Saúde de Itapecerica alerta sobre riscos de contágio de sarampo

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 12/09/2013

O Centro de Vigilância Epidemiológica de Itapecerica da Serra faz um alerta quanto aos cuidados necessários para evitar o contágio de sarampo, doença que vem registrando aumento de casos em diversos países do mundo, inclusive o Brasil.

Em países da Ásia, África e Europa o vírus do sarampo permanece ativo, tendo sido registrados surtos este ano na Nigéria, Reino Unido, Alemanha, Itália e Holanda.

No Brasil, o último surto da doença ocorreu em 2011, quando 42 casos foram confirmados. Este ano, só no período de janeiro a julho, 72 casos já foram confirmados, 5 destes em São Paulo.

O sarampo é uma doença viral altamente transmissível, podendo ser especialmente grave em crianças menores de um ano de idade, adultos, indivíduos desnutridos ou que apresentem imunossupressão. De acordo com levantamento do Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo, cerca de 30% dos pacientes infectados desenvolvem uma ou mais complicações, como infecções de ouvido, pneumonia ou encefalite. Em alguns casos, a doença pode evoluir com complicações fatais.

A medida de prevenção mais segura e eficaz contra o sarampo é a vacina tríplice viral, que também protege contra a rubéola e a caxumba.

Em casos de sintomas como manchas avermelhadas na pele, febre, tosse, mal-estar, conjuntivite, coriza, perda do apetite e manchas brancas na parte interna das bochechas, é importante procurar imediatamente o serviço médico.

Comentários