Base da GCM quer integrar segurança, educação e comunidade no Marabá

Por Sandra Pereira | 10/09/2013

O Parque Marabá foi  o bairro escolhido para a Guarda Civil de Taboão da Serra iniciar um projeto piloto visando coibir a criminalidade e desenvolver em paralelo um trabalho educativo de prevenção às drogas, por meio do projeto denominado Segurança se Faz com Educação.  A população do bairro vinha reclamando constantemente dos assaltos ocorridos na ida e volta do trabalho. O bairro faz divisa com São Paulo e por essa razão está mais sujeito à ação de criminosos de ambas as cidades. Desde a segunda-feira, 9, uma carreta que vai funcionar como base móvel da GCM vai permanecer na rotatória do bairro,entre as ruas Teófilo Otoni e Nai Minei, funcionando 24 horas. Veja fotos aqui.

“O Marabá registra um índice alto de assalto a mão armada e o prefeito determinou a permanência da GCM aqui até que esse número seja reduzido. Nossa meta é integrar a comunidade, a guarda e a educação”, explicou o secretário municipal de Segurança Gerson Brito, acrescentando que esse semestre a meta é abordar a prevenção do uso de drogas. 

Ele explicou que além da base móvel o bairro terá ação mais ostensiva da GCM. Quem passou pelo local onde está a carreta notou a presença dos guardas armados que estão fazendo a segurança no bairro.

Segundo o secretário a rotatória vai receber uma câmera móvel de 360 graus que vai ajudar a garantir a segurança dos pedestres e motoristas. Brito disse que a ronda ostensiva da GCM no bairro vai acorrer em horário ampliado. “Alteramos o horário das trocas de plantões da guarda. Anteriormente o horário era das 6 horas da manhã às 18 horas.

Agora passa a ser das 20 horas às 8 da manhã. Fizemos isso para garantir segurança no horário de deslocamento do trabalhador”, afirmou.

De acordo com o secretário a cidade terá duas carretas fazendo policiamento ostensivo nos bairros. Ele explicou que as duas carretas pertenciam à prefeitura e eram subutilizadas. Daí surgiu a idéia de criar o projeto Segurança se Faz com Educação, por meio do qual a população recebe a base móvel de segurança e durante à noite pode participar de cursos de informática ministrados por profissionais da rede municipal de educação.

O comandante da Guarda Civil Municipal Leonel Vieira destacou que a corporação está em dias de receber 40 novos guardas que já estão em fase final de treinando para trabalhar nas ruas. “Em poucos dias teremos 204 Guardas Civis trabalhando para garantir a segurança da população. Aqui no Marabá teremos dois GCMs na base e vários outros nas viaturas fazendo a ronda no bairro”, disse o comandante. 

Comentários