Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Apresentação do Projeto Outubro Rosa reúne empresários em Taboão da Serra

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 27/08/2013

outubro

Ricardo Vaz Secretaria de Saúde Dra. Raquel Zaicaner apresentou o Projeto do Outubro Rosa para os empresários

A Prefeitura de Taboão da Serra recebeu na última sexta-feira, 23, empresários do município para um café da manhã no Cemur. O encontro promovido pelo vice-prefeito, Laércio Lopes, junto às demais secretarias, enfatizou a boa comunicação que as empresas da região devem ter com a Prefeitura, além de convidar os comerciantes e empresários a participar e aderir ao Projeto Outubro Rosa.

A secretária de Saúde, Dra. Raquel Zaicaner, apresentou o movimento, que é comemorado mundialmente, com a intenção de prevenir o câncer de mama. “A iniciativa, que dura o mês inteiro, busca alertar sobre os riscos e a necessidade de diagnóstico precoce deste tipo de câncer, que é o segundo mais recorrente no mundo, perdendo apenas para o de pele”, diz. “Para a prevenção, é importante a mulher se tocar e se perceber algo diferente, procurar o médico, e fazer a mamografia pelo menos uma vez ao ano”, explica a secretária. 

Para a programação do Projeto, em Taboão da Serra, foram preparados treinamentos com a equipe de enfermagem e agentes comunitários de saúde, da rede pública, e grupos nas Unidades Básicas de Saúde, com os mastologistas do Centro de Referência da Mulher. Ainda no cronograma, constam o Mutirão de Mamografia, o evento Sábado no Parque, em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo e sessão extraordinária na Câmara Municipal e ainda uma aula sobre o câncer de mama, para leigas. 

Outras duas palestras foram apresentadas no decorrer do evento. O palestrante Robson Lancaster Torres falou sobre os Sistemas de Controle para Riscos Empresariais, e a palestra sobre Planejamento de Investimentos e Visão de Futuro, foi ministrada por Eduardo Cunha.

Para o prefeito Fernando Fernandes Filho, essa é uma grande iniciativa. “Sabemos que mudanças culturais são lentas e vemos resultados somente a médio e longo prazo, mas temos que começar. E estamos fazendo isso, incentivando aqui os empresários a serem nossos parceiros e conscientizando as mulheres a se cuidar e se prevenir”, disse. “A mortalidade por câncer de mama em mulheres poderia ser reduzida em um terço se todas as brasileiras se prevenissem”, conclui. 

O evento contou com a presença da deputada estadual, Analice Fernandes, além de secretários municipais. Também estiveram presentes os vereadores Ronaldo Onishi, Cido da Ya Farma e a vereadora Joice Silva.

Outubro Rosa - Movimento popular internacional de luta contra o câncer de mama, o Outubro Rosa foi assim batizado devido à cor do laço que simboliza em todo o mundo a luta contra essa doença. O mês inteiro é dedicado à conscientização e engajamento da população, de empresas e de entidades.  No Brasil o primeiro monumento comiluminação rosa foi no Mausoléu do Soldado Constitucionalista (Obelisco do Ibirapuera), na cidade de São Paulo, em 2002.

A iniciativa foi de um grupo de mulheres simpatizantes com a causa, com apoio de patrocinador. Já em outubro de 2008, diversas entidades relacionadas ao câncer de mama iluminaram de rosa monumentos e prédios em suas cidades. São Paulo, Santos, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Brasília, Salvador, Teresina, Poços de Caldas e outras cidades por todo o país participaram. Pela primeira vez o Cristo Redentor foi iluminado de rosa. Nos anos seguintes multiplicaram-se as ações relativas ao projeto.  

Tamara Freitas

24/05/2017

Shows adiados do Embu Country Fest acontecem neste fim de semana

Na sexta-feira, dia 26, acontecem os shows de MC Kevinho, Ricardo Ozcar e do embaixador do...

15/05/2017

Embu Country Fest começa na quarta-feira com diversidade musical

Organizado pela A Luz Eventos, o Embu Country Fest, festival sertanejo que acontece em Embu das...

10/05/2017

Taboão da Serra recebe Circuito Sesc de Artes no sábado, 13

Uma parceria entre a Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Taboão da Serra e o Sesc...

08/05/2017

Bombeiros de Itapecerica resgatam cadela que caiu em um buraco em Juquitiba

Integrantes do corpo de bombeiro de Itapecerica da Serra fizeram um resgate inusitado e perigoso...

08/05/2017

Vândalos voltam a agir e ateiam fogo no Galpão de Coleta Seletiva em Itapecerica

Vândalos voltaram a agir durante a madrugada desta segunda-feira (08). Moradores da Avenida dos...

05/05/2017

Câmara de Taboão da Serra abrirá concurso público para 25 vagas

A Câmara Municipal de Taboão da Serra abriu o concurso público para o preenchimento de 25 vagas,...

04/05/2017

Vereador apresentará palestra sobre mercado de trabalho em Embu

Desde 2014 o Brasil passa por uma crise econômica muito densa, e assim as empresas buscam...

01/05/2017

Corrida do Trabalhador agita periferia de Taboão e têm novos campeões

A 12ª edição da “Corrida do Trabalhador” realizada nesta segunda-feira (1) agitou mais uma vez...

01/05/2017

Aluna taboanense escreve sobre palestra da editora do Jornal na Net

Quando fiquei sabendo que viria uma jornalista para a nossa escola em convite da minha...

25/05/2017

Contas de Taboão estão em dia, mas capacidade financeira está no limite

O vereador José Aparecido Alves, o Cido, elogiou a condução da audiência pública e a atuação do...

25/05/2017

ANTT aprovou projeto do retorno na Régis para atender Taboão da  Embu

A Autopista Régis Bittencourt informou por meio de nota enviada à reportagem do Jornal na Net...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.