Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Despejo de entulho se torna problema crônico em Itapecerica da Serra

Por Karen Santiago | 12/09/2013

en

DivulgaçãoEstrada dos Campestres está tomada por entulho; outras ruas estão da mesma maneira

O despejo irregular de entulho, conhecido como “bota-fora” e, caracterizado como um “comércio” pelos vereadores, tem se tornado cada dia mais crônico em Itapecerica da Serra. As denúncias feitas pelos moradores são constantes assim como a dos vereadores, que usam a tribuna para levantar o problema.  Eles também cobram uma fiscalização mais rígida e, ainda a sugestão que um local regularizado seja destinado ao despejo, sem afetar o meio ambiente e com cobrança “simbólica”, feita pela prefeitura a fim de manter o espaço. Moradores vizinhos de terrenos baldios também sofrem com o despejo e, ainda convivem em meio ao lixo e diversos insetos. Veja álbum com ruas tomadas por entulho aqui.

Na última sessão da Câmara da cidade (relembre aqui), o pastor Ernandes lembrou da dificuldade enfrentada pelos moradores que precisam descartar terra e não tem local adequado. “Nós sozinhos não vamos avançar de forma nenhuma. Não se pode tirar caçamba de entulho. Temos que ter discussão para quebrar a lei e Itapecerica ter local adequado para o despejo, para acabar com o bota-fora, porque se é irregular, alguém está ganhando com isso”, afirmou. 

Em entrevista ao Jornal na Net, o vereador Gerson Lazarin levantou a tese que o terreno apropriado geraria até renda para o município para manter o local e também para usar as terras descartadas. Ele foi responsável também pelo requerimento, aprovado por unanimidade entre os vereadores, que cobra da prefeitura explicações sobre a estrada dos Campestres. 

De acordo com Lazarin, a estrada passaria por uma obra de asfaltamento com conclusão prevista para junho de 2012, mas até agora só tem a guia, sarjeta e muito entulho. “Essa estrada liga o bairro Santa Mônica ao Valo Velho, importante para que os motoristas evitem entrar na estrada de itapecerica”, disse. “Quero saber se a verba foi repassada, se é só de responsabilidade do governo e não tem que cobrar do governo, se já foi definida a empresa para a obra, se não cumpriu prazo ou o dinheiro foi devolvido”, completou.

Sangbom denunciou bota-foras na Lagoa e estrada dos Campestres e frisou que a maioria dos fiscais [36 de acordo com ele] não fiscalizam nada. A estrada dos Campestres foi abordada pelo vereador, após Gerson Lazarin apresentar o requerimento. Cícero Costa, por sua vez, frisou que os bota-foras “são comércios” e ressaltou que a Lei chega até a “doer” de tão rígida. Costa, afirmou que uma moradora chegou a trazer fotos de dois caminhões carregados de entulho, um deles saiu até com a caçamba levantada. Mas, estavam sem placas. 

O Jornal na Net recebe quase diariamente as denuncias e muitas fotos de despejos irregulares. Por meio delas, constatamos que a estrada dos Campestres está realmente coberta por entulho. Os moradores precisam andar pela rua, uma vez que grande parte do entulho toma a calçada. Os veículos transitam pela via com uma certa dificuldade. 

A mesma situação é encontrada na estrada da Mombaça que liga o bairro da Lagoa à Vila Calu e da rua Manoel Jacinto de Andrade, também via de ligação do Jacira ao Santa Júlia. Terrenos do Jardim do Carmo, Jacira e Valo Velho também são alvo de constantes despejos de entulho.

Um leitor do portal registrou um caminhão que fazia movimentação de terra irregular apreendido na manhã da última quarta-feira, dia 11, na rua Ester Claudine Teodoro, bairro Jardim Nogueira. De acordo com ele, viaturas da fiscalização e GCM estavam no local, conhecido por constantemente ser alvo de despejo irregular de entulho, além de construções sem autorização. A reportagem tentou contato com o comando da guarda, porém não conseguiu até o fechamento da matéria.

santos

Porque tanta preocupação quando apareceu um CD do bota fora uns tempos atras foi aquele alvoroço Ministério Publico, CPI na câmara chefiada por um DR.etç. enfim acabou em pizza o ministerio publico calou-se os envolvidos estão todos empregados nesta administração.Tudo isso acontece também em uma certa capital, sempre acaba em pizza,nos eleitores que temos que mudar isso.

Itapecericanos

Isso não deu em nada (bota fora) e nunca dará em nada... ninguém sabe, ninguém viu e quem for contra eles "pagão" de alguma forma. E o pior de tudo é que o bota fora acabou em pizza como sempre e 90% dos envolvidos estão nessa administração. Lei dos mananciais so serve para benefícios (q sao barrados) agora p bota fora, eles dão um jeitinho. VERGONHA!!!!

Lucia

Porque a MINISTÉRIO PUBLICO NÃO FAZ NADA................ NOS AJUDE PORQUE ITAPECERICA TEM UM CÂNCER CHAMADO ADMINISTRAÇÃO PUBLICA.

Luis Bennits

Esse bota fora da rua Ester e antigo e sempre aparece viaturas lá, mas o despejo não para! Estranho, alguma coisa deve ter, vamos ver o que dirá o chefe da gcm!

neco

Em taboao da serra fizeram uma lei que apreende o caminhão e multa em 12.000, e só será liberado após o pagamento da multa, porque não faz aqui também?

Liliana

Itapecerica da Serra é conhecida como a máfia do entulho. Funcionários públicos e legisladores do município estão tão envolvidos nesse "lixo" quanto os caminhões que despejam entulhos em nossa cidade. Os moradores vizinhos destes locais deveriam registrar tais atos soltar as provas por vários meios de comunicação tv, rádio e aqui no jornal na net, quem sabe assim varreríamos essa sujeira de nossas autoridades municipais para longe do poder e comando do munícipio.Aguardemos para ver se teremos respostas da guarda civel municipal ou de autoridades a quem essa informações lamentáves competem.

Hélio

Os nobres edis deveriam, aliás, é seu dever, oficiar ao Ministério Público, ilustrando os locais, pois com certeza, medidas rígidas serão tomadas, vez que o executivo faz de conta que não vê. Aliás, essa condição "não ví nada, não sei de nada" partiu de "ex-presidente", que tomara nunca mais volte ao poder, mais ainda, bem que poderia mudar de país.

21/06/2017

Polícia Militar vai dobrar quantidade de motos da Rocam em Taboão e Embu

Desde o dia 8 de junho o tenente-coronel PM Marcos Vitiello assumiu o comando do 36º Batalhão de...

20/06/2017

Força Tática vai voltar a atuar em Taboão, Embu e Itapecerica da Serra

Sete meses após deixar os municípios de Taboão, Embu das Artes e Itapecerica da Serra a Força...

18/06/2017

Tapetes de Corpus Christi encantam fiéis nas ruas de Itapecerica, Taboão e Embu

Emoção, fé e muito trabalho marcaram o feriado de Corpus Christi nos municípios de Taboão da...

18/06/2017

Estado tem 1.034 vagas para Agente de Segurança Penitenciária

Quem quiser trabalhar como Agente de Segurança Penitenciária pode se inscrever até o dia 1° de...

16/06/2017

Polícia Civil de São Paulo tem aumento no déficit de agentes

As contratações realizadas pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) no último mês de maio não...

01/06/2017

Concurso da Câmara de Taboão encerra inscrições nesta sexta-feira, 2

A Câmara Municipal de Taboão da Serra encerra nesta sexta-feira, 2, as inscrições de seu...

29/05/2017

Diário Oficial de São Paulo será publicado exclusivamente em versão digital

Seguindo uma tendência do mercado global e caminhando em direção a um futuro moderno e...

29/05/2017

Vinttage Music Bar & Restaurante agora é point de Stand Up em Taboão

Estreia na próxima terça-feira, 30/05, a partir das 20h, no Vinttage Music Bar & Restaurante,...

26/05/2017

Palestra marca encerramento da Semana da Enfermagem de Taboão

A Secretaria de Saúde de Taboão da Serra promoveu na sexta-feira, 19 de maio, um encontro de...

24/05/2017

Shows adiados do Embu Country Fest acontecem neste fim de semana

Na sexta-feira, dia 26, acontecem os shows de MC Kevinho, Ricardo Ozcar e do embaixador do...

23/06/2017

Vereadores de Itapecerica pedem criação de 3º Companhia da PM

A segurança pública vem sendo tema frequente durante as sessões na Câmara Municipal de...

23/06/2017

Inverno chegou, vai fazer frio, mas temperaturas estarão na média

E o frio chegou, o inverno começou as 01h24 desta quarta-feira (21), para quem gosta de frio já...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.