Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Educação

Escola Municipal de Gastronomia oferece novos cursos

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 29/08/2013

escola_1

Ricardo Vaz Cursos oferecidos pela Prefeitura de Taboão são ministrados na Escola deGastronomia 

Os munícipes de Taboão da Serra têm agora mais opções de cursos de capacitação profissional. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda e a Escola Municipal de Gastronomia estão ministrando aulas para Camareira e Arrumador de Hotéis, Organizador de Eventos, Recepção e Excelência no Atendimento e Assistente Administrativo para Hotéis. As capacitações tem carga horária de 45 horas e as inscrições podem ser feitas na própria escola.

De acordo com a secretária adjunta de Desenvolvimento Econômico, Tatiana Candeo, a hotelaria é um dos campos que mais empregam atualmente no mundo. “Para ser bom profissional é preciso ter conhecimento técnico especifico, além de saber lidar com o público e aprender sobre diferenças de costumes, marketing pessoal, entre outros, para ter condições de competir nas disputas por vagas”, conta. 

Para os próximos meses, a Secretaria prepara ainda cursos de Garçom e Garçonete, Monitor Turístico, Recreador para Hotéis, Hostess e Host para Bares e Restaurante, além dos conhecidos Espanhol Básico e Instrumental para Hotelaria e Inglês Básico e Instrumental para Hotelaria, com inscrições já abertas.

O prefeito Fernando Fernandes Filho faz questão de frisar a importância dos cursos profissionalizantes. “É preciso formar novos profissionais e qualificar a mão de obra. Encontrar um profissional qualificado se tornou um grande desafio para as empresas”,disse. “Por isso investimentos nessas capacitações, estimulando o taboanense a buscar conhecimento em áreas que geram emprego, dessa maneira, em muito pouco tempo, ele terá o perfil que o próprio mercado exige”, finaliza Fernando.

A Escola Municipal de Gastronomia de Taboão da Serra  é a primeira especializada em todo o estado de São Paulo a oferecer cursos de gastronomia e hotelaria totalmente gratuitos, oferendo cursos especializados em diversas modalidades nas áreas do mercado gastronômico, de hospitalidade e de turismo.

Segue a descrição e atribuições dos cursos:

Camareira e Arrumador para Hotéis: Executar arrumação da Unidade Habitacional,personalizar atendimento ao cliente, responder sugestões e reclamações, solucionar conflitos com clientes, identificar meios de hospedagem apropriados a cada clientela, sintetizar e relacionar informações com meios e recursos disponíveis, empregar adequadamente vocabulário técnico, identificar e avaliar meios e recursos disponíveis, organizar meios e recursos para concretização de produtos e serviços, prever o uso de áreas e meios físicos, sua articulação funcional e fluxo de trabalho de pessoas, adequar a oferta aos interesses, hábitos, atitudes e expectativas das clientelas, atender clientes correspondendo às expectativas deles.

Organizador de Eventos: proporcionar ao aluno conceito e classificação sobre as organizações de eventos, desenvolvimento prático e a correta adequação dos eventos, desempenho prático que evidencie a viabilidade técnica do projeto, promover vendas de produtos e serviços, promover eventos especiais, supervisionar serviços de eventos, controlar qualidade dos serviços, participar na elaboração de eventos, definir equipes de trabalho, liderar equipes, sintetizar e relacionar os conceitos e a evolução histórica dos eventos, conceber e programar produtos e serviços a serem oferecidos ao cliente e ao participante de evento, identificar e adequar os tipos de eventos aos meios e recursos disponíveis, manter viabilidade técnica, financeira e administrativa do evento, elaborar e interpretar orçamentos e contratos, adequar o evento aos interesses e expectativas dos clientes, atender clientes correspondendo às expectativas destes, supervisionar serviços de terceiros, organizar e manter cadastro de fornecedores, provedores e prestadores de serviços, controlar a execução de contratos.

Recepção e excelência no atendimento: executar atividades a hóspedes e clientes: recepção, reserva, portaria social e serviços de telefonia, personalizar atendimento ao cliente, controlar a documentação de hóspedes e clientes, realizar o “check in” e “check out”, responder sugestões e reclamações, solucionar conflitos com clientes, identificar meios de hospedagem apropriados a cada clientela, sintetizar e relacionar informações com meios e recursos disponíveis, empregar adequadamente vocabulário técnico, identificar e avaliar meios e recursos disponíveis, organizar meios e recursos para concretização de produtos e serviços, prever o uso de áreas e meios físicos, sua articulação funcional e fluxo de trabalho de pessoas, adequar a oferta aos interesses, hábitos, atitudes e expectativas das clientelas, atender clientes correspondendo às expectativas deles.

Assistente Administrativo para Hotéis: propiciar ao aluno a identificação de oportunidades empreendedoras e o contato com as principais rotinas administrativasexistentes nos hotéis, com visão sistêmica destas organizações e do mundo dos negócios. O aluno deverá compreender o sentido de empreendedorismo na empresa ou individualmente, analisar o ambiente interno e externo da organização hoteleira e suas influências, identificar as competências mínimas necessárias para o desenvolvimentodos principais departamentos e verificar a importância da sinergia departamental para o desenvolvimento do negócio.


Tamara Freitas

29/06/2017

Inscrições para cursos gratuitos na Univesp vão até 10 de julho

Quem deseja concorrer a uma das 10 mil vagas para os cursos de Engenharia de Produção,...

25/06/2017

Educação de SP abre concurso para preencher 1.878 vagas de diretor

A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo abriu concurso público para o  preenchimento de...

24/06/2017

Grevistas da educação de Taboão decidem voltar ao trabalho dia 3 de julho

 Depois de ficar em greve por quase dois meses os servidores da rede pública municipal de...

22/06/2017

Greve de professores da rede municipal de ensino já ultrapassa 50 dias

Professores da rede municipal de ensino ainda não entraram em acordo com a prefeitura e...

18/06/2017

Jornalista Gregório Bacic ministra palestra a professores do Nigro Gava

Professores da Escola Estadual Professora Maria Aparecida Nigro Gava, no Parque Pinheiros, em...

12/06/2017

Escolas da rede municipal de Taboão, Embu e Itapecerica realizam festa junina

Olha a chuva... É mentira! Olha a cobra... É mentira! O mês de junho é conhecido pela...

11/06/2017

Taboão da Serra ganha unidade do Centro Brasileiro de cursos (Cebrac)

Moradores de Taboão da Serra que buscam ingressar e ou conseguir cargos melhores no mercado de...

11/06/2017

Sistema EJA está com inscrições abertas para o segundo semestre

Os jovens e adultos que não terminaram os estudos e querem retornar às salas de aula já podem se...

11/06/2017

Mais de 7 mil professores aprovados em concurso são convocados em SP

Mais de 7 mil professores aprovados no maior concurso do magistério paulista poderão escolher as...

08/06/2017

Febre Amarela e Dengue são pautas para alunos da EMEF Rachel de Queiroz

A direção da EMEF Rachel de Queiroz criou um Jornal Escolar que tem como foco central o...

29/06/2017

Inscrições para cursos gratuitos na Univesp vão até 10 de julho

Quem deseja concorrer a uma das 10 mil vagas para os cursos de Engenharia de Produção,...

28/06/2017

Empresa abre “cratera” na rua Mário Latorre procurando vazamento em Taboão

Quem passou pela rua Mário Latorre, no Parque Pinheiros, quase em frente ao cemitério da...

28/06/2017

Vereadores aprovam LDO e discutem aumento da passagem para R$ 3,80

Os vereadores de Taboão da Serra aprovaram nesta terça-feira, 27, a Lei de Diretrizes...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.