3ª Conferência Municipal de Cultura é realizada em Taboão

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 14/08/2013

A Secretaria de Cultura e Turismo promoveu no sábado, dia 10 de agosto, a 3ª Conferência de Cultura em Taboão da Serra. Sediada no Liceu de Artes, com o tema “uma política de estado para a cultura: desafios do sistema municipal de cultura”, diversos temas foram debatidos, dentre eles, a aprovação da lei 2171/2013, que permite a inserção do município no Sistema Municipal de Cultura, plano que integra o Sistema Nacional de Cultura (SNC). 

Além de debates realizados quanto à formação e o funcionamento de fóruns locais para que sejam ouvidas, e preservadas, a diversidade e o pluralismo de opiniões destinadas à cultura, também ganharam destaques, à ocasião, a importância de tornar acessíveis aos munícipes os espaços culturais, bem como estimular o desenvolvimento da criação, produção, preservação, intercâmbio e circulação de bens artísticos no município. Todas essas metas estão alinhadas às diretrizes do Plano Nacional de Cultura (PNC), definidas na Lei Federal nº 12.343, datada de 02 de dezembro de 2010. 

Estiveram presentes na conferência o secretário de Cultura, Ali Sati, Sônia Almeida, diretora da Escola Municipal de Bailado, o diretor do Liceu de Artes, Maestro Edson Ferreira e José Valter da Costa, representando a sociedade civil. Também foram eleitos os delegados que representarão o município em nível estadual, são eles: José Walter da Costa, Márcia de Figueiredo Lima e Alex Borges Barcelos, como titulares, e Jorge da Silva, Danilo dos Reis e José Barbosa, como suplentes. 

Para o secretário de Cultura, Ali Sati, “depois que o prefeito Fernando Fernandes aprovou a lei nº 2171/2013, sobre o Sistema Nacional de Cultura, uma demanda de mais de 27 anos dos artistas taboanenses foi atendida, o que trouxe um avanço imenso para o desenvolvimento da cultura no município”, destaca. “Buscamos a transversalidade, ou seja, a abertura de discussões em todos os ramos da sociedade para, assim, promover diversas atividades culturais. É esse é o nosso objetivo. A aprovação dessa lei em Taboão da Serra coloca a cultura em outro patamar”, completa. 

A conferência ainda trouxe à tona formas de articulação e estímulo aos empreendimentos criativos, por meio de apoios financeiros, para que sejam concretizados os desenvolvimentos culturais, assegurando, assim, plena liberdade de produção e valorização de produções artísticas individuais. Também foram abordados os resultados de conferências anteriores e demais assuntos que, ao término, geraram resultados positivos ao encontro.

Por Dereck Gomes

Comentários