Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Jovens de Taboão preparam ato contra a proibição de uso da Praça Nicola Vivilechio

Por Karen Santiago | 19/08/2013

praca1

Anderson DiasPraça é alvo de vandalismo e está há mais de um ano sem manutenção

Jovens de Taboão da Serra preparam para esta terça-feira, 20 às 18h um ato contra a proibição da prática de esportes como skate, bicicleta e patins na Praça Nicola Vivilechio, centro da cidade. O ato intitulado como “skataço”, foi criado na rede social Facebook e já conta, até a manhã desta segunda, com 40 pessoas confirmadas. 

“Essa informação nos foi passada por diversos agentes da Guarda Civil Municipal. Que agora monta guarda na praça durante 24 horas”, afirmam os jovens. Segundo eles, “não existe possibilidade de privar uma determinada ação ou conduta, por exemplo, a pratica de esportes em um local público como uma praça, uma vez que para isso seria necessária a criação de uma lei coisa que não foi feita, tornando-se uma medida inconstitucional”, completam.

Por meio de nota oficial a prefeitura informou que os GCM´s estão no local para garantir a ordem, uma vez que estavam pichando a fonte, quebrando os bancos e cometendo atos de vandalismo na Praça. Além disso, os jovens estavam andando de skate e patins dentro da fonte luminosa. “A praça não foi feita para isso”, afirma a nota. Ainda segundo a nota, essa prática deve ser feita em outros pontos da cidade que contam com pista de skate como a Praça no Jardim São Paulo.

Os jovens reivindicam também nesta terça, a reforma e manutenção do todas as praças do município (incluindo pintura, troca do piso danificado, troca da iluminação, manutenção da grama, implantação de brinquedos para crianças, equipamentos para ginástica da terceira idade e manutenção); reformulação e criação da ciclofaixa; criação de áreas determinadas para esportes (pistas de skate, patins e bmx) e livre utilização de praças públicas para realização de eventos variados.

Atos de vandalismo

A praça Nicola Vivilechio que figura dentre um dos principais pontos turísticos de Taboão da Serra, está há mais de um ano sem qualquer tipo de manutenção, por parte da prefeitura municipal que alegou no primeiro semestre de 2013, que o local passaria por uma recuperação. Neste trabalho estaria incluso pintura e manutenção da fonte luminosa, que deveriam ter suas atividades concluídas até o final de junho, no entanto estamos em agosto.

A reforma mais recente ocorreu há cerca de três anos, mas a manutenção não teve longevidade. A população que esperou por tanto tempo pela reforma, critica a falta de cuidado. Para Maria Lourdes, falta cuidado com o patrimônio “já não há tantas opções de lazer em Taboão, e o pouco que tem não se conserva, assim tá ruim demais”, disse. A fonte está parada, o chafariz não funciona, e as pichações aparecem pouco à pouco.

A praça Nicola Vivilechio foi entregue aos minicipes em 1972, e após várias reformas deve ganhar vigilância para coibir o vandalismo praticado por pichadores da região, além de outros danos causados ao patrimônio público. Para o munícipe Fabrício Conceição, a praça garante o lazer de várias gerações e é preciso zelar, “gosto da praça, me sinto bem aqui, mas nessas condições encontramos até bancos quebrados por aqui”, disse.

A reportagem do Jornal na Net esteve no local, na última semana para saber como andavam as obras, mas o que se encontrou no local foi um princípio de reforma, que aos poucos já ganhava novamente as grandes letras feitas com spray. Nem mesmo as estacas que separam o início da obra, foi capaz de inibir aqueles que praticam o ato de destruição.

Com informações e foto de Anderson Dias 


Roberto

É preciso proibir qualquer forma de uso inadequado da praça pública. Skates e patins SÃO OS VILÕES ATUAIS DO MOBILIÁRIO PÚBLICO! Querem subir nas coisas e quebrá-las, FAÇAM DENTRO DAS SUAS CASAS, subam com skates na pia da cozinha, no sofá da sala e na portaria do prédio de vocês. Absurdo, falta de educação e de consciência. Sou a favor da multa e de serviços prestados à comunidade. No Largo da Segunda feira (RJ - Tijuca), onde moro, a praça está cada vez mais danificada, blocos de pedra que foram feitos para sentar estão quebrados, rachados, partidos e fora do lugar. ISSO TEM QUE ACABAR!!! É uma atitude muito perigosa, pois passam pessoas que muitas vezes são machucadas pelos skates que escapam dos pés, além do mais, são idosos, crianças e bebês em carrinhos. E ainda tem um monte de IDIOTAS que acham certo. só vão perceber que estão errados quando um skate voar e quebrar a cabeça da mãe ou do filho do praticante. TEM QUE HAVER UMA LEI PARA ACABAR DEFINITIVAMENTE COM ESTE ABSURDO! Se não há tanto espaço para usar o skate, só lamento, pois não podemos aceitar que usem a praça pública de forma errada até conseguirem espaço. ESTÃO COLOCANDO A INTEGRIDADE FÍSICA E MORAL DAS PESSOAS EM JOGO, ALÉM DA DESTRUIÇÃO DO MOBILIÁRIO PÚBLICO.

francisco

total apoio aos GCM'S, depois da presença da Guarda a bagunça parou e o consumo de álcool tb, na praça não e lugar de skate, quem anda msm não faz parte dessa baderna.

Luciano

existem lugares próprios para prática desse esporte, na praça não é lugar sem falar que na maioria é um bando de maconheiros que pelo jeito não fazem mais nada na vida pra ficar o dia inteiro andando de skat até dentro da fonte. depois querem cobrar uma praça bonita da prefeitura se eles mesmos não a conserva.

Cidadão Observador

Não sei se há coincidência, mas, depois que os GCMs passaram a ocupar local sumiram as pichações e não há mais jovens abusando de álcool e outras drogas ilícitas. Quem passava pelo local, quer fosse de dia ou de noite, fumava maconha passivamente.É preciso extinguir a cultura (entenda-se subterfúgio)de usar o arte como dsculpa para apologia às drogas, vandalismo ou para "cabular" aula. O grafite é arte, sabiam? Pelo jeito não. O que se vê na praça é desrespeito ao dinheiro público, gasto para limpar a sujeira que os marginais que se dizem revolucionários fazem.

André

Vai poder jogar futebol nessa praça?oderiam construir uma piscina tbm...e aquecida para usar no inverno, afinal é uma praça. Lá é lugar de pratica de esportes?...Pelo amor.

Eduardo Annibali

ta de Brincadeira esse pessoal ... é só passar na praça e ver o que eles fazem com ela são varias pixações e destruição , e como passo lá todos os dias posso dizer que é pintar em um dia e no outro amanhcer tudo pixado de novo ...agora alguem pode me responder se isso é esporte ao ar livre ?

Flavio

a Prefeitura está certa em proibir, pois esta Praça é infestada de nóias e desocupados, que ao invés de adquirir cultura e conhecimento só prestam pra fumar maconha e beber até tarde em pleno dia útil. Tem mesmo que construir lá um Poupatempo e tocar estes inúteis pra longe dali.

27/04/2017

Taboão começa a elaborar Plano de Mobilidade em audiência pública no Cemur

Atendendo a Política Nacional de Mobilidade Urbana e a Lei 12.587/2012, que estabelece a...

26/04/2017

Bom Prato de Taboão abre as portas superando expectativas e com elogios

O restaurante popular Bom Prato Taboão da Serra abriu suas portas ao público nesta quarta-feira,...

25/04/2017

Conseg Monte Alegre fará reunião no Intercap para debater segurança na região

Instrumento importante de participação popular em favor da Segurança Pública a reunião mensal da...

22/04/2017

Engenheiro  desaparecido em Itapecerica da Serra é localizado em Curitiba

O engenheiro Cláudio Silvestre Rodrigues, morador de Itapecerica da Serra, que estava...

21/04/2017

Família de engenheiro de Itapecerica cria força tarefa para localizá-lo, ajude!

Uma verdadeira força tarefa formada por familiares, integrantes da Polícia Militar e da Guarda...

16/04/2017

Taboão da Serra realizou 61ª encenação da Paixão de Cristo com inovações

O público emocionado e atento assistiu a 61ª encenação da Paixão de Cristo de Taboão da Serra,...

13/04/2017

Joice Silva e Johnatan Noventa visitam Casa dos Velhinhos Santa Terezinha

“Aqui é um cantinho de céu. E aquelas duas moças são dois anjos”. Foi com essa frase, dita com...

13/04/2017

Nova balada sertaneja em Taboão estreia com show de Helena

Um dos bares mais agitados de Taboão da Serra, localizado Rua José Maria, 123, no Parque...

10/04/2017

3º Encontro de Autismo em Taboão teve público recorde e palestras de alto nível

Com participação de público recorde, palestras de nível elevado e a presença maciça de...

30/04/2017

PM prende quatro jovens acusados de roubo na Subway do Pirajuçara, em Taboão

A Polícia Militar (PM), prendeu em flagrante neste sábado, 29, quatro jovens, dois deles menores...

29/04/2017

Régis registrou bloqueios, marchas e atos na greve geral em toda a região

A greve geral contra as reformas da previdência e trabalhista foi marcada em Taboão da Serra,...

29/04/2017

Prefeitura de Taboão forma mais de 200 alunos através do Programa Lado a Lado Sa

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda da Prefeitura de Taboão da Serra,...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.