Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Mobilidade urbana pauta discussão na sessão da Câmara de Taboão

Por Sandra Pereira | 4/09/2013

carlinhos1

DivulgaçãoPresidente da Comissão de Transportes da Câmara vai chamar audiência pública para discutir ciclovia em Taboão da Serra

Dois temas relacionados à mobilidade urbana prevaleceram na sessão desta  terça-feira, 3, na Câmara Municipal de Taboão da Serra. Os vereadores discutiram a reivindicação sobre a implantação do retorno no São Judas e receberam uma comissão de ciclistas da cidade que foi reivindicar uma audiência pública para discutir o fechamento da ciclovia na cidade. Eles querem a implantação de uma nova ciclovia, bem como a realização de campanhas educativas visando garantir a segurança e estimulando o conceito de trânsito compartilhado, onde pedestres, ciclistas e veículos possam conviver em harmonia. Os vereadores não votaram requerimentos e nem indicações e aprovaram novo pedido de vistas ao projeto que visa conceder alvarás de funcionamento aos comércios do município - relembre aqui.

Após reunião com os ciclistas os vereadores optaram pela realização de uma audiência pública proposta pela Comissão de Transportes da Câmara. O presidente da comissão, vereador Carlinhos do Leme, lembrou que desde a sua implantação a ciclovia que funcionava na Armando Andrade foi alvo de críticas. Na reunião os vereadores falaram sobre denúncias de superfaturamento na implantação da ciclovia posteriormente desativada. Moreira chegou a revelar que a cidade terá de devolver R$ 700 mil ao governo federal graças à desativação do equipamento.

"Nessa audiência pública traremos o secretário de Transporte para explicar melhor o fechamento da ciclovia. Acreditamos que um erro do passado não pode justificar outros erros. A cidade não pode deixar de dialogar com os ciclistas. Temos que conhecer as necessidades e os anseios deles", afirmou Carlinhos do Leme, afirmando que é preciso verificar os possíveis trajetos entre outras questões.

A sessão seguia para o encerramento quando o presidente da Câmara Municipal, vereador Eduardo Nóbrega, acusou na tribuna o prefeito de Embu das Artes e o deputado de levar para Embu das Artes o retorno na BR previsto para Taboão da Serra. O presidente relatou que esteve em várias reuniões na antiga OHL e na ANTT para garantir a implantação do retorno pra atender Taboão da Serra. Ele acusou a administração do ex-prefeito Evilásio Farias de ser lenta e ineficiente no assunto.


"Foi o PT que levou o retorno de Taboão para o Embu. Sei que o PT tem várias alas e que a ala do vereador Moreira não faz esse tipo de coisa. Mas, os cidadãos de Taboão da Serra foram traídos com a retirada desse retorno.Não vamos permitir oportunismo nessa questão. Iremos engrossar a luta do padre Lulinha, do Cido, do ex-vereador Macário, ex-vereador Olívio Nóbrega e tantos outros que há anos pleiteam esse retorno", afirma. "O deputado Geraldo Cruz teve 15 mil votos na cidade e não  brigou pelo nosso retorno. O PT foi mais inteligente que o Evilásio e levou o retorno do São Judas para o Embu, sem levar em conta as consequências para Taboão", disparou.

O presidente disse que pretende engrossar a luta. Revelou que o MST já dispôs a entrar na briga e até mesmo promover o fechamento da BR.

O tema do retorno no São Judas voltou à Casa em razão de pronunciamento feito na tribuna popular pelo ex-vereador Macário que falou sobre a reunião ocorida com representante da Autopista Régis Bittencourt na última semana. Relembre aqui. Macário lembrou que a luta é antiga. Disse que já foram realizadas dezenas de reuniões, abaixo assinado e criticou a falta de vontade política da ANTT de atender a demanda da população de Taboão da Serra. Também lamentou o fato da cidade ter sido a menos contemplada com investimentos pela Autopista e alertou que uma ampla mobilização está sendo organizada para revindicar a implantação do dispositivo de retorno no São Judas.


“A questão do retorno na região do São Judas é uma luta antiga. Nós já fomos na Autopista, na ANTT e no Denit. Se necessário nos vamos fechar a BR. Chamar a população para participar. O engenheiro chegou a dizer que seria caro construir o viaduto. Mas esse argumento não vai convencer à população.  Me disponho a recolher as assinaturas necessárias para que a cidade possa ter esse retorno”, relatou o vereador Cido.

O presidente encerrou a sessão afirmando estar orando para que a prefeitura de Embu das Artes pague em dia o salário dos funcionários públicos da cidade.

Nilton Benedito Esteves - Síndico Jardim Iolanda

Se necessário vamos acionar o MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL - Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão. OHL=ARTERIS/AUTOPISTA pertence a um grupo ESPANHOL; tem apenas a concessão da Rodovia Federal Regis Bittencourt, tem que respeitar as necessidades da população.

Que que eu tenho haver com isso?

O QUÊ ACONTECEU COM A DENÚNCIA QUE O SR. SOUZA IRIA FAZER NA TRIBUNA POPULAR DA CÂMARA. NUMA TERÇA NÃO DEIXARAM USAR A TRIBUNA, ALEGANDO QUE NÃO ESTAVA INSCRITO, SÓ QUE JÁ SE PASSARAM 15 DIAS. O QUE SERÁ QUE ACONTECEU? DERAM UM CALA BOCA OU CALARAM A CALARAM SUA BOCA?

25/07/2017

Deputada Analice intervém e Taboão terá dois pontos de recarga do Cartão Bom

Após as reclamações dos usuários do transporte público intermunicipal sobre o fechamento da loja...

21/07/2017

Novos funcionários efetivos assumem cargos na Câmara Municipal

A Câmara Municipal de Taboão da Serra deu posse nesta sexta-feira, dia 21, para os novos...

21/07/2017

Vereador Eduardo Nóbrega defende aumento de efetivo da PM em Taboão da Serra

A questão da segurança irá voltar a pauta da Câmara Municipal de Taboão da Serra. O vereador...

14/07/2017

Câmara de Taboão permanece com atendimento ao público durante o recesso

A Câmara Municipal de Taboão da Serra entrou em recesso parlamentar no início de julho e neste...

12/07/2017

MPT pede veto e não descarta entrar com ação contra reforma trabalhista

O Ministério Público do Trabalho (MPT) encaminhou ao presidente Michel Temer, nesta quarta-feira...

07/07/2017

Deputada Analice assume presidência da Assembleia e recebe delegação da Baviera

A deputada estadual Analice Fernandes assumiu interinamente a presidência da Assembleia...

07/07/2017

Assembleia aprova proposta de Alckmin que reduz valores de multa e juros de ICM

Na tarde desta quarta-feira, 05 de julho, a Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou o...

05/07/2017

Tribunal de Contas reunirá prefeitos de Taboão, Embu, Itapecerica e região

Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) realiza em Suzano, na próxima quinta-feira...

05/07/2017

Assembleia aprova proposta de Alckmin que reduz valores de multa e juros de ICMS

Na tarde desta quarta-feira, 5 de julho, a Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou o Projeto...

04/07/2017

Vereadora Érica Franquini comemora o sucesso da 1ª audiência pública

Na quinta-feira, 29, a comissão de Segurança da Câmara Municipal de Taboão da Serra realizou a...

25/07/2017

Deputada Analice intervém e Taboão terá dois pontos de recarga do Cartão Bom

Após as reclamações dos usuários do transporte público intermunicipal sobre o fechamento da loja...

25/07/2017

Civil de Itapecerica prende quadrilha especializada em roubar condomínios

A Polícia Civil de Itapecerica da Serra prendeu nas primeiras horas da manhã desta terça-feira,...

25/07/2017

PM entrega doações à família que perdeu tudo em incêndio em Itapecerica

Há cerca de uma semana uma família de Itapecerica perdeu tudo após um incêndio criminoso em sua...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.