Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Manifestantes lotam Câmara de Embu durante aprovação de Conselho da APA

Por Karen Santiago | 4/09/2013

sessao1

Sandra PereiraSessão foi tomada por manifestantes na noite desta quarta-feira (4)

Tomada por servidores públicos, entre eles educadores e integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) a sessão da Câmara de Embu das Artes, desta quarta-feira (4) foi pautada pela discussão da alteração na data de pagamento dos salários e vencimentos dos funcionários que ocorria no final de cada mês há uma década e neste mês de setembro acontece no 5º dia útil, sexta-feira – relembre aqui. Todos os vereadores mostraram-se solidários às reivindicações.

Os vereadores também aprovaram a criação de um Conselho Gestor da APA na área da Mata Roque Valente, a fim de servir como um elo para destravar o entrave político do local. Na área, os edis já aprovaram um projeto que prevê a construção de moradias populares para as famílias do MTST. Após os votos favoráveis, os vereadores receberam uma salva de palmas.

Além das palmas, a sessão também foi marcada por vaias. Luiz Carlos Calderoni chegou a afirmar que a vinda dos servidores à Câmara, sabendo que o pagamento ocorrerá na sexta, é “oportunismo” e afirmou “não ser trouxa e que não precisa fazer média com ninguém”. Ele ressaltou não aceitar que usem do momento para fazer campanha do sindicato, uma vez que o prefeito já falou que vai pagar na sexta e que, em sua opinião, não adianta trazer população para a Câmara. 

“Paixão [presidente do sindicato] deixou a desejar não trouxe nem as reivindicações aos vereadores. Projeto chegou pronto. Não sou contra a luta, porém ao modelo que criamos, sem ao menos trazer as demandas”, frisou. Um certo desconforto entre as siglas partidárias também chamaram atenção durante a sessão. Os vereadores Clidão e Gilvan da Saúde afirmaram não saber de nenhuma reunião entre os servidores e o prefeito. 

Doda, João Leite, Edvânio, Jomar e Rosana ressaltaram por sua vez que a reunião não foi combinada, que eles souberam da alteração por meio de servidores e foram até a prefeitura. “Não foi para prejudicar nenhum vereador”, disse João. “Fico ofendido da fala que me convocou. O povo me convocou. Não quero fazer bandeira para ninguém”, defendeu Edvânio. A vereadora Rosana frisou que não precisa entrar num debate de quem apóia ou não. “A sigla partidária não tem que interferir temos que ir lá e resolver”.

Os vereadores aprovaram mais dois projetos de Leis durante a sessão. O de nº 47/2013 de autoria de Luiz Carlos Calderoni que regulamenta a realização de feiras transitórias e itinerantes dentro do município e do executivo que dispõe sobre autorização de celebração de convênio com a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo S.A. - EMTU/SP.

“Esse projeto proibe os comerciantes que vem de São Paulo sem nota fiscal. Trás comércio clandestino em determinadas épocas do ano, sem garantir nenhum benefício para a cidade. Se tiver que vir que seja os comércios municipais”, defendeu o vereador Calderoni.

O presidente da Casa e vereador Doda explicou o objetivo da celebração de convênio com a EMTU. “O projeto força a empresa a atender melhor os usuários do transporte público intermunicipal e ainda, organizar a cidade em relação aos abrigos de ônibus existentes em alguns locais do município. Muitas vezes esses serviços são precários”, afirmou.

Entre as cinco indicações aprovadas, a de mais destaque foi do vereador Jabá, uma vez que ele indicou que o executivo implante uma calçada na rua Três Maria da altura do n° 02 até 244, no bairro do Jardim do Colégio. Como justificativa, o vereador salientou a desova de muito lixo no local, obrigando os pedestres a dividir o acesso com os carros ocasionando, na última semana atropelamento de uma senhora e uma criança, que estavam indo para a escola no momento do acidente. Ele afirmou estar de “olhos abertos para quem joga entulho no local e também na área verde”.

22/04/2017

Taboãoprev presta contas de 2016 em audiência da Comissão de Finanças da Câmara

A Autarquia Previdenciária do Município de Taboão da Serra (Taboãoprev) realizou prestação de...

21/04/2017

Câmara de Embu aprova multa a pichação, criação da Romu e título a Fábio Teruel

Os vereadores de Embu das Artes aprovaram nesta quarta-feira, dia 19, aplicação de multa a...

21/04/2017

Câmara aprova requerimento contra demora na reconstrução do muro

Os vereadores de Taboão da Serra aprovaram por unanimidade, na sessão da terça-feira, 18,...

20/04/2017

Secretaria da Fazenda deposita 289 milhões em repasses de ICMS

As cidades de Taboão da Serra, Embu das Artes e Itapecerica receberam do governo do estado à...

18/04/2017

Alckmin assina convênios que permitem polícia acessar sistemas da Anatel

O governador Geraldo Alckmin autorizou nesta terça-feira, 18, o início da operacionalização da...

16/04/2017

Comissões de Finanças e de Transporte da Câmara de Taboão terão Audiência

As comissões de Finanças e de Transporte da Câmara Municipal de Taboão da Serra vão realizar...

15/04/2017

Presidente da Câmara de Taboão recebe presidente do Legislativo de Embu

A presidente da Câmara Municipal de Taboão da Serra, vereadora Joice Silva, recebeu numa visita...

13/04/2017

Partidos devem entregar prestações de contas de 2016 até 30 de abril

Os 35 partidos políticos com registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) devem entregar à...

13/04/2017

416ª Zona Eleitoral pede ajuda da Câmara para incentivar cadastro de biometria

Para evitar as longas filas que se formam no período que antecede as eleições, e, ao mesmo tempo...

13/04/2017

Prefeito Jorge Costa assina convênio fruto de emenda da deputada Analice

O prefeito de Itapecerica da Serra Jorge Costa esteve no Palácio dos Bandeirantes para...

25/04/2017

Conseg Monte Alegre fará reunião no Intercap para debater segurança na região

Instrumento importante de participação popular em favor da Segurança Pública a reunião mensal da...

25/04/2017

Secretária de Inclusão de Itapecerica fecha parceria com iniciativa privada

A Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social de Itapecerica da Serra e a Associação de...

25/04/2017

Vinttage Music Bar estreia com show de Helena Monteiro

A inauguração oficial da casa acontece nesta segunda-feira, dia 24, a partir das 19h, com shows...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.