Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Autoridades municipais comemoram volta do Desfile Cívico de Taboão da Serra

Por Sandra Pereira | 8/09/2013

desfiile450

Sandra PereiraDesfile passou quatro anos sem acontecer na cidade


O resgate do Desfile Cívico de 7 de setembro em Taboão da Serra foi celebrado com visível alegria por alunos, pais e autoridades que foram prestigiar o ato no sábado pela manhã, na avenida Fernando Fernandes. A manhã ensolarada contribuiu para o sucesso do desfile. O prefeito de Taboão, Fernando Fernandes disse que a retomada do tradicional desfile foi prioridade da administração e contou que a festa contou com patrocínio da Caixa Econômica. Ele disse estar feliz de poder trazer de volta o desfile cívico de 7 de setembro. Também garantiu a realização do desfile nos anos seguintes e se comprometeu com a volta do carnaval. 

O prefeito revelou que muitos moradores pedem a volta do rodeio que acontecia e falou do desejo de retomar o rodeio no centro de eventos que a administração pretende construir com a ajuda do Estado, a quem a cidade pleiteia R$ 10 milhões. Fernando Fernandes disse que o governador deverá vir na próxima semana em Taboão para tratar da liberação do recurso.

“Essa festa é importante para a história da cidade pelo caráter, cultural, cívico, social. Outro aspecto é o resgate do patriotismo. A ditadura fez muito mal para o Brasil durante anos as pessoas se envergonharam dos seus valores em razão do governo ditatorial. Temos que amar nossa pátria, nossa nação e nossos símbolos como a bandeira e o hino. Pessoalmente estou muito feliz. É muito legal ver a felicidade das crianças, pais e professores”, afirmou o prefeito.

O presidente da Câmara Municipal de Taboão da Serra, Eduardo Nóbrega, defendeu que a cidade não pode se “apequenar” como vinha ocorrendo nos anos anteriores. “O desfile foi maravilhoso. A cidade reencontrou  o rumo do crescimento e não podemos perder isso de vista”, declarou.

Incentivadora da retomada do desfile na cidade a deputada Analice Fernandes enalteceu a participação da população no desfile, bem como o resgate da cidadania e o sentimento de pertencimento das pessoas, seja crianças, adultos e a terceira idade. 

“Acredito que esse desfile é fundamental para a cidade e a participação das pessoas aqui hoje comprova isso. Pude ajudar na realização dando sugestões às secretarias de Esporte e Cultura”, relatou.

Para o vice-prefeito de Taboão da Serra o patriotismo é essencial para a construção de uma nação forte. Ele disse estar emocionado por poder recordar os anos em que participou dos desfiles nas escolas primárias. “O prefeito está de parabéns por poder valorizar esse resgate. O civismo é essencial ao ser humano. As grandes potências são fortes porque o povo valoriza”.

Filho natural de Taboão da Serra o vereador Carlinhos do Leme disse que o desfile de 7 de setembro faz parte das suas lembranças de infância. “Desde pequeno estava acostumado com os preparativos do desfile. Sei da tristeza que as pessoas sentiram quando o desfile não aconteceu durante vários anos. Fico feliz do nosso prefeito ter retomado essa tradição dos primeiros anos da nossa cidade”, contou.

A vereadora Joice Silva disse que a realização do desfile remete Taboão da Serra a sua essência histórica. “O desfile é fundamental para cidade as pessoas já esperavam isso”. 

O vereador Marcos Paulo, o Paulinho, defendeu o caráter democrático do desfile e a expressiva participação popular. “Sem a presença das pessoas de todas as idades que estiveram aqui a festa não teria sido tão bonita”, disse.

Para o vereador Ronaldo Onishi a retomada do desfile já era esperada na cidade. Defendeu que a comemoração cívica é importante e lembrou que Taboão foi a única cidade da região a realizar o desfile. “Acredito que o 7 de setembro deve ser comemorado anualmente e cada vez melhor”.

Já a vereadora Érica Franquini salientou o caráter histórico e cultural da volta do desfile de 7 de setembro. “Cultura e educação são pilares da sociedade. Ficava triste de ver que a cidade não podia mais contar com essa festa tão bonita”.

O secretário de Educação, João Medeiros observou que  o desfile cívico propiciou às escolas uma aula pública na rua. “Nosso desfile é temático no sentido de contrapor a ideia militarista. O saldo é positivo. As pessoas tinham saudade do desfile. Voltamos bem e vamos melhorar para o próximo ano. Quero parabenizar a comissão organizadora que vinha trabalhando desde o mês de abril” 

Veja as fotos do desfile aqui e cobertura completa aqui e aqui.


27/04/2017

Justiça concede liminar para tentar barrar greve geral em ônibus e metrô

Numa tentativa clara de barrar a greve geral contra as reformas da Previdência e Trabalhista,...

27/04/2017

Câmara aprova proposta de reforma trabalhista; texto segue para o Senado

Após quase 14 horas de sessão, a Câmara dos Deputados concluiu, na madrugada desta quinta-feira...

26/04/2017

Vereadora Priscila Sampaio fará pedágio contra o jogo Baleia Azul em Taboão

Preocupada com a disseminação do trágico jogo virtual baleia azul, que já levou vários...

26/04/2017

Vereadores de Taboão aprovam regulamentação do uso da sede da Câmara Municipal

Os vereadores de Taboão da Serra aprovaram por unanimidade na sessão desta terça-feira, 25,...

26/04/2017

Senado aprova em 1º turno fim do foro privilegiado de políticos e autoridades

Senado aprovou nesta quarta-feira (26), em primeiro turno, a proposta de emenda à Constituição...

26/04/2017

Temer decide cortar ponto de servidores que entrarem em greve

O presidente Michel Temer decidiu que cortará o salário dos servidores que participarem da greve...

25/04/2017

Bom Prato de Taboão começa a funcionar nesta quarta (26) com almoço a R$ 1,00

O prefeito de Taboão da Serra, Fernandes Fernandes Filho, anunciou no começo da noite desta...

22/04/2017

Taboãoprev presta contas de 2016 em audiência da Comissão de Finanças da Câmara

A Autarquia Previdenciária do Município de Taboão da Serra (Taboãoprev) realizou prestação de...

21/04/2017

Câmara de Embu aprova multa a pichação, criação da Romu e título a Fábio Teruel

Os vereadores de Embu das Artes aprovaram nesta quarta-feira, dia 19, aplicação de multa a...

27/04/2017

Justiça concede liminar para tentar barrar greve geral em ônibus e metrô

Numa tentativa clara de barrar a greve geral contra as reformas da Previdência e Trabalhista,...

27/04/2017

Câmara aprova proposta de reforma trabalhista; texto segue para o Senado

Após quase 14 horas de sessão, a Câmara dos Deputados concluiu, na madrugada desta quinta-feira...

27/04/2017

Taboão começa a elaborar Plano de Mobilidade em audiência pública no Cemur

Atendendo a Política Nacional de Mobilidade Urbana e a Lei 12.587/2012, que estabelece a...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.