Segundo Mutirão da Saúde acontece nesse sábado dia 24 de agosto

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 23/08/2013

Depois de atender mais de 4 mil pacientes no primeiro Mutirão da Saúde a Secretaria de Saúde de Taboão da Serra continua nesse sábado, dia 24 de agosto, com mais uma etapa do programa que tem como objetivo antecipar as consultas agendadas com um prazo muito longo. Assim como na primeira ação os pacientes com consultas já agendadas devem aguardar que serão orientados sobre o horário e local da consulta.

Para o prefeito Fernando Fernandes, o mutirão foi uma solução encontrada para atender os pacientes que estavam marcando as consultas e precisando aguardar por muito tempo. “Essa demora acontecia porque começamos o governo com apenas 37 médicos e somente agora conseguimos aumentar para 107 e ainda não é o suficiente porque precisamos de 200 para completar o quadro da saúde”.

Os agendamentos desse segundo mutirão são os que estavam marcados para os meses de setembro, outubro e parte de novembro e dezembro. “Os pacientes que não forem atendidos nesse sábado serão chamados depois até que consigamos minimizar essa demora no atendimento porque a nossa intenção é fazer um mutirão por mês”, explicou a secretária de Saúde Dra. Raquel Zaicaner. 

Todas as Unidades Básicas de Saúde estarão de plantão nesse dia 24 de agosto atendendo das 8h ás 17h. “Além das consultas nas áreas de Pediatria, Ginecologia, Clínico Geral, Odontologia, exames e outras especialidades teremos também diversas atividades em grupos como palestras, oficinas e espaço para atividades”, lembrou Dra. Raquel Zaicaner. 

O mutirão do dia 10 de agosto teve a adesão de 91% dos médicos por conta dos encaixes realizados no dia, mas, o índice de faltas deixou a secretária de Saúde Dra. Raquel Zaicaner preocupada. “Todos os pacientes confirmaram presença, porém, no dia tivemos um percentual de 21% de faltas e isso não pode acontecer nessa segunda etapa porque temos que seguir a agenda de acordo com o que está programado”, enfatizou Dra. Raquel.

Balanço do primeiro mutirão

No mutirão do dia 10 de agosto foram agendadas 1253 consultas pela Secretaria de Saúde e atendidos 1144 pacientes nas especialidades de pediatria, psiquiatria e clínico geral e na área de odontologia 396 pacientes estavam agendados e compareceram 320.  A enfermagem realizou 1038 procedimentos entre coleta de exames, como o Papanicolau, dextro, teste de DST, entre outros. Os demais profissionais envolvidos no projeto atenderam 1284 pessoas, além da realização de grupos terapêuticos e de orientação, que atingiram 289 participantes e outras 94 pessoas atendidas com o procedimento de acupuntura. 

Por Ricardo Vaz 

Comentários