Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Educação

Escola Municipal de Gastronomia oferece novos cursos

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 29/08/2013

escola_1

Ricardo Vaz Cursos oferecidos pela Prefeitura de Taboão são ministrados na Escola deGastronomia 

Os munícipes de Taboão da Serra têm agora mais opções de cursos de capacitação profissional. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda e a Escola Municipal de Gastronomia estão ministrando aulas para Camareira e Arrumador de Hotéis, Organizador de Eventos, Recepção e Excelência no Atendimento e Assistente Administrativo para Hotéis. As capacitações tem carga horária de 45 horas e as inscrições podem ser feitas na própria escola.

De acordo com a secretária adjunta de Desenvolvimento Econômico, Tatiana Candeo, a hotelaria é um dos campos que mais empregam atualmente no mundo. “Para ser bom profissional é preciso ter conhecimento técnico especifico, além de saber lidar com o público e aprender sobre diferenças de costumes, marketing pessoal, entre outros, para ter condições de competir nas disputas por vagas”, conta. 

Para os próximos meses, a Secretaria prepara ainda cursos de Garçom e Garçonete, Monitor Turístico, Recreador para Hotéis, Hostess e Host para Bares e Restaurante, além dos conhecidos Espanhol Básico e Instrumental para Hotelaria e Inglês Básico e Instrumental para Hotelaria, com inscrições já abertas.

O prefeito Fernando Fernandes Filho faz questão de frisar a importância dos cursos profissionalizantes. “É preciso formar novos profissionais e qualificar a mão de obra. Encontrar um profissional qualificado se tornou um grande desafio para as empresas”,disse. “Por isso investimentos nessas capacitações, estimulando o taboanense a buscar conhecimento em áreas que geram emprego, dessa maneira, em muito pouco tempo, ele terá o perfil que o próprio mercado exige”, finaliza Fernando.

A Escola Municipal de Gastronomia de Taboão da Serra  é a primeira especializada em todo o estado de São Paulo a oferecer cursos de gastronomia e hotelaria totalmente gratuitos, oferendo cursos especializados em diversas modalidades nas áreas do mercado gastronômico, de hospitalidade e de turismo.

Segue a descrição e atribuições dos cursos:

Camareira e Arrumador para Hotéis: Executar arrumação da Unidade Habitacional,personalizar atendimento ao cliente, responder sugestões e reclamações, solucionar conflitos com clientes, identificar meios de hospedagem apropriados a cada clientela, sintetizar e relacionar informações com meios e recursos disponíveis, empregar adequadamente vocabulário técnico, identificar e avaliar meios e recursos disponíveis, organizar meios e recursos para concretização de produtos e serviços, prever o uso de áreas e meios físicos, sua articulação funcional e fluxo de trabalho de pessoas, adequar a oferta aos interesses, hábitos, atitudes e expectativas das clientelas, atender clientes correspondendo às expectativas deles.

Organizador de Eventos: proporcionar ao aluno conceito e classificação sobre as organizações de eventos, desenvolvimento prático e a correta adequação dos eventos, desempenho prático que evidencie a viabilidade técnica do projeto, promover vendas de produtos e serviços, promover eventos especiais, supervisionar serviços de eventos, controlar qualidade dos serviços, participar na elaboração de eventos, definir equipes de trabalho, liderar equipes, sintetizar e relacionar os conceitos e a evolução histórica dos eventos, conceber e programar produtos e serviços a serem oferecidos ao cliente e ao participante de evento, identificar e adequar os tipos de eventos aos meios e recursos disponíveis, manter viabilidade técnica, financeira e administrativa do evento, elaborar e interpretar orçamentos e contratos, adequar o evento aos interesses e expectativas dos clientes, atender clientes correspondendo às expectativas destes, supervisionar serviços de terceiros, organizar e manter cadastro de fornecedores, provedores e prestadores de serviços, controlar a execução de contratos.

Recepção e excelência no atendimento: executar atividades a hóspedes e clientes: recepção, reserva, portaria social e serviços de telefonia, personalizar atendimento ao cliente, controlar a documentação de hóspedes e clientes, realizar o “check in” e “check out”, responder sugestões e reclamações, solucionar conflitos com clientes, identificar meios de hospedagem apropriados a cada clientela, sintetizar e relacionar informações com meios e recursos disponíveis, empregar adequadamente vocabulário técnico, identificar e avaliar meios e recursos disponíveis, organizar meios e recursos para concretização de produtos e serviços, prever o uso de áreas e meios físicos, sua articulação funcional e fluxo de trabalho de pessoas, adequar a oferta aos interesses, hábitos, atitudes e expectativas das clientelas, atender clientes correspondendo às expectativas deles.

Assistente Administrativo para Hotéis: propiciar ao aluno a identificação de oportunidades empreendedoras e o contato com as principais rotinas administrativasexistentes nos hotéis, com visão sistêmica destas organizações e do mundo dos negócios. O aluno deverá compreender o sentido de empreendedorismo na empresa ou individualmente, analisar o ambiente interno e externo da organização hoteleira e suas influências, identificar as competências mínimas necessárias para o desenvolvimentodos principais departamentos e verificar a importância da sinergia departamental para o desenvolvimento do negócio.


Tamara Freitas

20/02/2018

Senac Taboão abre inscrições para cursos em Arquitetura e urbanismo

O Senac Taboão da Serra está com a programação de cursos do primeiro semestre de 2018 disponível...

19/02/2018

Aluno de Itapecerica cria projeto que monitora ondas de rádio enviadas pelo sol

Ítalo Fidelis aluno da rede pública de Itapecerica da Serra, ele tem apenas 15 anos e...

18/02/2018

Nós por Noix: cursinho popular abre inscrições em Itapecerica

Procurando um cursinho pré vestibular gratuito? Se liga no “Nós por Noix” – Cursinho Popular...

18/02/2018

Estudantes podem usar nota do Enem para ingressar em universidades portuguesas

 

Os estudantes brasileiros que sonham em fazer graduação fora do país têm portas abertas em...

16/02/2018

Prazo para adesão ao Mais Alfabetização é prorrogado para dia 22

O Ministério da Educação (MEC) prorrogou novamente o prazo para estados e municípios aderirem ao...

08/02/2018

Senac Taboão abre inscrições para cursos na área de arquitetura e urbanismo

O Senac Taboão da Serra está com a programação de cursos do primeiro semestre de 2018 disponível...

07/02/2018

Candidatos aprovados na 1ª chamada do Sisu têm até hoje para fazer matrícula

Termina hoje (7) o prazo para que os candidatos aprovados na chamada regular do Sistema de...

04/02/2018

Escola do Legislativo oferece Curso de Inglês Básico para moradores

A Câmara Municipal de Taboão da Serra, através da Escola do Legislativo, está oferecendo um novo...

22/02/2018

Inspeção recupera mais de R$ 4 bi de recursos do FGTS em 2017

A fiscalização do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) recuperou, em 2017, R$ 4,2 bilhões em...

22/02/2018

País registra 164 mortes por febre amarela desde julho

Entre 1º julho de 2017 e 20 de fevereiro deste ano, foram confirmados 545 casos de febre amarela...

22/02/2018

Jorge Costa cumpre com o dissídio dos servidores de Itapecerica da Serra

O prefeito Jorge Costa convocou nesta quarta-feira (21), uma reunião no Ginásio Municipal de...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.