Fora Temer e a favor das Diretas Já”

Na última quarta-feira (14), foi realizada na Câmara de Taboão da Serra, uma plenária a favor...

16/06/2017

Câmara de Taboão faz Campanha do Agasalho para doar ao Centro POP

O frio chegou com força nas últimas semanas e deve continuar intenso pelos próximos meses. Para...

13/06/2017

Taboão da Serra terá plenária pelas Diretas Já nesta quarta-feira 14

Na próxima quarta-feira (14), várias organizações sociais irão realizar na Câmara Municipal de...

25/06/2017

Quentão do Taboão começa na sexta e promete agitar finais de semana

A esperada Arena Multiuso de Taboão da Serra vai ser aberta ao público nesta sexta-feira, 30,...

25/06/2017

Polícia de Campinas apreende 2 toneladas de maconha que vinha para Embu

25/06/2017

Licenciamento ambiental do Ferroanel Norte é aberto para consulta pública

O Contorno Ferroviário da Região Metropolitana de São Paulo, ou “Ferroanel”, uma das mais...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.