Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Educação

Escola Municipal de Gastronomia oferece novos cursos

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 29/08/2013

escola_1

Ricardo Vaz Cursos oferecidos pela Prefeitura de Taboão são ministrados na Escola deGastronomia 

Os munícipes de Taboão da Serra têm agora mais opções de cursos de capacitação profissional. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda e a Escola Municipal de Gastronomia estão ministrando aulas para Camareira e Arrumador de Hotéis, Organizador de Eventos, Recepção e Excelência no Atendimento e Assistente Administrativo para Hotéis. As capacitações tem carga horária de 45 horas e as inscrições podem ser feitas na própria escola.

De acordo com a secretária adjunta de Desenvolvimento Econômico, Tatiana Candeo, a hotelaria é um dos campos que mais empregam atualmente no mundo. “Para ser bom profissional é preciso ter conhecimento técnico especifico, além de saber lidar com o público e aprender sobre diferenças de costumes, marketing pessoal, entre outros, para ter condições de competir nas disputas por vagas”, conta. 

Para os próximos meses, a Secretaria prepara ainda cursos de Garçom e Garçonete, Monitor Turístico, Recreador para Hotéis, Hostess e Host para Bares e Restaurante, além dos conhecidos Espanhol Básico e Instrumental para Hotelaria e Inglês Básico e Instrumental para Hotelaria, com inscrições já abertas.

O prefeito Fernando Fernandes Filho faz questão de frisar a importância dos cursos profissionalizantes. “É preciso formar novos profissionais e qualificar a mão de obra. Encontrar um profissional qualificado se tornou um grande desafio para as empresas”,disse. “Por isso investimentos nessas capacitações, estimulando o taboanense a buscar conhecimento em áreas que geram emprego, dessa maneira, em muito pouco tempo, ele terá o perfil que o próprio mercado exige”, finaliza Fernando.

A Escola Municipal de Gastronomia de Taboão da Serra  é a primeira especializada em todo o estado de São Paulo a oferecer cursos de gastronomia e hotelaria totalmente gratuitos, oferendo cursos especializados em diversas modalidades nas áreas do mercado gastronômico, de hospitalidade e de turismo.

Segue a descrição e atribuições dos cursos:

Camareira e Arrumador para Hotéis: Executar arrumação da Unidade Habitacional,personalizar atendimento ao cliente, responder sugestões e reclamações, solucionar conflitos com clientes, identificar meios de hospedagem apropriados a cada clientela, sintetizar e relacionar informações com meios e recursos disponíveis, empregar adequadamente vocabulário técnico, identificar e avaliar meios e recursos disponíveis, organizar meios e recursos para concretização de produtos e serviços, prever o uso de áreas e meios físicos, sua articulação funcional e fluxo de trabalho de pessoas, adequar a oferta aos interesses, hábitos, atitudes e expectativas das clientelas, atender clientes correspondendo às expectativas deles.

Organizador de Eventos: proporcionar ao aluno conceito e classificação sobre as organizações de eventos, desenvolvimento prático e a correta adequação dos eventos, desempenho prático que evidencie a viabilidade técnica do projeto, promover vendas de produtos e serviços, promover eventos especiais, supervisionar serviços de eventos, controlar qualidade dos serviços, participar na elaboração de eventos, definir equipes de trabalho, liderar equipes, sintetizar e relacionar os conceitos e a evolução histórica dos eventos, conceber e programar produtos e serviços a serem oferecidos ao cliente e ao participante de evento, identificar e adequar os tipos de eventos aos meios e recursos disponíveis, manter viabilidade técnica, financeira e administrativa do evento, elaborar e interpretar orçamentos e contratos, adequar o evento aos interesses e expectativas dos clientes, atender clientes correspondendo às expectativas destes, supervisionar serviços de terceiros, organizar e manter cadastro de fornecedores, provedores e prestadores de serviços, controlar a execução de contratos.

Recepção e excelência no atendimento: executar atividades a hóspedes e clientes: recepção, reserva, portaria social e serviços de telefonia, personalizar atendimento ao cliente, controlar a documentação de hóspedes e clientes, realizar o “check in” e “check out”, responder sugestões e reclamações, solucionar conflitos com clientes, identificar meios de hospedagem apropriados a cada clientela, sintetizar e relacionar informações com meios e recursos disponíveis, empregar adequadamente vocabulário técnico, identificar e avaliar meios e recursos disponíveis, organizar meios e recursos para concretização de produtos e serviços, prever o uso de áreas e meios físicos, sua articulação funcional e fluxo de trabalho de pessoas, adequar a oferta aos interesses, hábitos, atitudes e expectativas das clientelas, atender clientes correspondendo às expectativas deles.

Assistente Administrativo para Hotéis: propiciar ao aluno a identificação de oportunidades empreendedoras e o contato com as principais rotinas administrativasexistentes nos hotéis, com visão sistêmica destas organizações e do mundo dos negócios. O aluno deverá compreender o sentido de empreendedorismo na empresa ou individualmente, analisar o ambiente interno e externo da organização hoteleira e suas influências, identificar as competências mínimas necessárias para o desenvolvimentodos principais departamentos e verificar a importância da sinergia departamental para o desenvolvimento do negócio.


Tamara Freitas

19/04/2017

Estado diz que muro do Ruy Cardoso vai custar R$ 349 mil, mas não fixa prazo

A Secretaria Estadual de Educação informou por meio de nota enviada reportagem do Jornal Na Net,...

17/04/2017

Alunas do Lado a Lado aprendem sobre história da moda

As alunas dos cursos de Corte e Costura, Malharia e Moletom e Lingerie da Escola de Moda, Beleza...

17/04/2017

Muro da E.E. Ruy Cardoso, em Taboão, está caído há quase um ano

Há quase um ano a chuva derrubou parte do muro da escola estadual Antônio Ruy Cardoso,...

13/04/2017

Embu inicia entrega de kits escolares para alunos da rede municipal dia 18

A partir do dia 18 de abril, a Prefeitura de Embu das Artes, por meio da Secretaria de Educação,...

09/04/2017

Uniformes escolares começam a ser entregues em Taboão

A Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia de Taboão da Serra, iniciou na quinta-feira, 30...

05/04/2017

ETEC de Embu faz concurso para contratar professores; remuneração será R$ 17,15

A Escola Técnica Estadual de Embu das Artes (ETEC) abriu Concurso Público no último dia 3 de...

29/03/2017

Merendeiros de Taboão participam de palestra motivacional

A Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia de Taboão da Serra promoveu neste mês de março um...

29/03/2017

Secretaria de Educação promove ação dedicada ao consumo de peixe na alimentação

O Departamento de Merenda Escolar realizou, na Escola Municipal Orquídea, nos dias 22, 23 e 24,...

26/03/2017

Deputada Analice Fernandes visita o Lado a Lado Saporito

A deputada estadual Analice Fernandes participou de uma entrega de secadores profissionais da...

26/04/2017

Vereadora Priscila Sampaio fará pedágio contra o jogo Baleia Azul em Taboão

Preocupada com a disseminação do trágico jogo virtual baleia azul, que já levou vários...

26/04/2017

Vereadores de Taboão aprovam regulamentação do uso da sede da Câmara Municipal

Os vereadores de Taboão da Serra aprovaram por unanimidade na sessão desta terça-feira, 25,...

26/04/2017

Homens são presos em flagrante por furto em estabelecimento comercial em Taboão

Policiais da RP conseguiram prender em flagrante dois homens que estavam furtando objetos de um...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.