Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Saúde

Conheça o Centro de Controle de Zoonoses de Itapecerica da Serra

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 12/09/2013

centro_2

Departamento de Comunicação Social - PMISCentro de Controle de Zoonoses de Itapecerica

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) é a unidade de saúde pública que têm como principal objetivo a prevenção e o controle de doenças transmitidas por animais aos seres humanos, como raiva, dengue, leptospirose, hantavirose, febre amarela silvestre, entre outras. Para isso, campanhas educativas com a população são frequentemente realizadas, visando o esclarecimento quanto a posse responsável e quanto ao controle da população de animais domésticos, como cães e gatos; de animais de grande porte; e, sobretudo, dos animais sinantrópicos, que são os ratos, mosquitos e morcegos, entre outros.

Atualmente, o CCZ tem cerca de 60 cães e 9 gatos disponíveis para adoção. São animais que foram retirados das ruas, receberam tratamento, medicação e vacinas, e estão aguardando um novo lar. 

Para adotar, é necessário ser maior de 18 anos, apresentar comprovante de residência, RG e CPF, além de assinar um Termo de Responsabilidade de Adoção. O novo dono leva também um Manual com as orientações básicas sobre os cuidados com o animal, que traz dicas que vão desde a higiene do animal e do ambiente em que ele está abrigado, até os cuidados com alimentação, vacinação e vermifugação. O objetivo do manual é auxiliar no cuidado e conscientizar as pessoas a respeito da posse responsável do animal.

“O trabalho do CCZ muitas vezes é confundido com o de um órgão responsável pelo recolhimento de animais abandonados nas ruas pelos donos”, afirma Marcelo Monteiro, diretor de Vigilância em Saúde do município. O diretor explica que, conforme estabelece o artigo 32 da Lei Federal n° 9605/1998, abandonar animais nas ruas é crime e a pena pode chegar a um ano de detenção, além de multa. “O cuidado com o animal é de responsabilidade dos donos. A responsabilidade do CCZ é recolher das ruas os animais doentes e desprovidos de cuidado, visando evitar a proliferação de doenças”, esclarece o Marcelo Monteiro.

O Centro de Controle de Zoonoses de Itapecerica da Serra está localizado na Estrada Balthazar Manoel, 1.669 – Potuverá.

Reconhecimento de munícipes:

O Centro de Controle de Zoonoses de Itapecerica da Serra está disponível para participação da sociedade, seja em forma de doação de materiais e insumos que são utilizados no espaço, ou sugestões de melhorias.

A Autarquia Municipal de Saúde agradece os munícipes que, reconhecendo a importância do trabalho desse setor, colaboram com a municipalidade para garantir o bem estar dos animais ali recolhidos. Este ano, foram doados cobertores; casinhas para cachorro; lonas para proteção das janelas do canil; telas; além de ração, leite e mamadeiras para os filhotes.
14º

MARCOS OLIVEIRA

BOM DIA GOSTARIA DE SABER COMO FAÇO PARA ESTA CASTRANDO ALGUNS GATOS FÊMEAS E MACHOS, POIS ESTOU PERDENDO O CONTROLE E NÃO QUERIA ABANDONAR OS BICHOS E ESTOU SEM CONDIÇÃO FINANCEIRA PARA ARCAR COM ESSA RESPONSABILIDADE. POR FAVOR PRECISO DE AJUDA.11- 46691591

13º

Elaine

Quero denunciar vários cachorros que vivem na estrada do piqueri, inclusive entram no meu terreno para tudo. Vacam buracos nas cercas e entram. Não agüento mais isto. Imo não maltrato animais. Gostaria que algum lugar aqui de Itapecerica recolherem estes cachorros para serem cuidados em outro lugar. Lufardes cachorro boa é nas ruas

12º

Ricardo Eustaquio

PREZADO SRS; INFORMAMOS QUE A RUA CHICAGO ESTÁ INFESTADA DO MOSQUITO Aedes Aegypti. JÁ FOI INFORMADO ANTERIORMENTE QUE HÁ VÁRIOS CRIADOUROS EM TERRENOS BALDIOS E CONSTRUÇÕES ABANDONADAS. NA RESIDÊNCIA DE NÚMERO 2181 FOI COLETADO O MOSQUITO QUE ESTÁ A DISPOSIÇÃO DA FISCALIZAÇÃO PARA COMPROVAR A MINHA DENÚNCIA. JÁ FIZ A DENUNCIA TANTO PARA A DEFESA CIVIL QUANTO PARA A PREFEITURA DA CIDADE, AMBOS ESTÃO MAIS QUE CIENTE DA ATUAL SITUAÇÃO.

11º

vanessa da silva arcanjo

gostaria de castrar minha cadela,queria saber como faço

10º

marcio marcelino de souza

queria ver se vcs adotasse um cachorro da raca salcicha porque onde moro e pequeno e a vizinha reclama muito e eu não tenho espaço para ele moro de favor e as coisas esta apertado não consingo melhorar meu ambiente porque queria colocar cerâmica e não posso e o meu portao novo ta estragando , enfim moro em Itapecerica da serra parque paraiso queria ver de vcs se poderia adotar esse pedido

Catiane

Bom dia, Preciso de ajuda com alguns cachorros que futuramente podem ficar sem lar... Estou entrando em contato com vocês a pedido da Rita, caseira de um Sítio no Potuverá. Infelizmente o dono do Sítio não irá mais precisar dos serviços dela e ela retornara a sua cidade Natal (Pernambuco), ela tem em torno de 4 a 5 cachorros e um gatinho... Porém não tem condições financeira para levar todos os animais só poderá levar... Gostaria de ajuda para não deixarmos eles abandonados se possível levar para zoonose para que futuramente sejam adotados... Se possível entrem em contato comigo: Catiane 11 947375749. Obg... Att.

Vanessa Araujo

Boa tarde,gostaria de saber como adota um cachorro meus filhos tinha um de pequeno porte e foi atropelado, ele estão sofrendo.Se for possivel a adoção aguardo o retorno.

kauany

Boa tarde! Gostaria de denunciar que aqui na rua salvador parque paraíso gleba 7 tem um rotweiler solto na rua. a dona dele toda vez que sai deixa ele solto na rua e ele estranha as pessoas . Por favor venham ver!!!

clodoaldo de oliveira

Por favor,eu vi um cachorro(raça pitbull)na rua maria sayeg,Jardim das Oliveiras-Itap da Serra,entre o n°513 e 806,ele aparenta estar cego e com ferimento nas costas,detalhe:ele não levanta e está tomando chuva,será que voçês podem ajula-lo,por favor... Tá dando pena do bicho,por favor passem o mais rapido,se possivel!!!

james

Caros, Boa tarde, tenho uma cachorra mestiça, meia pitbull com vira lata, a historia dela é seguinte. Ela era uma cachorra de rua, como sempre ela ficava rondando minha residência e mediações fiquei com dó devido ao frio que passava e a peguei, até ai tudo normal, esta bem alimentada etc.. De uns tempos pra cá ela esta doente, provavelmente um tumor nos seios e um problema na partes intimas, gostaria de saber se o zoonose recolhe esse animal pra tratamento,pois alem de nao ter tempo e condições de pagar por um tratamento desses? Se nao recolherem gostaria de saber se tem alguma dica de clinica que fazem o tratamento gratuito ou pelo custo abaixo dos normais. abs

Berenice Alves do Nascimento

Bom dia quero informar que na Estrada Benedito Pereira Rodrigues ao lado do condominio Chácara da Lagoa está a mais de uma semana um cachorro da raça Hot valei, que está avançando nos pedestres que passam pela rua, gostaria de saber se há alguma possibilidade de recolhimento do animal, pois é um local que também passam crianças todos os dias

LILIAN RIBEIRO

Olá!!! Achei uma cadelinha que abandonaram na porta da minha casa e gostaria de saber se a prefeitura tem alguma campanha de castração. Aguardo respostas urgente

Christian Sallentien

Boa tarde, Preciso saber o que faço para manter morcegos afastados de casa, pois eles estão devorando minha cadela. Ela está ficando doente, com anemia. Levei-a na USP e pediram que contatássemos a Zoonoses para pedir auxílio neste assunto. Fico no aguardo de um retorno.

Resposta:

Boa tarde Cristian,

Entre em contato com a Secretária da Saúde de Itapecerica da Serra do seu município. 

Ana Maria Ferreira

Bom dia, preciso saber como faço para adotar um filhote de cachorro não entendo de raças, mas tenho duas crianças e queria um animal de pequeno porte e dócil. Obrigada

19/07/2017

Brasil terá fábrica de testes de zika e chikungunya

O laboratório alemão EUROIMMUN, líder mundial em diagnóstico autoimune e o único no Brasil a...

16/07/2017

Instituto Edusa vai assumir saúde de Embu das Artes dia 1º de agosto

Cumprindo uma das suas principais propostas de campanha a administração do prefeito Ney Santos...

14/07/2017

Saúde de Taboão da Serra inaugura Oficina de Aleitamento Materno

A Secretaria de Saúde de Taboão da Serra dá um novo passo para a promoção de políticas públicas...

12/07/2017

Profissionais de Saúde iniciam formação voltada às urgências em Itapecerica

Desenvolvido pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz em parceria com o Ministério da Saúde (MS) no...

11/07/2017

ANS abre consulta para inclusão de medicamento para esclerose múltipla

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) acaba de lançar consulta pública (CP) para a...

05/07/2017

Frio quebra recorde em várias capitais do Brasil. Saiba como evitar as doenças c

29/06/2017

Campanha de vacinação contra a gripe é prorrogada até 7 de julho

A campanha de vacinação contra a gripe foi prorrogada até o próximo dia 7 de julho. O objetivo...

27/06/2017

Saiba como acabar com o ronco e melhorar sua noite de sono

Muitas pessoas apresentam algum tipo de distúrbio durante o sono e um dos mais comuns é o ronco,...

26/06/2017

Cirurgia plástica no inverno traz benefícios que vão do pós-operatório à rotina

Quando começa a preparação para a realização de uma cirurgia plástica, uma das dúvidas mais...

21/07/2017

Prefeitura de Embu traz novo modelo de gestão para alimentação escolar

21/07/2017

Itapecerica tem Semana do Empreendedorismo em Ação entre 31/07 e 03/08

A Prefeitura de Itapecerica da Serra e o Sebrae-SP realizam entre 31 de julho a 3 de agosto a...

21/07/2017

Atenção para o licenciamento: julho é o mês de veículos com placas final 4

Os proprietários de veículos com placas final 4 já podem fazer o licenciamento. A data limite...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.