Moradores de Taboão da Serra aprovaram mutirão da saúde nas UBS´s

Por Sandra Pereira | 11/08/2013

Os moradores de Taboão da Serra atendidos durante o 1º mutirão de saúde realizado no sábado, 10, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) do município aprovaram a iniciativa realizada com o objetivo de reduzir a fila de espera por consultas na cidade. Durante todo o dia o movimento nas UBSs foi intenso. Foram realizadas centenas de consultas, coletas de exames de Papanicolau, atendimento odontológico e orientações de saúde. O mutirão volta a se repetir no sábado 24 e deverá ocorrer ao menos duas vezes em cada mês. Ao todo 250 profissionais da saúde participaram do mutirão.

“Gostei demais da ideia e espero que se repita outros dias. É uma opção boa para quem não pode passar no médico durante a semana. Meu marido está com pedras nos rins e sofrendo há vários dias, mas como trabalha não tem tempo de vir no médico. Esse mutirão de hoje vai ajudar muito ele”, disse Judite Santos Coelho, moradora do Jardim Saint Moritz, enquanto marcava consulta para o marido e os dois filhos na UBS do Jardim Salete.

Seu Manuel Terino da Silva, 58 anos, também aprovou a abertura das UBS´s de Taboão da Serra para atender aos sábados. Ele passou no clínico e já saiu da unidade com o remédio em mãos. “Para mim que trabalho a semana inteira essa oportunidade foi muito boa”, comentou.

Somente a UBS do Jardim Salete atendeu no sábado pela manhã mais de 80 moradores com a realização de consultas e 30 mulheres na coleta do exame de Papanicolau. O movimento na unidade superou as expectativas assim como ocorreu nas demais de acordo com a secretaria Municipal de Saúde, Raquel Zacainer. Ela passou o dia percorrendo as UBSs para acompanhar de perto o mutirão e avaliar os seus resultados. A secretaria contou ao Jornal na Net que o relatório total de atendimento será divulgado ao longo da semana, mas adiantou que a iniciativa foi um sucesso. Quem também visitou as unidades e constatou de perto a satisfação com o mutirão foram os vereadores Cido e  Ronaldo Onishi.

“Pela satisfação dos moradores vimos que a iniciativa já valeu. Estamos discutindo se seria mais produtivo manter as UBS´s funcionando em horário ampliado ou abrir aos sábados. Temos que ver o custo benefício de ambas as possibilidades e decidir”, disse a secretaria, esclarecendo que a decisão deve levar em conta também o pagamento de horas extras e as eventuais folgas dos profissionais.

Na defesa da realização do mutirão o prefeito Fernando Fernandes lembrou que ao assumir o governo a saúde contava com apenas 60 médicos para atender uma população de 250 mil habitantes. “Isso fez com que as consultas fossem agendadas com um prazo muito longo. Agora, com 107 médicos lançamos esse mutirão para atender essa demanda e assim diminuir o tempo de espera para os atendimentos que já estão agendados nas UBS´s”, disse o prefeito.

Comentários