Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Desfile Cívico de Taboão resgata em grande estilo pentacampeonato do Brasil na Copa

Por | 7/09/2013

menor

Sandra PereiraDesfile marcou retomada após quatro anos consecutivos sem a tradição

As cores da bandeira do Brasil (verde, amarelo, azul e branco) e os craques das Copas do Mundo, as quais o país sagrou-se campeão tomaram a avenida Fernando Fernandes durante toda a manhã deste sábado, dia 7 de setembro. Cerca de 10 mil moradores prestigiaram a retomada em grande estilo, após quatro anos, do Desfile Cívico em comemoração ao Dia da Independência. Lantejoulas, bandeiras do país, bexigas e muita alegria marcaram a homenagem e, ainda emocionaram a todos os presentes. Veja fotos do desfile aqui.

Alunos de 75 escolas juntamente com os PAC’s (Programa de Assistência à Criança), professores e fanfarras participaram do Desfile. Eles foram responsáveis por resgatar a história dos anos em que o país consagrou-se campeão, além disso, contar um pouco da cultura dos países sedes dos jogos, como a Suécia, Chile, México, Estados Unidos e Japão nos anos de 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002, respectivamente. O piloto Ayrton Senna também foi homenageado com gritos em seu nome e também por meio da frase expressa em uma faixa: “Se a gente quiser modificar alguma coisa, é pelas crianças que devemos começar”. 

Entre os craques homenageados da seleção Brasileira estavam Bebeto, Romário, Pelé e Zico. Eles apareceram em diversas fotos em momentos históricos no futebol do país. O desfile também contou com o incentivo ao Brasil para ser Hexacampeão na Copa do ano que vem, a qual o país será sede, desfiles de secretarias municipais e segurança pública (guardas municipais, polícia militar, além da Defesa Civil), artistas da banda Marcial, meninas do Bailado e encerrou com a passagem dos integrantes da banda Racional Universo em Desencanto.

O prefeito Fernando Fernandes disse que percebeu a população participativa, vibrante e feliz com a retomada do Desfile. “Estamos resgatando um pouquinho da nossa história. Porque esse desfile era tradicional na cidade e não sei por que deixou de acontecer nestes últimos quatro anos”, observou. Fernandes comentou também sobre as ajudas das empresas privadas, como a Caixa Econômica Federal, a principal patrocinadora do desfile e das locais com doações às escolas.

Ele chegou a mostrar interesse na realização do Carnaval também na avenida, disse que irá se reunir com as secretarias responsáveis pelo evento, como a de Cultura para que tenha o desfile carnavalesco na cidade. “Eu gosto das expressões culturais que vem do povo, então acredito que a gente vai ter sim. Vamos fazer o possível dentro das nossas limitações orçamentárias”, explicou.

O prefeito ainda comentou sobre a construção do Centro de Eventos, onde seria o Centro Olímpico “com objetivo de garantir um espaço adequado, propício e que garanta conforto aos moradores para trazer de volta as festas tradicionais da cidade, como as quermesses, peão de boiadeiro”, afirmou. Segundo ele, o governador Geraldo Alckmin estará na cidade na semana que vem ocasião que irá cobrá-lo [sobre a construção do centro], uma vez que tem um pedido de financiamento com o Estado de R$ 10 milhões destinados à construção.

De acordo com o secretário de Educação, João Medeiros os trabalhos para o Desfile começaram no mês de abril entre as secretarias de Educação, Cultura, Esporte e Comunicação. Ele destacou como novidade no Desfile o patrocínio da Caixa Econômica Federal no valor de R$ 35 mil. Medeiros afirmou que por volta de 5 mil pessoas desfilaram pela avenida e que a cidade conta com 53 escolas municipais, entre elas Pica-pau amarelo, Pixuquinha, São Judas Tadeu, Jorge Amado e outras.

“Os alunos e o público estavam felizes. A história foi bem contada, acredito que tenha tido um resultado interessante. A escola precisa ter esse vínculo com a comunidade. Nós vamos continuar com esse trabalho, reconstruindo essa história com dois concursos, um sobre a Copa do Mundo na educação infantil e o outro de produção de gêneros textuais, poesia, crônica, texto jornalístico também sobre a Copa”, disse. Ele afirmou pretender lançar um livro com todas as produções dos alunos, “porque é muito bacana estimular a molecada a desenhas, pintar. Não vai morrer na avenida não”, frisou. 

Além do prefeito e secretário, o desfile contou com a presença do vice-prefeito Laércio Lopes, deputada e primeira dama, Analice Fernandes e vereadores Cido, Marcos Paulo, Joice Silva, Érica Franquini, Eduardo Nóbrega, André Egydio, Carlinhos do Leme e Ronaldo Onishi. Outros secretários municipais como o de Esporte, Fábio Fernandes, Comunicação, Daniel Borges e de Saúde, Raquel Zaicaner.

19/10/2017

Polícia Militar abre concurso para formação de oficiais

A Polícia Militar do Estado de São Paulo abriu inscrições para a realização de concurso público...

18/10/2017

Aneel autoriza reajuste nas contas de luz de consumidores do DF, GO e SP

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou hoje (17) reajustes nas contas de luz...

17/10/2017

Caixa e BB antecipam em dois dias pagamento do PIS/Pasep a correntistas

Com dois dias de antecedência em relação ao calendário oficial, os correntistas da Caixa...

15/10/2017

Mulher atacada por ex com facão era separada há 6 anos e sofria ameaças

Durante seis anos Edeni Aparecida Rocha da Silva, 37 anos, viveu no inferno, mas somente ela e...

15/10/2017

Exame para certificar mais 1,5 milhão de jovens adultos tem nova data

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos será aplicado no dia 19...

15/10/2017

Rodoanel tem audiência para instalação de postos de combustíveis

No próximo dia 24 de outubro, a Agência de Transporte do Estado de São Paulo – Artesp...

14/10/2017

Horário de Verão começa neste domingo, adiante seu relógio em uma hora

Horário de Verão começa à 0h deste domingo (15), e os relógios deverão ser adiantados em uma...

11/10/2017

Unicef: a cada 10 minutos morre uma menina vítima de violência

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) lembrou, nesta quarta-feira (11), por ocasião...

11/10/2017

Prefeito Fernando Fernandes forma mais 24 Guardas Municipais

O prefeito Fernando Fernandes formou na noite de sexta-feira, 06 de outubro, mais uma turma da...

19/10/2017

Campanha “Olhar do Bem” continua recebendo doação de óculos

Uma iniciativa do Fundo Social de Solidariedade e das Óticas Panamby vem ajudando pessoas com a...

19/10/2017

Embu recebe espetáculo de dança que investiga processos de autorreconhecimento

No próximo domingo (22/out), o Teatro Popular Solano Trindade recebe o espetáculo de dança...

19/10/2017

Polícia Militar abre concurso para formação de oficiais

A Polícia Militar do Estado de São Paulo abriu inscrições para a realização de concurso público...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.