2º Mutirão lota Unidades Básicas de Saúde em Taboão da Serra

Por Sandra Pereira | 25/08/2013

As Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) de Taboão da Serra voltaram a ficar lotadas nesse sábado, 24, durante o 2º mutirão de saúde realizado na cidade com o objetivo de reduzir a fila de espera por consultas. Foram feitos centenas de consultas, coletas de exames de Papanicolau, atendimento odontológico, orientações de saúde e oficinas para crianças. O mutirão envolveu 250 profissionais da saúde. Assim como na primeira edição os moradores beneficiados aprovaram a iniciativa de abrir as UBS’s aos sábados. O prefeito Fernando Fernandes foi conferir de perto o trabalho nas unidades e fez um balanço positivo da iniciativa. Veja fotos do mutirão aqui.

“Esse mutirão tem aspectos importantes. Um dos principais é trazer a consulta para mais perto. Quando ando nas ruas as pessoas dizem que já estão vendo as melhorias, mas ainda reclamam da demora na marcação das consultas. O tempo de espera das consultas estava muito longo. Queremos mostrar que a saúde não se restringe às consultas, exames, diagnósticos e remédios”, afirma o prefeito.

Para ele é importante fortalecer a relação das unidades de saúde com a comunidade. “É como a relação com os filhos. Ele pode ter problema, mas você releva porque é filho. Então essa relação da unidade com a comunidade está sendo restabelecida nesses mutirões. Para que as pessoas se sintam parte da unidade de saúde”, apontou.

O prefeito confirma que o próximo passo é avaliar um horário alternativo para as  UBS’s visando atender os moradores que encontram dificuldades de passar por consultas durante a semana. Ele confirmou a informação já dada ao Jornal na Net pela secretaria de Saúde, Raquel Zacainner, dando conta de que duas alternativas estão sendo avaliadas pela administração. A primeira delas é a abertura das unidades aos sábados e a seguinte é a ampliação do horário de funcionamento durante a semana.

“A gente pode pensar em um determinado dia funcionar até mais tarde para atender essa demanda de quem não consegue ir na unidade no horário normal, relatou.

Fernando Fernandes disse que na terça-feira, 27, será possível ter um balanço do número de atendimentos realizados no segundo mutirão. 

“Gostei muito de poder ser atendida aos sábados e espero que se repita outras vezes”, comemorou uma moradora do Jardim Margaridas depois de passar no médico com as duas filhas pequenas.

As deputadas Analice Fernandes, estadual, e Bruna Furlan, federal, fizeram parte da comitiva que visitou os postos de saúde da cidade durante o mutirão deste sábado. Ambas conversaram com moradores e disseram estar comprometidas com a saúde na cidade. 


Comentários