Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Mobilidade urbana pauta discussão na sessão da Câmara de Taboão

Por Sandra Pereira | 4/09/2013

carlinhos1

DivulgaçãoPresidente da Comissão de Transportes da Câmara vai chamar audiência pública para discutir ciclovia em Taboão da Serra

Dois temas relacionados à mobilidade urbana prevaleceram na sessão desta  terça-feira, 3, na Câmara Municipal de Taboão da Serra. Os vereadores discutiram a reivindicação sobre a implantação do retorno no São Judas e receberam uma comissão de ciclistas da cidade que foi reivindicar uma audiência pública para discutir o fechamento da ciclovia na cidade. Eles querem a implantação de uma nova ciclovia, bem como a realização de campanhas educativas visando garantir a segurança e estimulando o conceito de trânsito compartilhado, onde pedestres, ciclistas e veículos possam conviver em harmonia. Os vereadores não votaram requerimentos e nem indicações e aprovaram novo pedido de vistas ao projeto que visa conceder alvarás de funcionamento aos comércios do município - relembre aqui.

Após reunião com os ciclistas os vereadores optaram pela realização de uma audiência pública proposta pela Comissão de Transportes da Câmara. O presidente da comissão, vereador Carlinhos do Leme, lembrou que desde a sua implantação a ciclovia que funcionava na Armando Andrade foi alvo de críticas. Na reunião os vereadores falaram sobre denúncias de superfaturamento na implantação da ciclovia posteriormente desativada. Moreira chegou a revelar que a cidade terá de devolver R$ 700 mil ao governo federal graças à desativação do equipamento.

"Nessa audiência pública traremos o secretário de Transporte para explicar melhor o fechamento da ciclovia. Acreditamos que um erro do passado não pode justificar outros erros. A cidade não pode deixar de dialogar com os ciclistas. Temos que conhecer as necessidades e os anseios deles", afirmou Carlinhos do Leme, afirmando que é preciso verificar os possíveis trajetos entre outras questões.

A sessão seguia para o encerramento quando o presidente da Câmara Municipal, vereador Eduardo Nóbrega, acusou na tribuna o prefeito de Embu das Artes e o deputado de levar para Embu das Artes o retorno na BR previsto para Taboão da Serra. O presidente relatou que esteve em várias reuniões na antiga OHL e na ANTT para garantir a implantação do retorno pra atender Taboão da Serra. Ele acusou a administração do ex-prefeito Evilásio Farias de ser lenta e ineficiente no assunto.


"Foi o PT que levou o retorno de Taboão para o Embu. Sei que o PT tem várias alas e que a ala do vereador Moreira não faz esse tipo de coisa. Mas, os cidadãos de Taboão da Serra foram traídos com a retirada desse retorno.Não vamos permitir oportunismo nessa questão. Iremos engrossar a luta do padre Lulinha, do Cido, do ex-vereador Macário, ex-vereador Olívio Nóbrega e tantos outros que há anos pleiteam esse retorno", afirma. "O deputado Geraldo Cruz teve 15 mil votos na cidade e não  brigou pelo nosso retorno. O PT foi mais inteligente que o Evilásio e levou o retorno do São Judas para o Embu, sem levar em conta as consequências para Taboão", disparou.

O presidente disse que pretende engrossar a luta. Revelou que o MST já dispôs a entrar na briga e até mesmo promover o fechamento da BR.

O tema do retorno no São Judas voltou à Casa em razão de pronunciamento feito na tribuna popular pelo ex-vereador Macário que falou sobre a reunião ocorida com representante da Autopista Régis Bittencourt na última semana. Relembre aqui. Macário lembrou que a luta é antiga. Disse que já foram realizadas dezenas de reuniões, abaixo assinado e criticou a falta de vontade política da ANTT de atender a demanda da população de Taboão da Serra. Também lamentou o fato da cidade ter sido a menos contemplada com investimentos pela Autopista e alertou que uma ampla mobilização está sendo organizada para revindicar a implantação do dispositivo de retorno no São Judas.


“A questão do retorno na região do São Judas é uma luta antiga. Nós já fomos na Autopista, na ANTT e no Denit. Se necessário nos vamos fechar a BR. Chamar a população para participar. O engenheiro chegou a dizer que seria caro construir o viaduto. Mas esse argumento não vai convencer à população.  Me disponho a recolher as assinaturas necessárias para que a cidade possa ter esse retorno”, relatou o vereador Cido.

O presidente encerrou a sessão afirmando estar orando para que a prefeitura de Embu das Artes pague em dia o salário dos funcionários públicos da cidade.

Nilton Benedito Esteves - Síndico Jardim Iolanda

Se necessário vamos acionar o MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL - Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão. OHL=ARTERIS/AUTOPISTA pertence a um grupo ESPANHOL; tem apenas a concessão da Rodovia Federal Regis Bittencourt, tem que respeitar as necessidades da população.

Que que eu tenho haver com isso?

O QUÊ ACONTECEU COM A DENÚNCIA QUE O SR. SOUZA IRIA FAZER NA TRIBUNA POPULAR DA CÂMARA. NUMA TERÇA NÃO DEIXARAM USAR A TRIBUNA, ALEGANDO QUE NÃO ESTAVA INSCRITO, SÓ QUE JÁ SE PASSARAM 15 DIAS. O QUE SERÁ QUE ACONTECEU? DERAM UM CALA BOCA OU CALARAM A CALARAM SUA BOCA?

29/04/2017

Régis registrou bloqueios, marchas e atos na greve geral em toda a região

A greve geral contra as reformas da previdência e trabalhista foi marcada em Taboão da Serra,...

29/04/2017

Aprígio recebe visita de Carlos Lupi, ex-ministro do Trabalho

Acompanhado de lideranças da Executiva Nacional e Estadual do PDT, Carlos Lupi, presidente...

27/04/2017

Justiça concede liminar para tentar barrar greve geral em ônibus e metrô

Numa tentativa clara de barrar a greve geral contra as reformas da Previdência e Trabalhista,...

27/04/2017

Câmara aprova proposta de reforma trabalhista; texto segue para o Senado

Após quase 14 horas de sessão, a Câmara dos Deputados concluiu, na madrugada desta quinta-feira...

26/04/2017

Vereadora Priscila Sampaio fará pedágio contra o jogo Baleia Azul em Taboão

Preocupada com a disseminação do trágico jogo virtual baleia azul, que já levou vários...

26/04/2017

Vereadores de Taboão aprovam regulamentação do uso da sede da Câmara Municipal

Os vereadores de Taboão da Serra aprovaram por unanimidade na sessão desta terça-feira, 25,...

26/04/2017

Senado aprova em 1º turno fim do foro privilegiado de políticos e autoridades

Senado aprovou nesta quarta-feira (26), em primeiro turno, a proposta de emenda à Constituição...

26/04/2017

Temer decide cortar ponto de servidores que entrarem em greve

O presidente Michel Temer decidiu que cortará o salário dos servidores que participarem da greve...

29/04/2017

Régis registrou bloqueios, marchas e atos na greve geral em toda a região

A greve geral contra as reformas da previdência e trabalhista foi marcada em Taboão da Serra,...

29/04/2017

Prefeitura de Taboão forma mais de 200 alunos através do Programa Lado a Lado Sa

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda da Prefeitura de Taboão da Serra,...

29/04/2017

Maternidade de Taboão inaugura serviço de consultoria em amamentação

A Prefeitura de Taboão da Serra está cada vez mais avançando na implantação de políticas...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.