Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Despejo de entulho se torna problema crônico em Itapecerica da Serra

Por | 12/09/2013

en

DivulgaçãoEstrada dos Campestres está tomada por entulho; outras ruas estão da mesma maneira

O despejo irregular de entulho, conhecido como “bota-fora” e, caracterizado como um “comércio” pelos vereadores, tem se tornado cada dia mais crônico em Itapecerica da Serra. As denúncias feitas pelos moradores são constantes assim como a dos vereadores, que usam a tribuna para levantar o problema.  Eles também cobram uma fiscalização mais rígida e, ainda a sugestão que um local regularizado seja destinado ao despejo, sem afetar o meio ambiente e com cobrança “simbólica”, feita pela prefeitura a fim de manter o espaço. Moradores vizinhos de terrenos baldios também sofrem com o despejo e, ainda convivem em meio ao lixo e diversos insetos. Veja álbum com ruas tomadas por entulho aqui.

Na última sessão da Câmara da cidade (relembre aqui), o pastor Ernandes lembrou da dificuldade enfrentada pelos moradores que precisam descartar terra e não tem local adequado. “Nós sozinhos não vamos avançar de forma nenhuma. Não se pode tirar caçamba de entulho. Temos que ter discussão para quebrar a lei e Itapecerica ter local adequado para o despejo, para acabar com o bota-fora, porque se é irregular, alguém está ganhando com isso”, afirmou. 

Em entrevista ao Jornal na Net, o vereador Gerson Lazarin levantou a tese que o terreno apropriado geraria até renda para o município para manter o local e também para usar as terras descartadas. Ele foi responsável também pelo requerimento, aprovado por unanimidade entre os vereadores, que cobra da prefeitura explicações sobre a estrada dos Campestres. 

De acordo com Lazarin, a estrada passaria por uma obra de asfaltamento com conclusão prevista para junho de 2012, mas até agora só tem a guia, sarjeta e muito entulho. “Essa estrada liga o bairro Santa Mônica ao Valo Velho, importante para que os motoristas evitem entrar na estrada de itapecerica”, disse. “Quero saber se a verba foi repassada, se é só de responsabilidade do governo e não tem que cobrar do governo, se já foi definida a empresa para a obra, se não cumpriu prazo ou o dinheiro foi devolvido”, completou.

Sangbom denunciou bota-foras na Lagoa e estrada dos Campestres e frisou que a maioria dos fiscais [36 de acordo com ele] não fiscalizam nada. A estrada dos Campestres foi abordada pelo vereador, após Gerson Lazarin apresentar o requerimento. Cícero Costa, por sua vez, frisou que os bota-foras “são comércios” e ressaltou que a Lei chega até a “doer” de tão rígida. Costa, afirmou que uma moradora chegou a trazer fotos de dois caminhões carregados de entulho, um deles saiu até com a caçamba levantada. Mas, estavam sem placas. 

O Jornal na Net recebe quase diariamente as denuncias e muitas fotos de despejos irregulares. Por meio delas, constatamos que a estrada dos Campestres está realmente coberta por entulho. Os moradores precisam andar pela rua, uma vez que grande parte do entulho toma a calçada. Os veículos transitam pela via com uma certa dificuldade. 

A mesma situação é encontrada na estrada da Mombaça que liga o bairro da Lagoa à Vila Calu e da rua Manoel Jacinto de Andrade, também via de ligação do Jacira ao Santa Júlia. Terrenos do Jardim do Carmo, Jacira e Valo Velho também são alvo de constantes despejos de entulho.

Um leitor do portal registrou um caminhão que fazia movimentação de terra irregular apreendido na manhã da última quarta-feira, dia 11, na rua Ester Claudine Teodoro, bairro Jardim Nogueira. De acordo com ele, viaturas da fiscalização e GCM estavam no local, conhecido por constantemente ser alvo de despejo irregular de entulho, além de construções sem autorização. A reportagem tentou contato com o comando da guarda, porém não conseguiu até o fechamento da matéria.

20/10/2017

Priscila Sampaio promove 4ª Caminhada contra o Câncer de Mama neste sábado, 21

A vereadora Priscila Sampaio, (PRB), realiza neste sábado, 21, a 4ª Caminhada contra o Câncer de...

19/10/2017

Polícia Militar abre concurso para formação de oficiais

A Polícia Militar do Estado de São Paulo abriu inscrições para a realização de concurso público...

18/10/2017

Aneel autoriza reajuste nas contas de luz de consumidores do DF, GO e SP

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou hoje (17) reajustes nas contas de luz...

17/10/2017

Caixa e BB antecipam em dois dias pagamento do PIS/Pasep a correntistas

Com dois dias de antecedência em relação ao calendário oficial, os correntistas da Caixa...

15/10/2017

Mulher atacada por ex com facão era separada há 6 anos e sofria ameaças

Durante seis anos Edeni Aparecida Rocha da Silva, 37 anos, viveu no inferno, mas somente ela e...

15/10/2017

Exame para certificar mais 1,5 milhão de jovens adultos tem nova data

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos será aplicado no dia 19...

15/10/2017

Rodoanel tem audiência para instalação de postos de combustíveis

No próximo dia 24 de outubro, a Agência de Transporte do Estado de São Paulo – Artesp...

14/10/2017

Horário de Verão começa neste domingo, adiante seu relógio em uma hora

Horário de Verão começa à 0h deste domingo (15), e os relógios deverão ser adiantados em uma...

11/10/2017

Unicef: a cada 10 minutos morre uma menina vítima de violência

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) lembrou, nesta quarta-feira (11), por ocasião...

22/10/2017

Polícia Militar abre concurso público para contratar 2.200 soldados em SP

A Polícia Militar contratará 2.200 novos soldados de 2ª classe para o reforço do patrulhamento...

22/10/2017

Prefeito Ney Santos anuncia corte de gastos com redução de secretarias

O prefeito Ney Santos na presença de mais de 400 pessoas anunciou o pacotão de corte de gastos...

22/10/2017

Comissão de Transportes vistoria e aprova os 20 ônibus 0km de Taboão

Os vereadores da Comissão de Transportes da Câmara Municipal de Taboão da Serra realizaram nesta...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.