Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Transporte e Trânsito

Comitiva de Taboão vai se reunir com a ANTT e pedir retorno no São Judas

Por Sandra Pereira | 12/09/2013

retono500

Sandra PereiraTaboão só possui retorno na Avenida Paulo Ayres, no Parque Pinheiros, que vive constantemente congestionado

A construção de um retorno nas imediações do Jardim São Judas destinado a atender aos moradores da região mais populosa de Taboão da Serra voltou à pauta da administração municipal. A reivindicação é antiga, assim como as mobilizações em favor da construção. O prefeito Fernando Fernandes e o presidente da Câmara Municipal de Taboão da Serra, Eduardo Nóbrega vão à Brasília no final do mês se reunir com dirigentes da ANTT para tratar do tema. Nóbrega anunciou à viagem na tribuna da Câmara e disse que a comitiva taboanense vai pedir o retorno mais próximo ao São Judas com o intuito de melhorar o acesso a bairros como Vila Indiana, Comunitário, Saint Moritz e toda a região do Pirajuçara. 

O presidente da Câmara voltou a dizer que o retorno previsto para Embu das Artes não atende aos moradores de Taboão e acusou novamente os políticos da cidade vizinha de “tomar” o acesso previsto para Taboão. No dia 7 de outubro a construção do retorno será debatida numa reunião realizada no São Judas na paróquia do padre Lulinha.  Na ocasião será apresentado um estudo de viabilidade técnica da obra. Moradores e lideranças políticas de Taboão se queixam com frequência do fato da autopista não ter feito em Taboão investimentos como em outras cidades onde a concessionária chegou a implantar dispositivos de retorno e até iluminação pública. A autopista alega que a cidade foi prejudicada pela briga do ex-prefeito em favor da municipalização da Régis, da qual ele desistiu ao constatar o alto custo de manutenção.

“Não vamos aceitar que Taboão perca o seu retorno. Vamos à ANTT e dizer que a cidade precisa desse investimento. É esse o desejo da nossa população”, afirmou.
Atualmente Taboão conta apenas com o pontilhão de acesso na Paulo Ayres para que os motoristas cruzem de um lado para o outro da cidade. Por conta disso o trânsito é caótico nos horários de pico e os condutores precisam de paciência para mudar de sentido nas pistas da Régis Bittencourt. Para quem não quiser utilizar a Paulo Ayres só resta a alternativa de ir ao centro de Taboão para retornar ou seguir até Embu das Artes. 

"O retorno faz parte do nosso programa de governo. Já temos audiência com o Denit. Vamos estreitar a relação com a Autopista e ver no que a prefeitura tem que participar para incluir no Orçamento e garantir o retorno", garantiu o prefeito Fernandes em entrevista recente ao Jornal na Net

Ele disse que já manteve contato com alguns integrantes da Autopista Régis Bittencourt para tratar das marginais que serão construídas na cidade. "Queremos conversar com a Autopista e pedir que invistam em Taboão da Serra como ocorreu nas outras cidades. Mas queremos fazer isso num ambiente mais amistoso. Esse tipo de briga que havia entre a autopista e a cidade era ruim. Ninguém ganhava com isso", declarou.

A deputada Analice Fernandes defende a parceria entre os governos estadual e federal para garantir a realização da obra. “Sempre me manifestei favorável ao retorno na região do São Judas. Estou à disposição da comunidade para que os governos estadual e federal se unam para construir essa obra que é fundamental para os moradores de toda a região”.

Alça de saída do Shopping Taboão 

Outra luta que a cidade trava é pela construção da alça de saída do Shopping Taboão em direção à Embu das Artes, fundamental para melhorar a fluidez no trânsito. Uma comissão foi formada na Câmara para cobrar o cumprimento do contrato de implantação do shopping, mas os trabalhos estão paralisados há quase um mês. Como o assunto é pauta recorrente no legislativo local, surge e morre com frequência, parece que mais uma vez foi sepultado. 


07/12/2017

Prefeitura de Taboão fecha cerco a publicidade irregular em abrigos de ônibus

Em vigor há quase 10 anos, o Código Tributário de Taboão da Serra (Lei Complementar Nº...

04/12/2017

Brasil sedia encontro internacional para discutir despoluição dos transportes

O primeiro Encontro Internacional sobre Descarbonização do Transporte reunirá em Brasília, a...

03/12/2017

Loja do Cartão Bom de Itapecerica fecha as portas e usuários são prejudicados

Usuários foram surpreendidos com a notícia do fechamento da loja do Cartão Bom de Itapecerica da...

30/11/2017

Governador promete que IPVA 2018 será mais barato em São Paulo

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) ficará mais barato em São Paulo em...

27/11/2017

Setram multa Fervima após ônibus circular perder janela durante viagem

A secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana multou em mais de R$ 9 mil a empresa Viação...

17/11/2017

Licenciamento: novembro é o mês de veículos com final 9

Os proprietários de veículos com placa final 9 já podem fazer o licenciamento. Já os donos de...

13/11/2017

Congonhas reabre após ter 34 voos desviados por causa de drone

O Aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, reabriu hoje (13) normalmente, após ter 34...

13/11/2017

Em sua 1ª edição, POP Run reúne mais de 600 corredores nas ruas de Taboão

Mais de 600 corredores profissionais e amadores participaram na manhã deste domingo (12) da 1ª...

13/11/2017

Moradores se unem e deputada Analice consegue reverter paralização da linha 029

A máxima de que o povo unido jamais será vencido virou realidade na última sexta-feira, 10,...

12/11/2017

Moradores do Jardim Clementino, Guaciara e Roberto em Taboão reclamam de buracos

A população de Taboão da Serra, entre os bairros do Jardim Clementino, Jardim Guaciara e Jardim...

12/12/2017

Enem para presos e segunda aplicação começam hoje

Cerca de 32 mil pessoas privadas de liberdade farão hoje (12) e amanhã (13) as provas do Exame...

12/12/2017

Prefeitura de Itapecerica da Serra abre vagas para frente de trabalho

A Prefeitura de Itapecerica da Serra abriu inscrições para a equipe da Frente de Trabalho 2018....

12/12/2017

Parentes de mortos em acidente da TAM fecham acordo de R$ 30 milhões com Airbus

Dez anos após o acidente que matou 199 pessoas, na queda do avião da TAM em São Paulo, parte dos...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.