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Novo modelo “digital on line” da Zona Azul de Itapecerica surpreendeu até vereadores

Por Karen Santiago | 14/08/2013

secretario

Secretário Cleber afirmou que vai sugerir retorno do antigo modelo da Zona Azul ou a implantação dos parquímetros

O novo modelo “digital on line” da Zona Azul de Itapecerica da Serra pegou até mesmo os vereadores e funcionários públicos da cidade de surpresa. A cobrança, por meio do novo sistema, começou no dia 31 de julho e está em adaptação até dia 28 deste mês. Segundo os entrevistados, as mudanças só foram conhecidas por meio de informações dos moradores e comerciantes locais, não pela administração pública. Motoristas também ficaram perdidos com as mudanças.

O secretário de Trânsito, Transporte e Segurança, Cleber Bernardes disse não concordar com o novo sistema. Ele defendeu que a Zona Azul é importante para o estacionamento rotativo, porém vai pedir para a empresa voltar a cobrar da maneira como era anteriormente [com talões] ou a implantação de parquímetros. A extinção da cobrança não foi cogitada por ele, “afinal não tem rejeição, tem que melhorar o serviço”, afirmou. 

O Jornal conversou com alguns vereadores nas duas últimas sessões. “Fiquei sabendo por que sou comerciante, e eles [funcionários da Zona Azul] passaram oferecendo ao comércio o novo modelo da cobrança. Não quis”, disse o vereador Hércules da Farmácia. Ele também afirmou que os vereadores não vão se furtar da discussão de qual o melhor modelo do estacionamento rotativo.

O presidente da Casa e também vereador Cícero Costa afirmou que a nova cobrança pegou de surpresa muitos munícipes. Ele ressaltou que tem conhecimento de apenas dez postos conveniados e alguns deles, segundo Costa, são afastados, pouco conhecidos pelos motoristas e, ainda perigosos “em lugar ermo” – “colocando em risco a vida de muitos motoristas”, afirmou.

De acordo com Cícero a ideia é agendar o mais breve possível uma reunião a fim de debater qual a melhor solução para a cobrança da Zona Azul. Os vereadores pretendem apresentar possivelmente duas alternativas na questão: a implantação de parquímetros ou a suspensão da cobrança.

Também não partiu da prefeitura, a entrega dos folhetos com os endereços dos postos conveniados, conforme apurou o Jornal na Net. A distribuição foi feita pelos funcionários da empresa “Dinâmica Administração e Representação LTDA”, responsável pela cobrança do estacionamento rotativo do município. Funcionários da empresa se recusaram a conceder entrevistas, chegando a serem rudez em determinados momentos.

Além da não entrega dos folhetos com os endereços, os moradores e comerciantes da cidade afirmaram que nenhuma faixa antecipada com as explicações do novo modelo serviu de aviso, antes do início da cobrança. Motivo esse que resultou na falta de informações dos motoristas, vereadores e funcionários públicos, e dificuldade de manuseio do novo modelo nos primeiros dias de cobrança, por parte dos comerciantes. A reportagem apurou ainda que nem ao menos o verso do canhoto consta explicações de funcionamento ou os endereços dos postos conveniados, uma vez que está em branco.

Em resposta aos questionamentos da reportagem, o ex-secretário da pasta, Sérgio Doi assumiu a falha da não divulgação de maneira ampla do novo sistema de cobrança na cidade. Ele afirmou que a empresa “Dinâmica Administração e Representação LTDA”, era responsável pela divulgação, uma vez que é a detentora de contrato com a municipalidade. 

“Os fiscais da empresa distribuíram e colocaram folhetos em pára-brisas dos veículos”. A tarefa também foi feita pelos agentes de trânsito’, pontuou. 

A nota pontua que o novo sistema não traz maiores dificuldades ao cidadão e ainda esclarece que até o dia 28 de agosto os fiscais estarão ainda vendendo os talões em lugares estratégicos e orientando quanto ao novo sistema “motivo revelador que nenhum cidadão será prejudicado de forma indiscriminada”.

Por fim, a nota sinalizou contrária a implantação de parquímetros no município. Afirmando não haver nenhum estudo. O motivo seria o alto custo do equipamento podendo ser alvo de vandalismo “causando prejuízos consideráveis”.

O secretário também divulgou os 22 endereços de postos conveniados para a cobrança de Zona Azul confira: Três deles na avenida XV de Novembro: Papelaria Ponto 4 (nº 928 – loja 1), KMF Elétrica (nº 271) e Esquina da Pizza (nº 428). Dois no Largo da Matriz: Água Viva Purific (nº 02) e K Legal Rest (nº 48). E demais endereços um: Casa de Ração Garcia (rua José Rother Domingues, 41), Revistaria da Serra (Praça João Pessoa, 03), Ágape Livraria (rua Augusto de Queiroz, 25), Casa de Bateria (rua Vitória, 11), TJ Com Doces (rua Inácio Pereira dos Santos, 40), Iro Iro Doces (rua Ladeira Capitão de Moraes, 72), Associação Comercial (rua Luiz Goma, 23 – sobreloja), Cine Lan (rua Major Telles, 169) e Leagua (rua São João, 48).

Conheça o novo modelo de cobrança:

O motorista precisa ir até um dos doze funcionários da Zona Azul, nos postos conveniados, ou ainda em comerciantes locais. Passar a placa, falar o período de permanecia do veículo na vaga e, segundos depois recebe o canhoto. O motorista tem apenas 10 minutos para adquirir a cobrança, caso passe esse tempo, será notificado e posteriormente multado em R$ 53,20. A multa só será aplicada se a notificação não for cancelada, em qualquer posto conveniado. O tempo que o veículo pode ficar estacionado em uma vaga, também mudou para 2 horas no máximo.

A cobrança é impressa por meio de uma máquina e a placa anotada em um celular. A máquina é bem semelhante às utilizadas para passar os cartões bancários. O canhoto consta a placa do veículo, o valor cobrado e o tempo de permanência na vaga.

maria

Moro em Itapecerica HÁ 39 anos e fui multada na porta da minha casa por que não consegui validar o ticket da zona azul à tempo. Nunca vi tanta desorganização na cidade. Além que pagar teremos que correr atrás de um posto autorizador... Affff

EARLOS EDUARDO ARAÚJO

Eu Carlos Eduardo! 72 anos, residente em Taboão da Serra passando por Itapecirica da Serra, o meu automóvel apresentou um defeito , sair para achar um eletricista demorei só dez minutos, quando voltei encontrei uma notificação no parabrisa do meu carro eu não entendi nada,em outras cidades não tem esse tipo de procedimento. Gostaria de intender o que significa es essa notificação. Nr.138172716101020715

Andre

O papel utilizado nessas maquininhas é o mesmo da bobina do cartão de crédito (termo sensível)? se for... nao dura 2 horas ao sol direto. Inda prefiro o bom e velho talão.

Valdemar Weishaupt

Absurdo!!! Se quiser estacionar tenho que ir atras de um local para registrar???? É muito melhor, mais lógico e racional usar o talão, que sempre adquiri e preenchi ao estacionar. COMO FICAM OS IDOSOS E PESSOAS COM DIFICULDADE DE LOCOMOÇÃO?, Srs. Prefeito Chuvisco e Secretário de Transito.

maria apsarecida

e os idosos,deficientes físicos,pessoas com mobilidade reduzida, e outros,como ficam?ou não ficam?

Clayton Cardoso de Oliveira

A administração não sabia? Visite Itapecerica City e ganhe uma multa!

ROBERTO AMARAL

esses funcionarios me disseram que nao ha mais limite de 10 minutos pra aguardar a cobrança,eles vem e digita a placa se entrar no sitema eles ja imprimem o bilhete que é colocado no para brisa,coisa feia para as auroidades,isso mostr que o ex sexretario nao estava apto pra trabalhar em fvor da populaçao,iremos as ruas contra a zona azul na cidade,falta respeito com o povo,e falta vergonha na cara dos politicos daqui..falei!

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