Semana do Aleitamento Materno teve atividades para mães e profissionaisde saúde de Itapecerica

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 15/08/2013

Em comemoração à Semana Mundial do Aleitamento Materno 2013, que aconteceu entre os dias 1 e 8 de agosto, a Autarquia Municipal de Saúde realizou diversas atividades nas unidades de saúde, visando incentivar o aleitamento materno, com esclarecimentos sobre os benefícios que ele traz à saúde do bebê e da mãe, além de ser benéfico também para a economia familiar.

Nas Unidades de Saúde do município, as mães e gestantes participaram de palestras com equipes de odontologia, de enfermagem e de psicólogos. Também foram realizadas reuniões com grupos de gestantes, apresentações de vídeos educativos, exposição de fotos de mães amamentando a partir de imagens feitas com as próprias usuárias das unidades, aulas com ensinamentos e práticas da massagem shantala e musicoterapia.

As atividades foram encerradas com uma palestra dedicada aos profissionais de saúde, ministrada pela Dra. Mary Elisia de Andrade, médica neonatologista da Maternidade Municipal Zoraide Eva das Dores.

Com o tema “Aleitamento materno – Apoio às mães”, a palestra abordou a importância dos profissionais estarem aptos a ouvir as mães, compreender suas queixas e incentivá-las para persistirem na amamentação, procurando dar o retorno positivo a essas mães com a pesagem periódica do bebê, que comprova que essa alimentação está sendo suficiente para o desenvolvimento saudável da criança.

A especialista ressaltou, ainda, que, além de oferecer nutrientes essenciais ao bebê, o leite materno tem efeito protetor contra diabetes, síndrome de morte súbita, doença de Crohn, doenças alérgicas e outras doenças da fase adulta que podem ser prevenidas com a amamentação.

Comentários