Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Posse de Martins, discussões sobre saúde e Zona Azul marcam sessão de Itapecerica

Por | 21/08/2013

ze

Karen SantiagoJosé Martis discursa com entusiasmo sobre a sua 5ª legislatura

A sessão da Câmara Municipal de Itapecerica da Serra desta terça-feira (20) foi marcada mais uma vez por discussões genéricas como a falta de médicos na saúde do município, cobrança da Zona Azul, melhorias em acesso de rua no Jardim Renata devido a morte de uma criança atropelada e diversos projetos de Leis aprovados. Também logo no início da sessão, o vereador José Martins foi empossado à cadeira vaga no legislativo, após a saída de Cleber Bernardes para assumir o comando da secretaria de Trânsito, Transporte e Segurança da cidade – relembre aqui.

Em seu discurso, Martins relembrou que já foi vereador por quatro mandatos e também presidente da Câmara. O seu quinto mandato é como suplente de Cleber cumprindo convocação da Justiça Eleitoral. Ele afirmou que estar na Câmara como vereador “o enche de orgulho” e que cumpre o 5º mandato com satisfação e esperança no futuro. O vereador afirmou que é cada vez mais difícil e desafiador o trabalho de um vereador e que quando se lembra da primeira legislatura percebe o quanto “ajudamos [todos os vereadores] a transformar a cidade”. José Martins colocou-se a disposição dos demais vereadores para ajudar nas transformações que a sociedade requer “alguém junto para tentar fazer que as transformações contribuam para melhoria social e IDH do morador de Itapecerica”. 

Ele defendeu ainda uma administração de qualidade com trabalho conjunto entre poder executivo, legislativo e participação popular. Por fim, o vereador testemunhou em relação ao comprometimento dos secretários municipais e falou sobre o pouco reconhecimento que departamentos de comunicação, por exemplo, tem. Em questionamento feito pelo Jornal na Net, o vereador desmentiu as especulações de que Dunga assumiria como 2º suplente a cadeira a qual ocupa. “Nunca conversei com o Dunga e com o Chuvisco sobre isso. Não tem sentido. Ele [Dunga] faz trabalho importante na Inclusão Social”, frisou.

Mais uma vez a saúde foi pautada durante a sessão. Gerson Lazarin, respondeu questionamentos de moradores sobre a falta de médicos nas Unidades Básicas de Saúde com um “porque não têm. Está difícil. E não será esse humilde vereador de 1º mandato que irá solucionar. Tento me esforçar pelo melhor da cidade”, afirmou. Cícero por sua vez, foi bem mais crítico. Partiu dele, acusações de que os médicos não trabalham doze horas e sim três, quatro, mas ganham pelas doze horas que deveriam ser trabalhadas. “É vergonhoso. De fato acham que é de direito”, afirmou.

Ainda, segundo ele “tendo em vista que os médicos ganham pouco” - uma vaga foi negada para um paciente de 83 anos com suspeita de Tuberculose, o Pronto Socorro e também no Hospital Geral de Itapecerica, por três meses. O paciente precisava ser transferido para uma sala de isolamento, teve seu estado de saúde agravado e acabou falecendo. “Só o fato de se esconder é vergonhoso”, afirmou e completou: “A saúde pede socorro. Precisamos unir forças, deixar de lado segmento partidário para o prefeito e secretária chegarem a alguma solução”, frisou.

O vereador Gerson também usou a tribuna para afirmar ser contra a cobrança da Zona Azul. De acordo com ele, os munícipes já pagam muitos impostos e também é pelo incomodo. Ele pediu uma atenção na avaliação da renovação do contrato que está para vencer e afirmou que a Zona Azul repassa à prefeitura 5% do valor arrecadado com a cobrança. Em 2011 e 2012 a cobrança repassou 90 mil para a prefeitura. “Se fosse 20% pelo menos ajudava na reforma de UBS”, afirmou. Lazarin levantou durante discurso a necessidade de intervenção do poder público na manutenção da tela da quadra de futsal que conta com muitos pombos e água filtrada para as crianças da Escola Municipal Arthur Ricci de Camargo no bairro do Jardim São Marcos. 

“Luciano Lucindo que tem um projeto esportivo importante em vez de pintar faixas nos xingando apresentou um relatório dos problemas na escola com fotos para mostrar porque o poder público precisa intervir no local. Liguei para o secretário de Educação, João Valério ele disse estar ciente do problema, porém reformará primeiro as salas de aula. Se pelo menos arrumasse a tela e oferecesse água filtrada já ajudaria muito”, pontuou.

Hércules da Farmácia, por sua vez apresentou requerimentos para implantações de lombada na rua Maximino da Rosa e passarela na estrada Paulo Henrique da Borba, localizada na Rodovia Régis Bittencourt, km 289. Ambos os requerimentos constam abaixo assinados feito pelos moradores. Partiu do vereador também a parabenização pela colocação de 200 lixeiras na região central da cidade e ainda o pedido de melhorias no acostamento da rua Pitalssigo, bairro Jardim Renata - devido a morte de um jovem atropelado. 

“Apresentei requerimento para tentar melhorar acesso por conta da tragédia. Cabe a nós executivo e legislativo tomar providências, para evitar mais tragédias, uma vez que crianças e moradores ficam no ponto de ônibus e os carros e ônibus passam em alta velocidade rente a eles”, defendeu.

Já o vereador Sangbom voltou a criticar os secretários, inclusive o de obras, Henrique presente à sessão. “Vamos arregaçar as mangas, levantar da cadeira e ir para as ruas. A cidade está parada”, disse. Após a crítica, o secretário deixou a plenária voltando depois do término dos discursos.

Projetos votados

Os vereadores aprovaram a abertura de crédito adicional especial à Caixa Econômica Federal, a criação do Conselho Municipal de Desenvolvimento e Promoção da Igualdade Racial e, ainda a Lei que obriga a realização do Teste do Coraçãozinho em todos os recém nascidos nos berçários das maternidades da cidade. Em sessão extraordinária, logo após a sessão ordinária, eles votaram favorável ao projeto que garante o direito de posse adquirida da Caixa Econômica Federal a fim de construção de habitações populares no bairro do Horizonte Azul.

23/10/2017

Votação da denúncia contra Temer deve dominar debates desta semana na Câmara

A discussão e votação do parecer do deputado Bonifácio de Andrada (PSDB-MG), que é contra a...

22/10/2017

Prefeito Ney Santos anuncia corte de gastos com redução de secretarias

O prefeito Ney Santos na presença de mais de 400 pessoas anunciou o pacotão de corte de gastos...

22/10/2017

Taboão aprova projetos para ajudar mulheres a superar ciclo da violência

Numa sessão histórica para a luta contra a violência doméstica em Taboão da Serra, o grito...

21/10/2017

Comissão de Segurança Pública debate uso de câmeras de vigilância em Taboão

A Comissão de Segurança Pública da Câmara Municipal de Taboão da Serra realizou na última...

19/10/2017

Vereador André Egydio celebra conquista de benfeitorias no Jd. Record

O vereador André Egydio (PSDB) através do ofício 612/2017 solicitou a Companhia de Saneamento...

18/10/2017

Taboão teve sessão histórica para as mulheres e com aprovação de leis

O grito silencioso das mulheres vítimas de violência ecoou com força e fez da sessão desta...

17/10/2017

Reforma eleitoral abre espaço para propaganda paga em sites

A reforma eleitoral, aprovada no Congresso Nacional e sancionada recentemente pelo presidente...

15/10/2017

Ney Santos fará reforma no governo de Embu, João Ramos deixará prefeitura

O prefeito de Embu das Artes, Ney Santos (PRB) vai anunciar nos próximos dias uma reforma...

13/10/2017

Câmara Municipal aprova reajuste de abono para servidores

Os vereadores de Taboão da Serra aprovaram na última terça-feira, dia 10, por unanimidade, um...

23/10/2017

4ª Caminhada contra o Câncer de Mama levou multidão pelas ruas de Taboão

Uma verdadeira multidão vestida de rosa tomou as ruas centrais de Taboão da Serra em direção ao...

23/10/2017

Semana de Ciência e Tecnologia discute importância da matemática no cotidiano

Começa hoje (23) a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Até domingo (29) governos,...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.