Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Autoridades municipais comemoram volta do Desfile Cívico de Taboão da Serra

Por Sandra Pereira | 8/09/2013

desfiile450

Sandra PereiraDesfile passou quatro anos sem acontecer na cidade


O resgate do Desfile Cívico de 7 de setembro em Taboão da Serra foi celebrado com visível alegria por alunos, pais e autoridades que foram prestigiar o ato no sábado pela manhã, na avenida Fernando Fernandes. A manhã ensolarada contribuiu para o sucesso do desfile. O prefeito de Taboão, Fernando Fernandes disse que a retomada do tradicional desfile foi prioridade da administração e contou que a festa contou com patrocínio da Caixa Econômica. Ele disse estar feliz de poder trazer de volta o desfile cívico de 7 de setembro. Também garantiu a realização do desfile nos anos seguintes e se comprometeu com a volta do carnaval. 

O prefeito revelou que muitos moradores pedem a volta do rodeio que acontecia e falou do desejo de retomar o rodeio no centro de eventos que a administração pretende construir com a ajuda do Estado, a quem a cidade pleiteia R$ 10 milhões. Fernando Fernandes disse que o governador deverá vir na próxima semana em Taboão para tratar da liberação do recurso.

“Essa festa é importante para a história da cidade pelo caráter, cultural, cívico, social. Outro aspecto é o resgate do patriotismo. A ditadura fez muito mal para o Brasil durante anos as pessoas se envergonharam dos seus valores em razão do governo ditatorial. Temos que amar nossa pátria, nossa nação e nossos símbolos como a bandeira e o hino. Pessoalmente estou muito feliz. É muito legal ver a felicidade das crianças, pais e professores”, afirmou o prefeito.

O presidente da Câmara Municipal de Taboão da Serra, Eduardo Nóbrega, defendeu que a cidade não pode se “apequenar” como vinha ocorrendo nos anos anteriores. “O desfile foi maravilhoso. A cidade reencontrou  o rumo do crescimento e não podemos perder isso de vista”, declarou.

Incentivadora da retomada do desfile na cidade a deputada Analice Fernandes enalteceu a participação da população no desfile, bem como o resgate da cidadania e o sentimento de pertencimento das pessoas, seja crianças, adultos e a terceira idade. 

“Acredito que esse desfile é fundamental para a cidade e a participação das pessoas aqui hoje comprova isso. Pude ajudar na realização dando sugestões às secretarias de Esporte e Cultura”, relatou.

Para o vice-prefeito de Taboão da Serra o patriotismo é essencial para a construção de uma nação forte. Ele disse estar emocionado por poder recordar os anos em que participou dos desfiles nas escolas primárias. “O prefeito está de parabéns por poder valorizar esse resgate. O civismo é essencial ao ser humano. As grandes potências são fortes porque o povo valoriza”.

Filho natural de Taboão da Serra o vereador Carlinhos do Leme disse que o desfile de 7 de setembro faz parte das suas lembranças de infância. “Desde pequeno estava acostumado com os preparativos do desfile. Sei da tristeza que as pessoas sentiram quando o desfile não aconteceu durante vários anos. Fico feliz do nosso prefeito ter retomado essa tradição dos primeiros anos da nossa cidade”, contou.

A vereadora Joice Silva disse que a realização do desfile remete Taboão da Serra a sua essência histórica. “O desfile é fundamental para cidade as pessoas já esperavam isso”. 

O vereador Marcos Paulo, o Paulinho, defendeu o caráter democrático do desfile e a expressiva participação popular. “Sem a presença das pessoas de todas as idades que estiveram aqui a festa não teria sido tão bonita”, disse.

Para o vereador Ronaldo Onishi a retomada do desfile já era esperada na cidade. Defendeu que a comemoração cívica é importante e lembrou que Taboão foi a única cidade da região a realizar o desfile. “Acredito que o 7 de setembro deve ser comemorado anualmente e cada vez melhor”.

Já a vereadora Érica Franquini salientou o caráter histórico e cultural da volta do desfile de 7 de setembro. “Cultura e educação são pilares da sociedade. Ficava triste de ver que a cidade não podia mais contar com essa festa tão bonita”.

O secretário de Educação, João Medeiros observou que  o desfile cívico propiciou às escolas uma aula pública na rua. “Nosso desfile é temático no sentido de contrapor a ideia militarista. O saldo é positivo. As pessoas tinham saudade do desfile. Voltamos bem e vamos melhorar para o próximo ano. Quero parabenizar a comissão organizadora que vinha trabalhando desde o mês de abril” 

Veja as fotos do desfile aqui e cobertura completa aqui e aqui.


19/08/2017

Plano Plurianual é debatido pelo governo em Embu das Artes

Para viabilizar ações e políticas públicas, a Prefeitura de Embu das Artes está elaborando o...

18/08/2017

Itapecerica entrega Piscina Municipal, Academia de Musculação e Centro de Lutas

A Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura de Itapecerica da Serra entregou oficialmente à...

17/08/2017

Mulheres vítimas de violência emocionaram público em Audiência de Taboão

A violência contra a mulher ganhou rosto, voz e vez no plenário da Câmara Municipal de Taboão da...

16/08/2017

Deputada Analice consegue 1 milhão para reforma de UBS em Itapecerica

O prefeito Jorge Costa, o vice Paulinho, os vereadores Allan, Ramon Corsini, Cepacol e Carlinhos...

12/08/2017

Audiência pública da comissão dos Direitos Humanos acontece na próxima quinta

A comissão dos Direitos Humanos da Câmara Municipal de Taboão da Serra realizará no próximo dia...

12/08/2017

Taboão aprova requerimento para conscientização sobre mortes no trânsito

A Câmara Municipal de Taboão da Serra aprovou por unanimidade de votos na sessão do dia 8,...

12/08/2017

Pq. Marabá ganha nova sinalização viária, diz vereadora Rita de Cássia

Um dos bairros mais populosos de Taboão da Serra, o Pq. Marabá, recebeu nos últimos dias uma...

10/08/2017

Vereadores de Embu defendem Taxa do Lixo e manifestantes esvaziam Câmara

Num embate nunca visto anteriormente na história recente de Embu das Artes o governo municipal...

09/08/2017

Dr. André da Sorriso atua para construção de novo retorno no Pirajuçara

Com indicações e ofícios encaminhados à Prefeitura Municipal de Taboão da Serra desde 2014, Dr....

06/08/2017

Presidente Joice Silva aprova Moção contra a Liberação da Maconha e Cocaína

Por iniciativa da presidente Joice Silva (PTB), a Câmara Municipal de Taboão da Serra aprovou...

19/08/2017

Plano Plurianual é debatido pelo governo em Embu das Artes

Para viabilizar ações e políticas públicas, a Prefeitura de Embu das Artes está elaborando o...

19/08/2017

GCM prende adolescente acusado de tráfico de drogas na Aldeinha

GCM efetuou a prisão de um adolescente na tarde desta sexta-feira (18), no bairro de Aldeinha em...

18/08/2017

Sexta-feira será fria e chuvosa em Taboão da Serra, Embu e Itapecerica

O tempo deve permanecer frio e chuvoso nesta sexta-feira, 18, em Taboão da Serra, Embu,...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.