Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Transporte e Trânsito

Secretário quer alterar trânsito central e pontos de ônibus em Itapecerica

Por Karen Santiago | 8/09/2013

cleber

Karen SantiagoCleber recebe Jornal e mostra o mapa da cidade com as alterações no trânsito

Pelo menos cinco alterações no trânsito da região central estão previstas para a cidade de Itapecerica da Serra, a partir desta segunda-feira, dia 9 de setembro. Os passageiros do transporte coletivo precisam ficar atentos às mudanças dos pontos de ônibus da conhecida Plantita (rua Antônio Lopes da Silva). O ponto das linhas que cruzam o farol do Bandeira, Capão Redondo, Pinheiros, Tietê, Vista Alegre e Samambaia agora passa a ser em frente à clínica Itamed. Já os destinos para Embu-Guaçu, Engemix, Sampaio, São Marcos e Serra Linda, que antes era em frente ao Fórum Trabalhista, para o lado do Posto BR da Praça da Bandeira. 

As alterações têm caráter experimental, segundo o secretário de Trânsito, Transporte e Segurança, Cleber Bernardes em entrevista exclusiva ao Jornal na Net, na última sexta (6). Segundo ele, o objetivo é garantir a fluidez no tráfego, e ainda aliviar o impacto com a inauguração do Itapecerica Shopping, previsto para o dia 22 de outubro. De acordo com ele, ao contrário do informado pelo promotor Gustavo Albano (aqui), a empresa “Five 5” (responsável pelas obras do shopping) precisa realizar duas das obras de contrapartida antes da inauguração do shopping, a praça da Fonte e o calçadão da Major Telles. O portal já havia reportado as séries de mudanças no trânsito (relembre aqui), porém com a mudança do comando da pasta, muitas delas sofreram alterações realizadas pelo então secretário, Bernardes.

A rua Major Francisco vai continuar só descendo, não tornando-se mão dupla. Já a rua Eduardo Roberto Daher (Banco Bradesco) no trecho que compreende a escola municipal Belchior de Pontes até a esquina da rua Víctor Manzini será destinado apenas ao transporte coletivo, por meio de um corredor exclusivo. Os motoristas de veículos de passeio podem, por sua vez trafegar pela via com destino à rua São João. A rua Victor Manzini se tornará mão dupla, assim como a Miguel Rogter Domingues. 

Outra alteração será no semáforos do Bandeira, onde o dispositivo passará a ser de três fases. Os motoristas também ficam proibidos de estacionar entre os trechos que compreendem a doceria do local até o fórum trabalhista. A rua Major Telles passará a ser um calçadão. O trânsito da rua será desviado para a Antônio Manoel Pedroso de Castro.

“Na próxima terça-feira, 16h a Câmara Municipal será sede de uma audiência pública convocada pela prefeitura, com intuito de discutir com comerciantes e moradores como irá proceder a carga e descarga do comércio e, ainda ouvir as opiniões sobre a alteração”, explicou o secretário.

O secretário também pretende alterar a cronometragem de alguns faróis da cidade. Na última quinta-feira, ele realizou testes nos faróis da FIT e do Cruzeiro. “Fizemos uma pista rolante (para quem entra na cidade, tem apenas uma mão para descer sentido centro). Ontem invertemos para duas e deu muita fluidez no trânsito e para que funcione efetivamente precisa da alça de acesso do Ary Batalha”, afirmou. 

Segundo ele foi muito produtivo e só será realizado mais uma vez, quando o acesso for aberto “bem orientado e com faixas será responsável por desviar o trafego da avenida XV de Novembro em 20 a 35%”, avaliou. O acesso embargado pela Cetesb, devido a movimentações de terra, agora pode ser concluído, segundo o secretário. “A prefeitura junto ao jurídico e meio ambiente apresentaram as documentações e licenças para a Cetesb e a continuidade foi liberada”, disse.

O secretário ressaltou ainda o empenho do prefeito Amarildo Gonçalves, o Chuvisco e secretarias responsáveis pela busca de oportunidades e recursos para as construções da alça de acesso no Rampas, anel viário e ainda a saída para o Rodoanel, no bairro do Valo Velho como uma forma de solucionar 70% do trânsito do centro expandido e avenida XV de Novembro. “A alça de acesso no Rampas está muito adiantada, porque também é uma contrapartida da Autopista. Uma realidade não muito distante. O mini anel viário seria o recapeamento de ruas como o Borba Gato e de vários bairros [financiamento com a Caixa Econômica Federal no valor de R$ 37 milhões] – veja aqui”, afirmou. 

De acordo com ele essas obras demandam tempo e articulações políticas. Cleber voltou a criticar o órgão estatal Cetesb. Ele ressaltou que o órgão é para ajudar a destravar os municípios e hoje, em relação à Itapecerica, não é orientadora e sim engessa as possibilidades de desenvolvimento da cidade. “A obra do acesso não tem impacto ambiental, nascente suprimida, nada. Não dá para entender ações da Cetesb. Enquanto isso, para as obras do Rodoanel, foram desviados rios, nascentes, desmatamentos e o órgão fechou os olhos”, disparou.

Cleber afirmou ter problema grande com a Cetesb, porém defendeu que o órgão deve existir, buscar e ser rigoroso com as documentações, mas tem que ser facilitador dos municípios, principalmente como um município carente como Itapecerica. O secretário disse ser contrário ao desmatamento, poluição e aterramentos, mas para preservar o meio ambiente precisa ter “ciência de que existe um meio já e que a cidade precisa da mobilidade das pessoas”, disse.

Ele salientou ainda que é preciso pensar de uma forma que cause menos impacto no meio ambiente, mas que seja agilizado essas questões, “porque embargou, atrasou, complicou a vida do cidadão Itapecericano, aí vai atrás da documentação e está legalizado”, finalizou.


14º

fernando

AO SECRETARIO DE TRANSPORTE E VEREADOR SR CLEBER O PONTO DE ONIBUNS NA MINHA OPINIAO FICOU MUITO BOM MAS TEM UM POREM NA RUA MIGUEL ROTGER DOMINGUES NAO TEM ONDE PARA CARRO PORQUE ELA SEMPRE FOI UMA RUA NEUTRA, POS AGORA NAO PODEMOS PARAR NOSSOS CARROS SOU MORADOR DELA. FAÇO UMA PERGUNTA PARA O SENHOR ISTO E PARAR O TRANSITO MEHORAR OU SO MULTAR SEM QUE O PROBLEMA A SER RESOLVIDO E NO CENTRO.GOSTARIA DE UMA RESPOSTA MAS URGENTE. E TAMBEM SOBRE O PONTO DA PLANTITA JA ESTA DESATIVADO AINDA TEM MUITOS PERUEIROS PARANDO NO LOCAL, CADE OS GUARDAS. PORQUE NAO COLOCAR UM GUARDA NO BANDEIRA, QUE AI O TRANSITO VAI ANDAR, FAZ ISSO QUE IRA TER RESULTADO,

13º

Alexandre santos

O transito em itapecerica esta um caos por dois motivos, o grande trafico para ir para Embu guacu e para ir para o parque, agora o que resolveria mesmo é uma alça de acesso para o parque da Regis e outra tmb da Regis (farmacap) para Embu guacu.

12º

Vanessa Jesuino

Pelo amor de Deus, não precisa seu "adivinha" pra saber que um ponto de ônibus na frente da Itamed ficará horrível, os carros vão ficar atrás dos ônibus assim que abrir o farol e vai fechar com os carros na curva kkkkk...pelo amor de Deus, melhoras para a cidade!!!

11º

erick

nao tem q fazer mudanças no transito sem adicionar novas vias, oque fizeram foi mudar o transito do centro para a 15 de novembro. eu demorei 25 minutos de carro para chegar na FIT sendo q o trajeto dura no maximo 10 minutos.

10º

MÁRCIA BASTOS

Que planejamento é esse???? Ponto de ônibus na Itamed, calçadão na Major Telles e na Praça da Fonte... Um verdadeiro absurdo. O que era ruim, ficará pior ainda. Vamos por a cabeça para funcionar, pois daqui a pouco a cidade pára...

Jose Nildo

Vamos aguardar, vamos parar com tanta reclamação. Só se faz omeletes quebrando os ovos, vamos em frente.

Marcos

Antônio Manoel Benedito? essa rua não existe em Itapecerica o certo é Antonio Manoel Pedroso de Castro. E Bento Rogter Domingues? essa é a estrada do Embu-Guaçu! o certo seria Miguel Rogter Domingues

Elias

Enquanto os aventureiros estiverem no comando da pobre Itapecerica,só restara ao povo lamentar.Não acredito que nossa cidade não consiga contratar um especialista de fato pra resolver certas situações.Enquanto isso a cidade fica a mercê de experimentações sem sentido.

fabio luiz martins

Os moradores da Olímpia Thomas de Aquino 990 estão chateados com a promessa que o vereador prometeu uma praça para os moradores do oliveira.

GIANCARLO MATIAS

errata em nome de ruas nesta matéria! favor verificar. "Rua Bento Rotger Domingues" correto "Rua Miguel Rotger Domingues" onde fica a rua Antônio Manoel Benedito?

Resposta:

marcelo silva

se parar o onibus em frente a itamed como ficara o transito no local a tarde vamos ver!!!!!!

Joao

1º um ponto em frente a ITAMED, se parar três (3) ônibus (um atrás do outro) em frente a itamed, vai travar todo o transito de quem vem pelo mercado Bandeira (que já é horrível o transito por ali) sem contar que se parar 3 onibus (um atrás do outro) na itamed o ultimo vai ficar bem na curva do cruzamento (de quem vem do bandeira) perigoso acidentes. 2º porque ao invés de fazer o ponto em frente a itamed, não deixa só o ponto do lado do posto BR (antigo Texaco) pois vai ficar 2 pontos um do lado do outro (menos de 200mt). 3º o outro novo ponto em frente ao posto BR (antigo via Brasil), se parar 3 onibus (um atrás do outro) vai acontecer o mesmo que na Itamed, vai travar tudo. 4º ao invés de fazer esse ponto em frente ao posto, pq não deixa so o ponto do antigo empório (ministério do trabalho) que vai ficar a menos de 200 metros desse novo ponto? Secretario, vamos pensar...

Jose Nildo

...É isso ai, precisamos de pessoas que busquem alternativas e soluções. Chegou a hora de aparecerem os frutos desta administração.

Francisco

PERGUNTO,O QUE FAZER PARA TRABALHAR SE A FONTE, PRAAÇA JOAO FERREIRA DOMINGUES ESTA FECHADA, COMO RECUPERAR O PREJUIZO DO COMERCIO LOCAL, A QUEM RECORRER? SERA QUE FICAREMOS NO PREJUIZO, PRECISAMOS PAGAR ALUGUEL,FUNCIONÁRIOS,IMPPOSTOS PARA PREFEITURA, E AI? ME DIGAM?: QUEM VAI RESOLVER ISSO,OU VAI VIRAR PIZZA E DANE-SE A POPULAÇAO..??

28/04/2017

Manifestantes fecham Régis param a região por causa da greve geral

A greve geral deflagrada em protesto contra as reformas da previdência e trabalhista...

28/04/2017

Ônibus intermunicipais param em adesão a greve geral contra as reformas de Temer

Os moradores de Taboão da Serra, Embu das Artes e Itapecerica da Serra que utilizam o transporte...

27/04/2017

Uber vai incentivar compartilhamento de carros no dia da greve

A Uber vai incentivar o compartilhamento de carros em São Paulo na sexta-feira. Várias...

20/04/2017

Audiência pública na Câmara Municipal discute polêmica de convivência

A Comissão de Trânsito e Transporte da Câmara Municipal de Taboão da Serra debateu nesta...

09/04/2017

Administração Jorge Costa pavimenta estrada no Potuverá em Itapecerica

A Prefeitura de Itapecerica da Serra, por meio de uma parceria com a iniciativa privada,...

09/04/2017

Avenida de Taboão ganha faixa reversível em caráter experimental

Uma faixa reversível foi implantada pela Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana de Taboão...

09/04/2017

Taboão implanta selo de qualidade no transporte público

Um adesivo quadrado, com cerca de 10 centímetros, mas com uma capacidade expressiva de armazenar...

09/04/2017

Autopista Régis Bittencourt implanta nova passarela em Itapecerica

A Autopista Régis Bittencourt realiza a implantação de uma nova passarela na BR-116/SP, na...

06/04/2017

Motorista de caminhão colide com 12 veículos e atropela idosa em Taboão da Serra

Um acidente provocado por um caminhão causou pânico na tarde desta quinta-feira (06), na Rua...

05/04/2017

Prefeitura de Taboão convoca moradores que trabalham com UBER para cadastro

 

A secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana (SETRAM) de Taboão da Serra está convocando...

28/04/2017

Manifestantes fecham Régis param a região por causa da greve geral

A greve geral deflagrada em protesto contra as reformas da previdência e trabalhista...

28/04/2017

Ônibus intermunicipais param em adesão a greve geral contra as reformas de Temer

Os moradores de Taboão da Serra, Embu das Artes e Itapecerica da Serra que utilizam o transporte...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.