Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

1º Minha Casa Minha Vida de Embu das Artes é entregue sob forte emoção

Por Sandra Pereira | 21/08/2013

chico1

Sandra PereiraEntrega do 1º Minha Casa Minha Vida de Embu das Artes aconteceu no domingo (18)

Os primeiros apartamentos da região construídos pelo programa Minha Casa Minha Vida foram entregues no domingo, 18, sob forte clima de emoção. Ao todo 244 moradores receberam as chaves de seus apartamentos no Residencial São Marcos Baviera. A maioria deles parecia estar sonhando acordados. Os moradores beneficiados morava em área de risco e sentiam na pele a dor de perder o pouco que conquistavam  na estação chuvosa. Cada um deles carrega histórias amargas do período em que a chuva trazia junto de si o medo de perder até mesmo a própria vida. Alguns chegaram a sofrer a perda de entes queridos em desabamentos.

Visivelmente emocionado, sem conseguir conter as lágrimas, o prefeito Chico Brito fez a entrega simbólica das chaves, visitou os apartamentos e recebeu dezenas de cumprimentos por estar realizando o sonho da vida de todos os moradores contemplados: a casa própria. A emoção também tomou conta do deputado estadual Geraldo Cruz, do vice-prefeito Natinha, da Secretária Nacional de Habitação, Inês Magalhães, dos vereadores presentes e dos representantes da Caixa Econômica Federal e construtoras responsáveis pela obra.

No evento o prefeito Chico Brito, a Secretária Nacional de Habitação e a superintendente da Caixa, Lúcia Helena, assinaram documento que garante à cidade mais R$ 80 milhões para investir em habitação social. O prefeito antecipou que a meta do governo é entregar outras 4 mil unidades até o fim do mandato.

“Fico lembrando agora das madrugadas chuvosas quando saímos juntos com a Defesa Civil para ajudar as famílias que moravam nas áreas de risco. Lembro daquele menino de seis anos do Jardim Castilho que não conseguimos salvar porque a mãe tentou atravessar a pinguela, ele caiu e morreu. Nós vamos trabalhar muito para evitar outras tragédias assim e o compromisso da Pró-Habitação é atender todos os moradores inscritos”, disse o prefeito Chico Brito.

Ele destacou o compromisso do seu governo com a moradia, a geração de empregos e a implantação de equipamentos para melhorar a qualidade de vida dos moradores dos mais diversos bairros do município.

As palavras do prefeito Chico Brito foram confirmadas pelo morador de um dos apartamentos entregues. “Quem morou à beira do rio sabe o que é perder tudo. Sabe o que significa o milagre que a gente tá vivendo hoje aqui. Não pensei que ia viver pra ver isso”, admitiu.

Para o deputado estadual Geraldo Cruz o dia foi de realização de sonhos. “Esse sonho da casa própria emociona. Renova a alma e dá vontade de viver mais e melhor. Todos aqui temos que agradecer a Deus por essa oportunidade preciosa de dar um teto para todas essas famílias sofredoras”, afirmou o deputado.

Ele lembrou a emoção que sentiu ao conquistar sua própria casa. Também falou que a conquista dos moradores do residencial foi possível por meio da política do bem que atua no sentido de mudar a vida das pessoas. “Duvido que algum de nós há 12 anos atrás sonhasse com apartamentos dessa qualidade aqui na chamada curva da macumba. As pessoas que vão morar aqui viviam em condições desumanas na beira dos rios”, contou.

A secretária Nacional de Habitação Inês Magalhães defendeu que a construção de novas moradias e a urbanização dos locais precários, dotando-os de estrutura, além da  regularização fundiária e implantação de equipamentos públicos nesses locais são os pilares do governo Dilma.

“Travamos uma batalha grande para que os brasileiros pudessem ter acesso à moradia. O Lula e a Dilma poderiam ter feito estradas para aquecer a economia. Mas optamos por aquecer a economia com a moradia, promovendo de uma vez o desenvolvimento e habitação social”, disse a secretária, acrescentando que voltará à cidade para assinar convênios visando a construção total de 4 mil unidades no município. “Temos que fazer da moradia uma oportunidade para construir novos sonhos e convivência comunitária”.

O vice-prefeito Natinha destacou a qualidade dos apartamentos do residencial. Lembrou as dificuldades que enfrentou ainda criança quando morava em um porão sem banheiro com a mãe, os irmãos e o padrasto.

“Peço a cada um de vocês que zele pelos apartamentos e aproveite essa oportunidade dada pelo governo federal e municipal. Tem muita gente na nossa cidade que ainda vai esperar um pouco mais para realizar esse sonho”, declarou.

09/01/2018

Moradores do Parque Adélia voltam a ficar ilhados após chuva em Itapecerica

Moradores do Parque Santa Adélia já não aguentam mais ficarem ilhados toda vez que chove....

08/01/2018

Corpo de Bombeiros orienta como prevenir acidentes domésticos nas férias

O tão esperado período de férias chegou. Junto, uma notícia preocupante, especialmente para os...

13/12/2017

Taboão da Serra celebra Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD), ligado à Secretaria de Assistência Social...

11/12/2017

Idosa de 76 anos desapareceu neste domingo em Taboão da Serra

Dona Ana Maria Barbosa, 76 anos,desapareceu quando estava indo para casa onde mora com a irmã e...

10/12/2017

Multidão lota Ginásio Ayrton Senna para acompanhar o Natal Nota 10

Mais uma vez uma multidão de pais e familiares de alunos compareceu ao Ginásio de Esportes...

08/12/2017

Jorge Costa inaugura Unidade de Saúde da Família no Jardim Montezano

O prefeito de Itapecerica da Serra, Jorge Costa, inaugurou na manhã dessa quinta-feira (30) a...

05/12/2017

Justiça autoriza prefeitura de Embu a voltar a cobrar taxa do lixo

Suspensa após liminar a taxa de lixo da cidade de Embu das Artes, volta a ser cobrada. A decisão...

04/12/2017

Aprovado Voto de Louvor à caminhada histórica pelo fim da violência à mulher

A Câmara Municipal de Itapecerica da Serra aprovou por unanimidade na sessão do dia 28,...

03/12/2017

Adolescente que pilotava moto e bateu em ônibus será sepultado na Saudade

O adolescente de 14 anos, conhecido como Tete, que morreu depois de bater na lateral esquerda de...

22/01/2018

Joice Silva destaca união de poderes durante a inauguração do Corpo de Bombeiros

A inauguração da nova sede do Corpo de Bombeiros de Taboão da Serra aconteceu na manhã desta...

22/01/2018

Campanha contra a febre amarela quase imuniza mais de 14 mil pessoas

Após o decreto 2.697 publicado na sexta-feira, 19, a Prefeitura de Itapecerica da Serra, através...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.