Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Polícia

Onda de roubos assusta e preocupa comerciantes de Itapecerica da Serra

Por Karen Santiago | 2/09/2013

xv1

Google Street ViewComércios do centro e do Bandeira são constantemente assaltados

A onda de roubos a estabelecimentos comerciais na região central da cidade de Itapecerica da Serra tem assustado e preocupado comerciantes e lojistas. Praticamente todos os dias um comércio é assaltado. Por volta das 19h desta segunda-feira, dia 2, criminosos entraram armados na Loja Cem e roubaram diversos produtos. Já neste sábado, a escola de idiomas Hunter English School, na avenida XV de Novembro foi alvo de uma dupla de criminosos. Há mais ou menos quinze dias atrás a Pernambucanas foi alvo de quatro bandidos - duas mulheres. Em todos os roubos os bandidos estavam armados e agiram sob grave ameaça.

No último sábado, a dupla teria se passado por interessados no curso de inglês, rendeu a recepcionista e na seqüência duas turmas em salas de aulas, a maioria dos alunos adolescentes. A dupla roubou 26 aparelhos de telefone celular, dinheiro, jóias e documentos dos alunos. Em uma das salas o bandido devolveu os documentos. Da escola levaram notebook e dinheiro. Um dos bandidos chegou a dizer: “Desculpem o transtorno, mas precisamos alimentar nossos filhos. Não pensem em chamar a PM porque todas as viaturas estão empenhadas e ninguém virá". Após roubarem a todos, os bandidos trancaram a escola com as vítimas dentro.

De acordo com as vítimas, os policiais estavam fazendo a segurança da Marcha Para Jesus, foram chamados, mas não atenderam a ocorrência. A dona da escola ligou na Delegacia central e dois policiais civis foram até o local, orientaram e levaram as vítimas para o distrito, onde o boletim de ocorrência foi registrado. O medo é tamanho, que a dona da escola pensa até em cancelar todas as aulas noturnas. Hoje, ela e as demais vítimas foram fazer reconhecimento fotográfico dos possíveis acusados. A escola não tem câmeras de videomonitoramento.

Em relação aos roubos das lojas a tática dos bandidos é entrar como clientes, sendo casais não chamam a atenção, e roubar a todos, além da loja e dos produtos. Chegam até a trancar os clientes em salas, enquanto fazem a limpa nos estabelecimentos. Informações apuradas pelo Jornal na Net apontam que os criminosos também despistam os policiais para um determinado local, ligando ao 190 e como a viatura está empenhada, eles aproveitam para roubar onde quiserem.

“Os comerciantes estão com medo e preocupados com a inauguração do shopping devido ao fluxo maior de pessoas no centro. Outro dia um comerciante do Bandeira teve que fechar sua loja para repor as mercadorias após roubo de todos seus eletroeletrônicos. Ele tinha acabado de comprar os produtos, foi assaltado e fechou por uma semana”, afirmou um outro comerciante que pediu anonimato.

O Jornal constatou que alguns comerciantes acabam não registrando a ocorrência, o que dificulta o trabalho de investigação da polícia civil.  A polícia sempre orienta que Boletins de Ocorrências sejam registrados, independente do que foi roubado.

Enaldo

Boa tarde aos leitores do jornal na net, eu fico muito triste com o que acontece em nossa cidade e gostaria de saber como o poder publico não tem cumprido suas promessa que tem feito como o Sr. prefeito prometeu o aumento do efetivo da guarda municipal de nossa cidade para a segurança dos moradores e comerciantes; pois já tem mais de oito mês de administração e não tem feito nada para melhorar nossa cidade, só colocando ex-vereadores na prefeitura que foram rejeitados por nos eleitores. Diferente da administração do Embu das Artes que aumentou o efetivo da guarda municipal e tem feito muitas melhorias na cidade espero que a administração de Itap. da Serra acorde e nos moradores também acordem, para cobrar mais do nosso administrador o Sr. prefeito Amarildo. Fiquem com Deus

Hélio

Resposta ao "leitor". Senhor, não critico, mas comento a realidade. Os fatos estão aí, a população é quem diz, não só este que vos escreve. Basta ver números estatísticos. Basta circular pela cidade á noite, após as 20h., pela praça da fonte, pela praça central, principalmente ao lado dos banheiros públicos, ísso na região central. Há policiais excelentes, dedicados, até conheço muitos. Ao contrário de sua opinião, elogiei o trabalho dos PMs da ROCAM, os quais por policiarem com moto, em guarnição reduzida, estes sim, estão expostos, e não se vê ou ouve diz que que cometeram excessos. Por ceryo que são policiais modelo, e principalmente vocacionados, ao contrário daqueles que não têm vocação, mas buscam tão somente um emprego.

Leitor

Sr. Hélio vejo que sempre critica a policia, pois no seu mundinho de fantasia tudo é fácil, gostaria de saber se você tem essa mesma disposição para correr atras de ladrão, para trocar tiros e ainda ser acusados por pessoas iguais a você que não nos conhece, sairmos todos os dias e realmente não sabemos se vamos voltar, andamos por um fio que de um lado estar a omissão e de outro o abuso. Quem muito critica os erros dos outro é porque vê seus próprio erros refletidos.

Eduardo

Gostaria de saber o que aconteceu com os guardas de moto que ficavam em frente às escolas na hora da entrada? Está fazendo falta!

Edu

Pagamos um absurdo de impostos para termos segurança publica de qualidade e NÃO TEMOS. Se os comerciantes quiserem um pouco mais de segurança ele teem q pagar segurança particular (como é feito hoje)... Se quer saúde, por mais impostos que pagamos para ter esse serviço, temos que contratar um convenio... esse é o Brasil! E não podemos culpar a policia, por serem corruptos, não dão segurança para a população, e sim devemos culpar o governo do estado que paga merreca para um policial invadir favela com 38 e disputar com traficantes de fuzil. A culpa é dos governantes!!

Hélio

O que falta é policiamento preventivo. A PM e a Policia Civil, que deveria ter equipe operacional, não fazem abordagens em transeuntes e isso facilita o "trabalho" dos marginais. Fala-se em estatisticas, etc, etc., mas na pratica, não se vê a efetividade de ações. Das duas uma, ou falta comando, ou falta vontade de agir.

Anonimo

Ei,não se preocupem....a situação só irá piorar. Não se tem efetivo para desempenhar um trabalho de qualidade pela PM. A propósito,essas reuniões para tratarem de: pancadões,roubos,tráficos etc. Apenas serve para se tomar café e chá,só! Não fiquem esperando melhorias,por que não virá a curto prazo. Não existe essa possibilidade de (Operação Delegada),algo prometido em campanha,lembram? Não existe possibilidade de um policiamento à pé pelo centro,algo que deu certo em Sto Amaro. Aqui,não se tem efetivo para tal,mentira?? Bairros problemáticos como o Parque Paraiso,onde o tráfico,roubos a comércios pequenos e até o tal pancadão no meio da rua que está virando moda,não vai acabar. Além de investimento na área de Segurança Pública,falta algo que seria ideal para querer fazer algo efetivo,um pouco mais de inteligência.

20/08/2017

Mulher morta e queimada no Laguna ainda está sem identificação no IML de Taboão

A mulher encontrada na noite da sexta-feira, 18, com o corpo em chamas após ser estuprada e...

19/08/2017

GCM apreende adolescente acusado de tráfico de drogas na Aldeinha

GCM efetuou apreensão de um adolescente na tarde desta sexta-feira (18), no bairro de Aldeinha...

16/08/2017

PM faz reintegração de posse no Jardim Mimás em Embu das Artes

O 36º Batalhão da Polícia Militar Metropolitana participou na manhã desta quarta-feira (16), da...

15/08/2017

Fio telefônico solto causa acidente e deixa motociclista ferida em Itapecerica

Uma motociclista ficou ferida após seu pescoço ficar preso em cabo de fio telefônico que estava...

15/08/2017

Alckmin autoriza Dejem que destinará 6 mil vagas para policiamento

O governador Geraldo Alckmin assinou nesta segunda-feira, 14, parceria entre a Secretaria da...

15/08/2017

Homem que esfaqueou ex-companheira e tentou suicídio morre em Pirajussara

O homem que tentou matar a ex-companheira no último domingo (13) a facadas num estacionamento de...

14/08/2017

GCM apreende acusado de assaltos em pontos de ônibus da Estrada de S. Francisco

Um jovem de 17 anos vinha atemorizando pedestres nos pontos de ônibus da Estrada de São...

14/08/2017

PRF apreende revólver com queixa de roubo na Régis

A PRF prendeu na tarde da última sexta-feira (11), um homem em posse de um revolver calibre 38,...

14/08/2017

Gerente do tráfico é preso com 10 kg de drogas em Embu das Artes

Um indivíduo foi detido nesta segunda-feira (14), acusado de tráfico de drogas, na Rua Poços de...

21/08/2017

UniVesp será inaugurada nesta quinta-feira em Embu das Artes

A UniVesp Embu das Artes será inaugurada na quinta-feira (24/8), às 19h, no Parque Francisco...

21/08/2017

Sabesp informa que voltará a atender no antigo endereço em Itapecerica da Serra

A partir do dia 28 de agosto, a Sabesp volta a atender no antigo endereço:
Rua São João nº 89 –...

21/08/2017

OAB Taboão promove palestra sobre perícia criminal nesta terça

Na próxima terça-feira, dia 26, às 19 horas, acontece no auditório da TaboãoPrev  - Taboão da...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.