Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Jovens de Taboão preparam ato contra a proibição de uso da Praça Nicola Vivilechio

Por | 19/08/2013

praca1

Anderson DiasPraça é alvo de vandalismo e está há mais de um ano sem manutenção

Jovens de Taboão da Serra preparam para esta terça-feira, 20 às 18h um ato contra a proibição da prática de esportes como skate, bicicleta e patins na Praça Nicola Vivilechio, centro da cidade. O ato intitulado como “skataço”, foi criado na rede social Facebook e já conta, até a manhã desta segunda, com 40 pessoas confirmadas. 

“Essa informação nos foi passada por diversos agentes da Guarda Civil Municipal. Que agora monta guarda na praça durante 24 horas”, afirmam os jovens. Segundo eles, “não existe possibilidade de privar uma determinada ação ou conduta, por exemplo, a pratica de esportes em um local público como uma praça, uma vez que para isso seria necessária a criação de uma lei coisa que não foi feita, tornando-se uma medida inconstitucional”, completam.

Por meio de nota oficial a prefeitura informou que os GCM´s estão no local para garantir a ordem, uma vez que estavam pichando a fonte, quebrando os bancos e cometendo atos de vandalismo na Praça. Além disso, os jovens estavam andando de skate e patins dentro da fonte luminosa. “A praça não foi feita para isso”, afirma a nota. Ainda segundo a nota, essa prática deve ser feita em outros pontos da cidade que contam com pista de skate como a Praça no Jardim São Paulo.

Os jovens reivindicam também nesta terça, a reforma e manutenção do todas as praças do município (incluindo pintura, troca do piso danificado, troca da iluminação, manutenção da grama, implantação de brinquedos para crianças, equipamentos para ginástica da terceira idade e manutenção); reformulação e criação da ciclofaixa; criação de áreas determinadas para esportes (pistas de skate, patins e bmx) e livre utilização de praças públicas para realização de eventos variados.

Atos de vandalismo

A praça Nicola Vivilechio que figura dentre um dos principais pontos turísticos de Taboão da Serra, está há mais de um ano sem qualquer tipo de manutenção, por parte da prefeitura municipal que alegou no primeiro semestre de 2013, que o local passaria por uma recuperação. Neste trabalho estaria incluso pintura e manutenção da fonte luminosa, que deveriam ter suas atividades concluídas até o final de junho, no entanto estamos em agosto.

A reforma mais recente ocorreu há cerca de três anos, mas a manutenção não teve longevidade. A população que esperou por tanto tempo pela reforma, critica a falta de cuidado. Para Maria Lourdes, falta cuidado com o patrimônio “já não há tantas opções de lazer em Taboão, e o pouco que tem não se conserva, assim tá ruim demais”, disse. A fonte está parada, o chafariz não funciona, e as pichações aparecem pouco à pouco.

A praça Nicola Vivilechio foi entregue aos minicipes em 1972, e após várias reformas deve ganhar vigilância para coibir o vandalismo praticado por pichadores da região, além de outros danos causados ao patrimônio público. Para o munícipe Fabrício Conceição, a praça garante o lazer de várias gerações e é preciso zelar, “gosto da praça, me sinto bem aqui, mas nessas condições encontramos até bancos quebrados por aqui”, disse.

A reportagem do Jornal na Net esteve no local, na última semana para saber como andavam as obras, mas o que se encontrou no local foi um princípio de reforma, que aos poucos já ganhava novamente as grandes letras feitas com spray. Nem mesmo as estacas que separam o início da obra, foi capaz de inibir aqueles que praticam o ato de destruição.

Com informações e foto de Anderson Dias 


23/10/2017

4ª Caminhada contra o Câncer de Mama levou multidão pelas ruas de Taboão

Uma verdadeira multidão vestida de rosa tomou as ruas centrais de Taboão da Serra em direção ao...

23/10/2017

Emprega São Paulo/Mais Emprego tem 5.192 vagas abertas no Estado

O portal Emprega São Paulo/Mais Emprego oferece 5.192 oportunidades nesta semana no...

20/10/2017

Priscila Sampaio promove 4ª Caminhada contra o Câncer de Mama neste sábado, 21

A vereadora Priscila Sampaio, (PRB), realiza neste sábado, 21, a 4ª Caminhada contra o Câncer de...

19/10/2017

Polícia Militar abre concurso para formação de oficiais

A Polícia Militar do Estado de São Paulo abriu inscrições para a realização de concurso público...

18/10/2017

Aneel autoriza reajuste nas contas de luz de consumidores do DF, GO e SP

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou hoje (17) reajustes nas contas de luz...

17/10/2017

Caixa e BB antecipam em dois dias pagamento do PIS/Pasep a correntistas

Com dois dias de antecedência em relação ao calendário oficial, os correntistas da Caixa...

15/10/2017

Mulher atacada por ex com facão era separada há 6 anos e sofria ameaças

Durante seis anos Edeni Aparecida Rocha da Silva, 37 anos, viveu no inferno, mas somente ela e...

15/10/2017

Exame para certificar mais 1,5 milhão de jovens adultos tem nova data

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos será aplicado no dia 19...

15/10/2017

Rodoanel tem audiência para instalação de postos de combustíveis

No próximo dia 24 de outubro, a Agência de Transporte do Estado de São Paulo – Artesp...

23/10/2017

4ª Caminhada contra o Câncer de Mama levou multidão pelas ruas de Taboão

Uma verdadeira multidão vestida de rosa tomou as ruas centrais de Taboão da Serra em direção ao...

23/10/2017

Vereador André Egydio celebra conquista de benfeitorias no Jd. Record

O vereador André Egydio (PSDB) através do ofício 612/2017 solicitou a Companhia de Saneamento...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.