Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Jovens de Taboão preparam ato contra a proibição de uso da Praça Nicola Vivilechio

Por | 19/08/2013

praca1

Anderson DiasPraça é alvo de vandalismo e está há mais de um ano sem manutenção

Jovens de Taboão da Serra preparam para esta terça-feira, 20 às 18h um ato contra a proibição da prática de esportes como skate, bicicleta e patins na Praça Nicola Vivilechio, centro da cidade. O ato intitulado como “skataço”, foi criado na rede social Facebook e já conta, até a manhã desta segunda, com 40 pessoas confirmadas. 

“Essa informação nos foi passada por diversos agentes da Guarda Civil Municipal. Que agora monta guarda na praça durante 24 horas”, afirmam os jovens. Segundo eles, “não existe possibilidade de privar uma determinada ação ou conduta, por exemplo, a pratica de esportes em um local público como uma praça, uma vez que para isso seria necessária a criação de uma lei coisa que não foi feita, tornando-se uma medida inconstitucional”, completam.

Por meio de nota oficial a prefeitura informou que os GCM´s estão no local para garantir a ordem, uma vez que estavam pichando a fonte, quebrando os bancos e cometendo atos de vandalismo na Praça. Além disso, os jovens estavam andando de skate e patins dentro da fonte luminosa. “A praça não foi feita para isso”, afirma a nota. Ainda segundo a nota, essa prática deve ser feita em outros pontos da cidade que contam com pista de skate como a Praça no Jardim São Paulo.

Os jovens reivindicam também nesta terça, a reforma e manutenção do todas as praças do município (incluindo pintura, troca do piso danificado, troca da iluminação, manutenção da grama, implantação de brinquedos para crianças, equipamentos para ginástica da terceira idade e manutenção); reformulação e criação da ciclofaixa; criação de áreas determinadas para esportes (pistas de skate, patins e bmx) e livre utilização de praças públicas para realização de eventos variados.

Atos de vandalismo

A praça Nicola Vivilechio que figura dentre um dos principais pontos turísticos de Taboão da Serra, está há mais de um ano sem qualquer tipo de manutenção, por parte da prefeitura municipal que alegou no primeiro semestre de 2013, que o local passaria por uma recuperação. Neste trabalho estaria incluso pintura e manutenção da fonte luminosa, que deveriam ter suas atividades concluídas até o final de junho, no entanto estamos em agosto.

A reforma mais recente ocorreu há cerca de três anos, mas a manutenção não teve longevidade. A população que esperou por tanto tempo pela reforma, critica a falta de cuidado. Para Maria Lourdes, falta cuidado com o patrimônio “já não há tantas opções de lazer em Taboão, e o pouco que tem não se conserva, assim tá ruim demais”, disse. A fonte está parada, o chafariz não funciona, e as pichações aparecem pouco à pouco.

A praça Nicola Vivilechio foi entregue aos minicipes em 1972, e após várias reformas deve ganhar vigilância para coibir o vandalismo praticado por pichadores da região, além de outros danos causados ao patrimônio público. Para o munícipe Fabrício Conceição, a praça garante o lazer de várias gerações e é preciso zelar, “gosto da praça, me sinto bem aqui, mas nessas condições encontramos até bancos quebrados por aqui”, disse.

A reportagem do Jornal na Net esteve no local, na última semana para saber como andavam as obras, mas o que se encontrou no local foi um princípio de reforma, que aos poucos já ganhava novamente as grandes letras feitas com spray. Nem mesmo as estacas que separam o início da obra, foi capaz de inibir aqueles que praticam o ato de destruição.

Com informações e foto de Anderson Dias 


09/01/2018

Moradores do Parque Adélia voltam a ficar ilhados após chuva em Itapecerica

Moradores do Parque Santa Adélia já não aguentam mais ficarem ilhados toda vez que chove....

08/01/2018

Corpo de Bombeiros orienta como prevenir acidentes domésticos nas férias

O tão esperado período de férias chegou. Junto, uma notícia preocupante, especialmente para os...

13/12/2017

Taboão da Serra celebra Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD), ligado à Secretaria de Assistência Social...

11/12/2017

Idosa de 76 anos desapareceu neste domingo em Taboão da Serra

Dona Ana Maria Barbosa, 76 anos,desapareceu quando estava indo para casa onde mora com a irmã e...

10/12/2017

Multidão lota Ginásio Ayrton Senna para acompanhar o Natal Nota 10

Mais uma vez uma multidão de pais e familiares de alunos compareceu ao Ginásio de Esportes...

08/12/2017

Jorge Costa inaugura Unidade de Saúde da Família no Jardim Montezano

O prefeito de Itapecerica da Serra, Jorge Costa, inaugurou na manhã dessa quinta-feira (30) a...

05/12/2017

Justiça autoriza prefeitura de Embu a voltar a cobrar taxa do lixo

Suspensa após liminar a taxa de lixo da cidade de Embu das Artes, volta a ser cobrada. A decisão...

04/12/2017

Aprovado Voto de Louvor à caminhada histórica pelo fim da violência à mulher

A Câmara Municipal de Itapecerica da Serra aprovou por unanimidade na sessão do dia 28,...

03/12/2017

Adolescente que pilotava moto e bateu em ônibus será sepultado na Saudade

O adolescente de 14 anos, conhecido como Tete, que morreu depois de bater na lateral esquerda de...

17/01/2018

Secretario de transporte de Taboão implementa Movimento de Segurança do Trânsito

O secretário de transportes de Taboão da Serra, Gerson Pereira Brito, se reuniu na manhã de...

17/01/2018

Embu realiza Campeonato de Churrasco e Feira Gastronômica na cidade

A cidade de Embu das Artes realizará, entre os dias 20 e 21 de janeiro, das 11h às 20h, um...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.